Livraria da Folha

 
04/11/2010 - 14h22

"The Walking Dead" adapta quadrinho e reforça onda de zumbis

da Livraria da Folha

Zumbis saíram de suas tumbas e voltaram a aparecer na cultura pop. Diferentemente dos vampiros, eles continuam em estado de putrefação, sem articular palavras, e em busca de cérebros, ou qualquer outra parte humana que conseguirem agarrar. Livros, filmes e séries estão retomando o tema que parecia, sem trocadilhos, morto.

Na última terça-feira (2), em ação inédita, o seriado "The Walking Dead" estreou mundialmente. Um esforço para combater a pirataria fez com que o canal pago Fox exibisse com 48 horas de diferença o episódio piloto. Problemas à parte, erros de sincronia na legenda e cortes feitos irritaram os telespectadores, a adaptação do quadrinho "Os Mortos-Vivos", de Robert Kirkman, promete fazer sucesso. Recordes de audiência norte-americanos foram batidos.

Efe
Cena da série "Os Mortos-Vivos"
Cena da série "Os Mortos-Vivos"

A premissa das duas obras é a mesma; o seriado segue fielmente a trama de Kirkman. Um policial acorda de um coma e se encontra no quarto de um hospital abandonado. Desorientado, e sem saber o que houve, Rick Grimes foge e encontra sua cidade tomada pelo caos. Carros abandonados e cadáveres em decomposição estão por todos os lados. Ao voltar para casa, percebe que alguns mortos não estão tão mortos e descobre a terrível verdade.

Os zumbis surgiram misteriosamente e começaram a infectar outros, aumentando a legião de mortos-vivos. Rick parte em busca de outros sobreviventes, enquanto descobre detalhes sobre a nova realidade. As criaturas só são realmente mortas quando atingidas na cabeça, barulhos altos como tiros atraem sua atenção, eles não possuem consciência, basta uma mordida ou arranhão para um humano sucumbir e é fácil lidar com apenas um deles, mas quando estão em grupo a tarefa se complica.

Enquanto mostra a busca pela sobrevivência das poucas pessoas que restaram, a trama revela como situações traumáticas trazem à tona o que há de pior no ser humano. Aos poucos, a ética e a moral vai sendo substituída por ciúmes, inveja e preconceito.

Seguindo esta nova onda, o jornalista Jamie Rusell escreveu um guia completo sobre a lenda. "Zumbis: O Livro dos Mortos" faz um apanhado de mitos de diferentes culturas, referências literárias e aparições na cultura pop. Além dos filmes clássicos de terror, quadrinhos e videogames, Rusell trata das novas produções, como o seriado "The Walking Dead".

O escritor explica a origem do mito, no Caribe. Os primeiros relatos mostram um monstro, uma espécie de bicho-papão, criado a partir de magia vudu e que não se alimentavam de carne humana. Esta primeira lenda já foi utilizada como base para filmes hollywoodianos.

*

Os Mortos-Vivos
Autor: Robert Kirkman
Editora: HQ Maniacs
Páginas: 148
Quanto: R$ 28,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

*

Zumbis: O Livro dos Mortos
Autor: Jamie Rusell
Editora: Leya Cult
Páginas: 464
Quanto: R$ 44,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página