Livraria da Folha

 
30/10/2010 - 14h29

Professores produzem coletânea de passo a passo para origami

da Livraria da Folha

Uma das mais conhecidas artes japonesas, o origami é extremamente difundido. Muitos psicólogos e pedagogos o utilizam para ensinar crianças pequenas. Coordenação motora, cores, formas geométricas, entre outros, são ensinados enquanto cria-se a figura de papel.

Divulgação
Professores ensinam técnicas e apresentam origamis tradicionais
Professores ensinam técnicas e apresentam origamis tradicionais

Animais, objetos, figuras abstratas e o que mais a sua criatividade mandar, podem ser feitos apenas dobrando uma folha. A ideia básica do origami é criar formas sem cortar o material. Algumas técnicas recentes permitem o uso de tesoura e cola para criar verdadeiras obras de arte.

Bruno Ferraz e Karla Matos organizaram uma coleção de passo a passo para que se possa fazer o próprio origami. Bruno é professor da arte oriental há mais de 13 anos, e Karla ensina o trabalho manual com foco na estimulação da criatividade e autonomia, além do desenvolvimento psicomotor e da visão espacial.

"Origami: Do Real ao Imaginário", traz figuras tradicionais e outras criadas pelos próprios autores. Além dos organizadores, outros convidados contam suas histórias de como conheceram a arte japonesa e ensinam a fazê-la.

Uma das seções, por exemplo, é dedicada exclusivamente a objetos que têm como base a figura do coração. O conhecido tsuru, ou o grou, também é explicado. Este é um dos mais famosos porque alguns o consideram a figura perfeita, utilizada como base para muitas outras formas.

As dobraduras partem do nível fácil e chegam até o mais avançado. Aprendendo o básico, é possível criar a sua própria. Basta deixar-se levar pela imaginação.

*

Origami: Do Real ao Imaginário
Autor: Bruno Ferraz, Karla Matos
Editora: Ciencia Moderna
Páginas: 232
Quanto: R$ 32,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página