Livraria da Folha

 
18/10/2009 - 04h00

Leia histórias do esporte, de Rogério Ceni a Ayrton Senna

da Folha Online

A Livraria da Folha oferece uma série de livros sobre esportes. Veja sugestões sobre futebol, F-1 e olimpíadas.

*

FUTEBOL

Divulgação
Maioridade Penal 18 Anos de Histórias Inéditas da Marca da Cal Contadas por André Plihal Rogério Ceni

"Maioridade Penal", de Rogério Ceni e André Plihal

O maior ídolo da história do São Paulo Futebol Clube abre o jogo e revela histórias inéditas de sua carreira em seu aguardado primeiro livro, escrito em parceria com o jornalista André Plihal, dos canais ESPN. Em "Maioridade Penal - 18 Anos de Histórias Inéditas da Marca da Cal Contadas por André Plihal" (Panda Books, 2009), o goleiro artilheiro revela detalhes nunca antes contados de sua trajetória vitoriosa no São Paulo, suas passagens pela seleção, as dificuldades da fase de principiante, os técnicos e colegas que influenciaram sua formação, sua personalidade forte e os fatos mais engraçados que vivenciou em 18 anos de futebol. São ao todo 57 histórias, acompanhadas por um caderno de fotos coloridas e um encarte que reúne, pela primeira vez, todas as camisas já usadas em jogos por Rogério.

Divulgação
O Trauma da Bola - A Copa de 82 por João Saldanha

"O Trauma da Bola - A Copa de 1982", de João Saldanha

O timaço de Zico, Sócrates, Falcão e Júnior encantou o mundo na Copa de 1982. E, com a derrota para a Itália de Paolo Rossi, protagonizou uma das mais devastadoras tragédias do futebol nacional. O livro "O Trauma da Bola - A Copa de 1982" (Cosac Naify, 2002) oferece a visão dura e ferina de João Saldanha, um dos grandes cronistas da imprensa esportiva brasileira, sobre essa derrota histórica. Destacado pelo Jornal do Brasil para cobrir a seleção, Saldanha acompanhou toda a preparação para a Copa e viu a seleção encantar e decepcionar na Espanha. O livro traz as crônicas originais que Saldanha escreveu para o jornal --todas publicadas originalmente em 1982--, revelando, direto do olho do furacão, uma visão crítica de um time inesquecível.

Divulgação
Livro revela novos pontos de vista sobre os maiores jogos da história das Copas

O jornalista Paulo Vinicius Coelho, o PVC, colunista da Folha, conta a história dos maiores duelos entre seleções em "Os 50 Maiores Jogos da Copa do Mundo" (Panda Books, 2006). Com texto leve e de fácil entendimento, PVC --um dos maiores estudiosos do futebol na atualidade-- analisa os grandes jogos, os duelos históricos e desvenda os esquemas táticos memoráveis, como o "Carrossel Holandês" da Copa de 1974 e a "Dinamáquina" da Copa de 1986. O jornalista também revela "o outro lado" de jogos da seleção brasileira a partir da visão --muitas vezes diametralmente oposta à que prevalece no Brasil-- de seus colegas da Itália, Argentina, França, Inglaterra e Holanda. Saiba mais sobre o livro

Divulgação

"Escudos dos Times do Mundo Inteiro" (Panda Books, 2006) é o livro que não pode faltar na coleção de nenhum maluco por futebol. Apresenta a mais completa e atualizada coleção de escudos já publicada no Brasil. São 2.500 distintivos e fichas de seleções, federações e clubes dos cinco continentes, totalmente coloridos. O trabalho minucioso de compilação destes dados é do jornalista Rodolfo Rodrigues.

Divulgação

A biografia "Charles Miller - O Pai do Futebol Brasileiro" (Panda Books, 2005) apresenta pela primeira vez a história completa de Charles Miller, homem tido como o responsável pela introdução do futebol no Brasil. Traz histórias e detalhes inéditos de sua vida pessoal e profissional, acompanhados por documentos e fotografias nunca antes publicadas, reunidas pelo historiador John Mills. O leitor vai descobrir os detalhes da primeira partida de futebol disputada no Brasil, em 1895; a história de como Miller tornou-se tricampeão paulista e artilheiro do campeonato, e como, após encerrar sua carreira, o "pai do futebol brasileiro" atuou como árbitro.

