Livraria da Folha

 
30/10/2010 - 16h10

Conceito dos quatro pilares da educação ganha explicação de Celso Antunes

da Livraria da Folha

Divulgação
Equilíbrio dos quatro pilares é fundamental para melhor ensino
Equilíbrio dos quatro pilares é fundamental para melhor ensino

Estruturar todo o conceito da educação em quatro fundamentos parece uma tarefa difícil, mas não é de tudo impossível. Por meio deles, o educador Celso Antunes propõe implantar as propostas nas salas de aula brasileiras para elevar a qualidade de ensino no país.

Em "A Prática dos Quatro Pilares da Educação na Sala de Aula", o autor fundamenta e analisa cada um deles, destacando a importância e o equilíbrio de cada pilar.

"A educação mundial precisa de pilares e precisa dos quatro. Nossa escola não pode adiá-los, e é em nossas aulas que precisam se tornar frequentes. Não importa a ordem de sua apresentação, menos ainda importa qual a prioridade sobre por qual começar", escreve o autor.

São eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.

Os conceitos dos quatro pilares foram fundamentados em 1990, na cidade de Jomtien, na Tailândia, na Conferência Nacional sobre Educação, patrocinada pela Unesco. Editado em 1999, o relatório foi transformado no texto "Educação: um tesouro a descobrir".

Leia a síntese dos quatro pilares descritos por Celso Antunes.

*

Aprender a conhecer

Essa aprendizagem se refere à aquisição dos "instrumentos do conhecimento", desenvolvendo nos alunos o raciocínio lógico, a capacidade de compreensão, o pensamento dedutivo e intuitivo e a memória. O importante é não apenas despertar nos estudantes esses instrumentos, como motivá-los a desenvolver sua vontade de aprender e querer saber mais e melhor.

Aprender a fazer

Saber fazer ou dominar competências não se separa de aprender a conhecer, mas confere ao aluno uma formação técnico-profissional em que aplicará na prática seus conhecimentos teóricos. É essencial que cada indivíduo saiba se comunicar através de diferentes linguagens, assim como interpretar e selecionar, na torrente de informações que recebe, quais são essenciais e quais podem ajudar a refazer opiniões e serem aplicadas na maneira de se viver e de redescobrir o tempo e o mundo.

Aprender a viver com os outros

Esse domínio da aprendizagem atua no campo das atitudes e dos valores e envolve uma consciência e ações contra o preconceito e as rivalidades diárias que se apresentam no desafio de viver.

Aprender a ser

Esta aprendizagem depende das outras três, e dessa forma a educação deve propor como uma de suas finalidades essenciais o desenvolvimento do indivíduo, espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade.

*

"A Prática dos Quatro Pilares da Educação na Sala de Aula"
Autor: Celso Antunes
Editora: Vozes
Páginas: 104
Quanto: R$ 11,50
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página