Livraria da Folha

 
26/10/2010 - 16h08

Microensaios tratam de temas gerais da educação em apenas "mil toques"

da Livraria da Folha

Divulgação
Com poucas palavras, autor foca questões da educação
Com poucas palavras, autor foca questões da educação

Entre tantos assuntos da educação brasileira que merecem e devem ser discutidos, Nílson José Machado busca no livro "Educação: Microensaios em Mil Toques" abordar de modo interessante e resumido os desafios cotidianos de professores, alunos e mais todos os outros envolvidos.

"Naturalmente, a escolha dos mil toques tem apenas um caráter lúdico: brincar com as palavras nos ajuda a compreendê-las e respeitá-las", explica o autor. Contudo, a ideia é válida, pois o raciocínio consiste em, primeiramente, simplificar todas as questões a fim de entender o papel delas no campo educacional. Os próximos passos tendem a ser o desdobramento e aprofundamento de cada tema.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Escritos no primeiro semestre de 2010, os recortes abordam a ética, linguagem, afeto, ciência, matemática, hábitos e variantes. "Muitas das ideias que concebemos, no corre-corre do dia a dia, são como sementes que não encontram condições propícias para germinar. Amortecidas, são esquecidas, e em geral fenecem. Anotá-las em um pequeno bloco é um recurso mnemônico, mas a forma taquigráfica torna tais registros inúteis para os outros. Apresentar uma ideia em mil toques, despertando o interesse de modo inteligível, eis o desafio que nos propusemos, ao redigir cada um destes microensaios", escreve Machado.

Leia microensaio O Professor como mediador de conflitos

*

A tarefa mais primária que compete ao professor é a mediação de conflitos; não nos referimos a brigas, mas a conflitos de interesse. As disciplinas escolares têm programas, que estabelecem a priori o que os alunos devem estudar; estes, por sua vez, têm interesses que usualmente discrepam dos que são propostos pela escola. Ao professor cabe, liminarmente, aproximar tais perspectivas, por meio do descortino para questões significativas, da sensibilização para relações sugestivas, da negociação das metas almejadas por ambas as partes.

Não é factível o caminho da imposição dos conteúdos programáticos, nem o é a submissão acrítica aos desejos dos alunos. O ponto crucial da mediação é o fato de o professor buscar uma fusão de horizontes por meio da argumentação, da negociação, abdicando da legítima autoridade inerente à função docente. Ao mediar, o professor aposta na ação comunicativa, no acordo regulado por normas, construindo no universo da sala de aula uma efetiva situação ideal de fala.

*

"Educação: Microensaios em Mil Toques"
Autor: Nílson José Machado
Editora: Escrituras
Páginas: 144
Quanto: R$ 12,67 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página