Livraria da Folha

 
02/11/2010 - 14h03

Professor vira milionário e perde paz em romance filosófico "A Extinção do Desejo"

da Livraria da Folha

Divulgação
Bens materiais criam reflexão filosófica e budista em ficção
Bens materiais criam reflexão filosófica e budista em ficção
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Um acidente durante uma comemoração de bodas mata todos os parentes de Michael O'Meara e faz com que ele receba uma herança de um milhão de dólares na ficção "A Extinção do Desejo", do filósofo Michael Boylan.

O personagem principal, um professor de ensino médio de um colégio de ricos, entra em conflito com suas próprias ideias ao experimentar seu novo status, algo que criticava em seus alunos abastados. Ele analisa como um pedaço de papel pode mudar bruscamente a maneira como a sociedade percebe o indivíduo.

A paz do educador é quebrada quando, de repente, os amigos mudam a forma de se interessar por ele e sua ex-mulher quer, de alguma forma, o seu quinhão do dinheiro.

É na extinção do desejo e no encontro com ensinamentos budistas que O'Meara encontrará uma nova forma de se relacionar com o mundo material, com as pessoas e com a existência.

Com linguagem simples e acessível, o autor usa preceitos da filosofia oriental e da fenomenologia --da qual Maurice Merleau-Ponty foi o principal expoente-- para compor seu romance.

A história tem como base os acontecimentos da vida de Andrew Jackson Whittaker Jr., o maior ganhador da loteria dos Estados Unidos, que recebeu 314 milhões de dólares em 2004.

O célebre filosofo francês Jean Paul Sartre (1905-1980), --outro pensador fenomenológico-- também fez experimentalismos com o casamento entre pensamento filosófico e literatura. O exemplo mais eloquente destas incursões é o livro "A Náusea" (esgotado), texto base das reflexões do autor sobre o tema da existência.

Monte sua estante com romances filosóficos

Leia trecho de "A Extinção do Desejo".

*

O que você faria se ficasse rico de repente?

Vou lhe contar o que eu fiz. Pode interessar a você. Sabe, eu era um professor do ensino médio (ou sou um professor do ensino médio - não sei ao certo seu um dia isso deixa de correr nas veias). Na época, ensinava História, uma disciplina nebulosa que abrange Moral e Cívica, Geografia, Psicologia e o que quer que seja colocado nela. Acho que isso quer dizer que a História é uma disciplina que abrange tudo ou nada e, então, demanda suplementos contínuos. Mas estou me afastando do "acontecimento'.

Os fatos são esses. Os pais da mulher de meu tio Will celebravam bodas de ouro perto de West Palm Beach, na Flórida, quando um avião caiu no local da festa e matou todos os presentes. Eu não estava lá. Tinha que trabalhar. E ninguém esperava que eu fosse à festa. Até meu pai pensou em não ir (já que participar do encontro de família da mulher do irmão é, sem dúvida, um pouco estranho). Porém, os Tristys eram uma família de poucos membros e precisavam importar mais alguns. Meu pai quis agradar o irmão mais novo, e o tio Dick, o mais velho, resolveu se juntar a eles.

Então, foi isso: oito pessoas exterminadas pela chama num instante, inclusive meu pai e os dois irmãos. Nenhum outro herdeiro. Apenas eu. Foi no dia primeiro de abril de 1989. Não é mentira. Quase um ano e meio depois, com todos os bens, seguro de vida e indenização tripla, fui confrontado com algo que mudaria minha vida: um cheque de 1 milhão de dólares.

Bom, você deve estar pensando: "Um milhão de dólares não é o que costumava ser". É verdade que na década de 1960 havia apenas alguns milhares de milionários nos Estados Unidos, e agora isso parece ser tão comum como frases de efeito em camisetas. No entanto, 1 milhão de dólares ainda é muito dinheiro. Pelo menos era o que meus amigos diziam.

*

"A Extinção do Desejo"
Autor: Michael Boylan
Editora: Tinta Negra Editorial
Páginas: 232
Quanto: R$ 28 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página