Livraria da Folha

 
03/11/2010 - 18h20

Série dos anos 1970, "O Guia do Mochileiro das Galáxias" vira sucesso literário

colaboração para a Livraria da Folha

A série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" (Sextante) começou sua história no rádio no fim dos anos 1970, e o sucesso foi tanto que surgiram cinco livros, uma série de TV, um filme, vídeo games, quadrinhos e peças de teatro.

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, o livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.

A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do "O Guia do Mochileiro das Galáxias", o melhor guia de viagens interplanetário.

Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais.

Arthur Dent é um cidadão comum de Londres. Sua vida nunca teve nada de extraordinário até o dia em que sua casa estava prestes a ser demolida pela prefeitura para dar acesso à construção de um desvio rodoviário. Não que houvesse algo de estranho no fato de sua casa estar prestes a ser demolida. Mas foi nesse dia que ocorreu um dos fatos mais extraordinários na vida de Arthur: a Terra estava prestes a ser demolida por imensas naves vogons para dar acesso à construção de um desvio de uma rota espacial.

Divulgação
Primeiro volume da série inspirou o tema para a celebração do escritor
Primeiro volume da série inspirou o tema para a celebração do escritor

Feliz ou infelizmente, este não foi o único acontecimento extraordinário a acontecer a Arthur neste dia. Pois foi neste mesmo dia que ele descobriu que seu melhor amigo, Ford Prefect, não é inglês (não é nem mesmo terráqueo), mas um alienígena de um planeta perto de Betelgeuse. Foi graças a Ford que outro acontecimento extraordinário aconteceu a Arthur neste dia: ele foi o único sobrevivente da destruição total do planeta Terra, pegando uma carona clandestina numa das naves cargueiras vogons.

Arthur e Ford são descobertos e jogados ao espaço sideral. Mas são salvos pela nave Coração de Ouro, pilotada e roubada por Zaphod Beeblebrox, presidente da galáxia. Acompanham-no como tripulantes sua namorada terráquea (a quem Arthur conheceu em uma festa) Trillian e o "andróide paranóide" Marvin, um robô com o cérebro do tamanho do universo e um profundo desprezo pela humanidade.

Os cinco personagens começam então a viver uma odisséia espacial. Em busca da antiga e lendária civilização de Magrathea, conhecida por fabricar planetas sob encomenda, Zaphod encontra um planeta em ruínas que reconhece ser esse esquecido mundo. Eles aterrissam e descobrem que a civilização não estava arruinada, mas adormecida por causa de uma recessão, e está prestes a despertar novamente.

Arthur conhece Slartibartfast, um velho designer de fiordes, que o apresenta o interior da fábrica de planetas. Arthur descobre que seu planeta, a Terra, era na verdade um gigantesco computador construído por Magrathea a pedido de uma antiga civilização de outra dimensão. Esse computador tinha por objetivo calcular a pergunta fundamental, a pergunta a respeito da vida, o universo e tudo mais.

Essa antiga civilização havia construído um computador chamado Pensador Profundo (Deep Thought), que tinha a incumbência de descobrir a resposta fundamental à vida, o universo e tudo mais. Após milênios calculando, o Pensador Profundo finalmente lhes dera a resposta, que os deixara profundamente decepcionados: "42". Ele então projetou um computador que lhes daria a pergunta fundamental e que os permitiria compreender a resposta. Esse computador era a Terra, cujo mecanismo era feito inclusive do seres vivos que nele habitavam. Dentre esses seres, os seres humanos eram a terceira espécie mais inteligente do planeta. A segunda mais inteligente eram os golfinhos. A primeira eram os ratos, que na realidade eram a forma como se apresentam, nesta dimensão, os indivíduos da antiga raça que mandara construir o planeta.

Como sabemos, infelizmente a Terra foi destruída para a construção de um desvio de uma rota espacial. Ironicamente, isso aconteceu 15 minutos antes de terminar o cálculo que daria a pergunta fundamental ("coisas da burocracia" segundo Slartibartfast). Por isso, dois ratos, ou melhor, dois representantes da antiga raça, estavam à espera de Arthur em Magrathea, com a proposta de comprar seu cérebro, para tentar extrair deste a estimada e misteriosa pergunta. Arthur, é claro, não aceita a proposta, e assim tem início uma perseguição -não muito bem-sucedida graças a Marvin, que, com seu gigantesco negativismo, conversando com o computador de bordo da nave dos policiais, fez com que ele se suicidasse. Nossos cinco heróis embarcam novamente na nave Coração de Ouro, e decidem dar uma passada no Restaurante no Fim do Universo.

*

"Guia do Mochileiro das Galáxias"
Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
Páginas: 208
Quanto: R$ 15,92 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página