Livraria da Folha

 
05/11/2010 - 14h08

"Redação Inquieta" desafia mitos populares e ensina a arte da escrita

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra aborda construção de um texto claro, elegante e acessível
Obra aborda construção de um texto claro, elegante e acessível

Escrever é um ato cotidiano (que o digam jornalistas, advogados, professores e secretárias). Escrever, também, é uma arte. Depende do contexto. No entanto, independente de qual seja, organizar os pensamentos para a página em branco, saber escolher as melhores palavras e alcançar um texto elegante é uma tarefa que exige dedicação.

Há quem diga por aí que escrever é um talento com qual se nasce e pronto. E esse mito reinou por muito tempo. Outros, porém, já defendem que é muito mais "transpiração" do que "inspiração", e é essa a linha de pensamento de "Redação Inquieta", para a alegria de muitos estudantes, principalmente.

Gustavo Bernardo, romancista, educador e autor da obra, acredita na possibilidade de uma escrita de qualidade para todos. Só que ao invés de simplesmente falar "basta treinar", ele propõe um método de ensino de redação mais eficaz e objetivo, que visa o domínio de diferentes técnicas narrativas, formação de argumentos, amplo vocabulário e gramática.

Os sete capítulos são bem condensados quanto à proposta, o que facilita pra o leitor voltar ao tema sempre que sentir necessidade. "Ato", "Método", "Erro" e "Estilo" são alguns dos principais focos trabalhados.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Contudo, Bernardo faz questão de avisar que a obra não é um livro de truques e macetes. A questão vai além disso.

Uma curiosidade sobre "Redação Inquieta". O livro foi originalmente lançado em 1985, e desde então passa por revisões e atualizações, muitas, diga-se, em referências às redes sociais, visando, principalmente, os usuários de blogs.

*

"Redação Inquieta"
Autor: Gustavo Bernardo
Editora: Rocco
Páginas: 240
Quanto: R$ 24,65 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página