Livraria da Folha

 
02/11/2010 - 10h11

"A Nação" volta ao início do século 20 para entender a dimensão do Flamengo

da Livraria da Folha

Que a torcida do Flamengo é a maior do Brasil, todo mundo já sabe. No entanto, poucos conhecem ou entendem a origem de tamanho fanatismo e, muito menos, como ele se espalhou por todos os cantos do país.

Divulgação
Autor mergulha na história do Rio e aborda a grandeza do Flamengo
Autor mergulha na história do Rio e aborda a grandeza do Flamengo

Em "A Nação" (Maquinaria Editora, 2010), o economista Marcel Pereira aborda a popularidade do rubronegro. Para tentar explicar, de forma clara e objetiva, como surgiu a imensa massa de torcedores do time da Gávea, o autor revisita o Rio de Janeiro do início do século 20.

Logo na apresentação do livro, Pereira discorre sobre as versões para o tamanho da torcida, entre elas as teorias de que a Rede Globo teria forjado tal grandeza. Leia trecho reproduzido abaixo.

*

Muito já foi dito e escrito, mas efetivamente pouco se comprovou sobre por que o Clube de Regatas do Flamengo se tornou uma paixão nacional, a maior paixão de massas do país, uma das maiores do mundo. Há várias versões: uns dizem que a razão da força do Flamengo vem do tempo em que a rádio Nacional passou a transmitir futebol para todo o Brasil; outros afirmam que tudo foi consequência das conquistas na era Zico; e ainda há teses conspiratórias a sugerir que a grandeza do clube foi forjada pelas câmeras da Rede Globo de Televisão. Entre muitos e diferentes pontos de vista, há argumentos falsos e equivocados e um monte de meias verdades. Muitas pistas já foram diagnosticadas, mas são peças isoladas de um quebra-cabeça. Sempre houve dúvidas sobre as verdadeiras e concretas razões. Aqui, nesta obra, serão reunidos fatos, em busca da verdade.

Para entender a dimensão do Flamengo, é preciso voltar ao início do século XX e considerar os projetos para construção do Rio de Janeiro, então capital federal, como o alicerce de um projeto de crescimento nacional. Para entender por que o Flamengo, é preciso também vasculhar o espírito da cidade e de seu povo. Mas, acima de tudo, é impossível correlacionar todos os fatos sem entender a história do clube e suas raízes nos tempos de amadorismo.

O Flamengo foi montado por um grupo de jovens ousados que desafiavam o poder da aristocracia e dos mais ricos, remexendo nos traumas de uma sociedade colonizada. Para entender como e por que o Flamengo ficou tão grande, é preciso uma profunda averiguação histórica. Só assim será possível compreender a mística popular que as cores de sua camisa representam.

Esta obra revisita o passado. Busca elementos na literatura deixada pelo jornalista Mário Filho, o primeiro que, ainda durante os anos de 1940, tentou explicar de onde vinha a força por trás do vermelho e do preto daquela camisa de futebol. A Nação faz referência à data em que o Flamengo jogou sua primeira partida de futebol, em 1912 (cujo centenário se dará em 2012). O que se oferece nestas páginas é uma viagem pelo tempo para entender como esta mística se formou.

O ponto de partida para esta busca é a descrição do espírito de juventude que fundou a República Paz e Amor, na praia do Flamengo, um ato imerso em um sentimento jovial de uma república recém-proclamada no Brasil. Aquele espírito malandro ganhou a simpatia dos cariocas e ali fincou a sinergia com a multidão, já nos primórdios do clube. O Rio de Janeiro, que naqueles tempos era forjado como espelho da brasilidade, projetou essa paixão para todos os cantos do território brasileiro e o fez de uma forma que nenhuma outra paixão nacional até os dias de hoje experimentou. O rádio difundiu o sonho. Mas nada teria causado tamanho impacto em tantos corações brasileiros se não houvesse vitórias, glórias e heróis, e aí é preciso se aprofundar nas entranhas históricas deste clube, procurando entender e juntar as peças nas idas e vindas que moldaram sua trajetória.

*

"A Nação"
Autor: Marcel Pereira
Editora: Maquinária Editora
Páginas: 272
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página