Divulgação

Torcedores que adoram ter na ponta da língua os dados e estatísticas do futebol vão adorar o livro "Os Arquivos dos Campeonatos Brasileiros" (Panda Books, 2006), de autoria do pesquisador José Renato Sátiro Santiago Jr. Trata-se do mais completo guia histórico de referência já publicado sobre o Campeonato Brasileiro. Reúne, pela primeira vez --e de forma inédita-- os rankings, estatísticas, quadros e tabelas das três divisões do mais importante campeonato de futebol do país desde 1971. Qual é o time com mais vitórias? Quem é o maior artilheiro? O livro traz resposta para estas e milhares de outras perguntas e revela ainda a pouco conhecida "pré-história" do Campeonato Brasileiro.

Divulgação
Livro traz ídolos, decisões, Gols e estatísticas de 95 anos de Campeonato

"História do Campeonato Paulista: 1902-1996" (Publifolha, 1997) apresenta um levantamento histórico das primeiras 95 edições do campeonato paulista. Ilustrado com mais de 150 fotos históricas, é uma obra de referência que reúne dados de 17 mil jogos, 50 mil gols, fichas das decisões, todos os artilheiros e classificações completas. E mais: os recordes do campeonato, perfis dos maiores craques e uma coleção incrível de fatos inusitados e curiosos. Leia trecho.

*

ALMANAQUES DOS GRANDES CLUBES DO PAÍS

Reprodução

A coleção "O Dia Em Que Me Tornei..." (Panda Books) apresenta uma série de almanaques dos grandes clubes do Brasil em linguagem jovem e dinâmica. Em cada livro, um torcedor apaixonado volta aos tempos de menino e relembra o momento quando iniciou o caso de amor com o seu clube de coração. Cada livro oferece ainda um almanaque com a história do clube, os maiores títulos, artilheiros, as conquistas, goleadas e o hino. Veja os títulos disponíveis:

Divulgação
O ator Selton Mello revela como nasceu sua paixão pelo São Paulo

O ano é 2036 e o São Paulo acaba de ganhar seu 12º título mundial. Seus grandes rivais, Palmeiras e Corinthians, fecharam as portas por problemas administrativos. Este é o futuro brilhante que o ator Selton Mello prevê para o São Paulo no livro "O Dia Em Que Me Tornei São-Paulino" (Panda Books, 2007). Ele conta também como decidiu, ainda criança, vestir o manto são-paulino para sempre. O livro traz a história dos maiores títulos do São Paulo, como o bicampeonato mundial (1992-1993) do espetacular time comandado por Telê Santana. Saiba mais sobre o livro.

Reprodução
Marcelo Duarte fala de sua paixão pelo Timão e conta as vitórias do time

Todo pai tenta fazer os filhos seguirem sua paixão no futebol. Com o menino Marcelo Duarte não foi diferente: já na maternidade ele ganhou sua primeira camisa de corintiano, e logo depois um time de botão novinho! Marcelo, hoje jornalista e escritor, conta essa técnica paterna fez dele um "maloqueiro e sofredor" no livro "O Dia Em Que Me Tornei Corintiano" (Panda Books, 2007), que traz ainda fichas técnicas de Biro-Biro, Sócrates, Neto, Ronaldo e outros ídolos corintianos. Saiba mais sobre o livro.

Reprodução
Mauro Beting conta sua história de amor pelo Palmeiras

Mauro Beting ainda estava na barriga da mãe em 1966, mas já tinha um time do coração: o Palmeiras. O pai, a mãe e vó não deixaram o menino ter dúvida sobre que time escolher! O jornalista esportivo conta sua história de amor pelo "Verdão" no livro "O Dia Em Que Me Tornei Palmeirense" (Panda Books, 2007), que traz ainda dados sobre o nascimento do time, as conquistas, os craques, os títulos, as partidas inesquecíveis e muitas curiosidades. Saiba mais sobre o livro.

Divulgação
Vladir Lemos fala sobre a sua paixão pelo time do Rei Pelé

Aos olhos do menino Vladir Lemos, a partida entre Santos e Comercial, na Vila Belmiro, era o maior evento futebolístico do planeta. Pudera! Era a primeira vez que Vladir assistia a um jogo no estádio! Hoje jornalista, Vladir conta como percebeu que o Santos era "seu" no livro "O Dia em que me Tornei Santista" (Panda Books, 2007). O volume traz tudo o que o torcedor precisa saber sobre o Santos, incluindo detalhes sobre a final da Libertadores de 1963 contra o Boca Juniors, e o título do Brasileiro de 2002, contra o Corinthians, com Robinho, Diego e Elano no time. Leia mais sobre o título.

Reprodução
Divulgação

O jornalista Sérgio Xavier Filho, diretor de redação da revista Placar, precisou usar uma faca de cozinha (!) para retalhar uma camisa do Internacional em pedaços para poder, finalmente, sacramentar sua condição de torcedor do Grêmio. Ele conta essa história maluca no livro "O Dia Em Que Me Tornei Gremista" (Panda Books, 2008), que traz ainda um almanaque com a história do clube gaúcho, suas conquistas, o hino, as maiores goleadas e os grandes craques.

