Livraria da Folha

 
03/11/2010 - 16h11

Conheça 50 cadeiras que moldaram a história do design contemporâneo

da Livraria da Folha

Divulgação
Livra apresenta cadeiras que se tornaram ícones do design
Livra apresenta cadeiras que se tornaram ícones do design

O design, especialmente o contemporâneo, é moldado por objetos que deixaram de ser apenas funcionais para se tornarem ícones. As cadeiras se encaixam neste perfil. Em alguns casos, sentar é o que menos importa. As pessoas procuram mesmo é por uma obra de arte que possa ser exposta na sala de suas casas, integrada ao restante do mobiliário.

Em "Cinquenta Cadeiras que Mudaram o Mundo" (Autêntica, 2010), o Design Museum traça a história da área nos últimos 150 anos com uma sequência das cadeiras que mais influenciaram no cotidiano das pessoas. Por meio de verbetes, o livro apresenta desde a famosa "side Chair n. 14" até a "FPE Chair", além de criadores da história do design de móveis, como Marcel Reuer, Harry Bertoia e Gió Ponti, entre outros.

Um dos capítulos é destinado à cadeira Barcelona. A peça, criada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe em 1929, está presente em diversos ambientes do mundo inteiro e é objeto de desejo de muita gente. Saiba mais sobre sua história no trecho do livro reproduzido abaixo.

*

BARCELONA
1929: Ludwig Mies van der Rohe, Lilly Reich

A cadeira Barcelona continua sendo a escolha óbvia para anônimos saguões de escritórios corporativos em todo o mundo. Sua origem, no entanto, é muito mais ilustre.

Em 1929, o arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) colaborou com sua compatriota, a designer de interiores Lilly Reich (1885-1947), no Pavilhão Alemão da Exposição Ibero-Americana de Barcelona. O pavilhão deveria ser usado para a cerimônia de abertura da exposição e, assim, nenhum custo e nenhum esforço foram poupados. Mármore, travertino, latão e espelhos foram usados para efeitos grandiosos, e, no interior calmo e tranquilo, as cadeiras Barcelona, acompanhadas por otomanas, adquiriram uma presença monumental.

Divulgação
A cadeira Barcelona, criada pelo alemão Mies van der Rohe, mistura conforto e formalidade
A cadeira Barcelona, criada pelo alemão Mies van der Rohe, mistura conforto e formalidade

Essas cadeiras eram luxuosas e elegantemente modernas, combinando cromo refletivo com couro de porco cor de mármore (as versões posteriores, em vez desse material, usaram geralmente couro bovino). Baixa, larga e ligeiramente inclinada,
a cadeira conseguia sugerir, ao mesmo tempo, conforto e formalidade, luxo e parcimônia. Diferentemente de designers modernistas, que pelo menos proclamavam estar desenhando produtos de preços acessíveis, Mies van der Rohe impassivelmente visava o topo do mercado.

A cadeira Barcelona passou a ser produzida comercialmente apenas em 1953, quando Mies van der Rohe vendeu seus direitos à Knoll, indústria americana que continua a produzi-la atualmente, e a comercializa por um valor que ultrapassa U$ 4.000, embora réplicas piratas sejam comuns. Os que estiverem interessados no produto real talvez se animem a ir em peregrinação a Barcelona, onde o Pavilhão Alemão, completo com as icônicas cadeiras, foi reconstruído na década de 1980.

*

"Cinquenta Cadeiras que Mudaram o Mundo"
Autor: Design Museum
Editora: Autêntica
Páginas: 112
Quanto: R$ 28,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página