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Equilíbrio dos quatro pilares é fundamental para melhor ensino |
Estruturar todo o conceito da educação em quatro fundamentos parece uma tarefa difícil, mas não é de tudo impossível. Por meio deles, o educador Celso Antunes propõe implantar as propostas nas salas de aula brasileiras para elevar a qualidade de ensino no país.
Em "A Prática dos Quatro Pilares da Educação na Sala de Aula", o autor fundamenta e analisa cada um deles, destacando a importância e o equilíbrio de cada pilar.
"A educação mundial precisa de pilares e precisa dos quatro. Nossa escola não pode adiá-los, e é em nossas aulas que precisam se tornar frequentes. Não importa a ordem de sua apresentação, menos ainda importa qual a prioridade sobre por qual começar", escreve o autor.
São eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.
Os conceitos dos quatro pilares foram fundamentados em 1990, na cidade de Jomtien, na Tailândia, na Conferência Nacional sobre Educação, patrocinada pela Unesco. Editado em 1999, o relatório foi transformado no texto "Educação: um tesouro a descobrir".
Leia a síntese dos quatro pilares descritos por Celso Antunes.
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Aprender a conhecer
Essa aprendizagem se refere à aquisição dos "instrumentos do conhecimento", desenvolvendo nos alunos o raciocínio lógico, a capacidade de compreensão, o pensamento dedutivo e intuitivo e a memória. O importante é não apenas despertar nos estudantes esses instrumentos, como motivá-los a desenvolver sua vontade de aprender e querer saber mais e melhor.
Aprender a fazer
Saber fazer ou dominar competências não se separa de aprender a conhecer, mas confere ao aluno uma formação técnico-profissional em que aplicará na prática seus conhecimentos teóricos. É essencial que cada indivíduo saiba se comunicar através de diferentes linguagens, assim como interpretar e selecionar, na torrente de informações que recebe, quais são essenciais e quais podem ajudar a refazer opiniões e serem aplicadas na maneira de se viver e de redescobrir o tempo e o mundo.
Aprender a viver com os outros
Esse domínio da aprendizagem atua no campo das atitudes e dos valores e envolve uma consciência e ações contra o preconceito e as rivalidades diárias que se apresentam no desafio de viver.
Aprender a ser
Esta aprendizagem depende das outras três, e dessa forma a educação deve propor como uma de suas finalidades essenciais o desenvolvimento do indivíduo, espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade.
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"A Prática dos Quatro Pilares da Educação na Sala de Aula"
Autor: Celso Antunes
Editora: Vozes
Páginas: 104
Quanto: R$ 11,50
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
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