Divulgação

O Campeonato Brasileiro de 1975 mudou para sempre a vida do menino Ricardo Freire. Descubra como isso aconteceu lendo a história que o próprio Ricardo --hoje um publicitário e orgulhoso torcedor do Internacional-- conta no livro "O Dia Em Que Me Tornei Colorado" (Panda Books, 2008). O volume traz também um almanaque com a história do clube colorado, suas conquistas, o hino, as maiores goleadas e os grandes craques.

Divulgação

Quando Samuel Rosa, vocalista do Skank, compôs a música "É uma Partida de Futebol", é bem provável que ele estivesse pensando num time dos sonhos do Cruzeiro, que unisse craques de várias épocas como Tostão, Piazza, Nelinho e um certo Ronaldo... Mas não conte isso para nenhum atleticano! No livro "O Dia Em Que Me Tornei Cruzeirense" (Panda Books, 2008), o cantor explica a emoção de entrar no Mineirão pela primeira vez para ver a "Raposa" jogar e conta como foi delicioso ver o Cruzeiro derrotar o Atlético de Toninho Cerezo e o Internacional de Falcão.

Reprodução

Fred Melo Paiva ainda era um menino e não sabia muito bem o que estava fazendo. Era tão ingênuo que estava prestes a vestir uma camisa do Cruzeiro! Mas ele foi salvo no último instante! Por quem? Por uma horda de tios e primos atleticanos, ora essa! Conheça mais sobre essa história no livro "O Dia Em Que Me Tornei Atleticano" (Panda Books, 2008), que traz ainda informações sobre a história do Atlético-MG, seus grandes craques e títulos.

*

CURIOSIDADES E LOUCURAS DO FUTEBOL

Divulgação

Você conhece a história do juiz que foi retirado de campo depois de expulsar Pelé? É verdadeira! E a do jogador baiano que foi trocado por um ônibus numa negociação? É verdadeira também! Mais uma pergunta: você já ouviu falar do torcedor tcheco que obrigou sua esposa a passar uma noite inteirinha com o craque do seu time do coração? Bom, aí já é demais, hein? Mas é a pura verdade! O livro "Loucuras do Futebol - 288 Histórias Reais... e Absurdas" (Panda Books, 2a edição, 2005), de Emedê, ex-colunista da revista Placar, explica direitinho como essas e outras centenas de loucuras inacreditáveis -- e todas 100% reais!-- aconteceram.

Divulgação

Existe clichê maior que dizer que o futebol é "uma caixinha de surpresas"? Ora, mas quem se importa?! O legal é que só mesmo no futebol um técnico invade o campo com um jipe para perseguir o árbitro! Só mesmo no futebol um goleiro consegue fazer um gol contra de bicicleta! E só mesmo no futebol um gandula é capaz de entrar em campo e fazer um golaço para o seu time! Está surpreso diante destas histórias malucas? Então você vai ficar ainda mais quando abrir o livro "O Futebol É uma Caixinha de Surpresas" (Panda Books, 2007), de Luiz Fernando Bindi, um almanaque com as melhores, mais loucas e engraçadas histórias do mundo da bola!

Divulgação

Você é fanático por futebol? Sabe tudo sobre o esporte? Então prepare-se para colocar sua paixão futebolística à prova! No livro "1000 Perguntas Sobre Futebol" (Panda Books, 2004), você encontrará perguntas desafiadoras sobre Copas do Mundo, campeonatos nacionais e estrangeiros, craques do passado, do presente e times de todo o planeta. Quer começar já? Então responda: De que Estado é o time do ABC? Qual era o nome da música que o lateral-esquerdo Júnior gravou antes da Copa de 1982? As respostas estão no livro, que será um desafio imperdível para você, seus amigos e sua família!

Divulgação
Conheça os fatos marcantes e curiosos do futebol nos 3665 dias do ano

Há 70 anos, mais exatamente no dia 16 de novembro de 1938, o inglês Willie Hall, do Tottenham (Inglaterra), marcou três gols em três minutos e meio. Nunca mais um jogador conseguiu marcar três gols em tão pouco tempo em partidas oficiais de futebol. A fonte da informação é "O Livro das Datas do Futebol" (Panda Books, 2004), de Rodolfo M. Rodrigues. A publicação apresenta fatos e curiosidades do futebol organizados por data, ao longo dos 365 dias do ano. O trecho do livro sobre os acontecimentos marcantes do esporte no dia 16 de novembro pode ser lido aqui.

*

ALMANAQUES DE TODOS OS ESPORTES

A série Guia dos Curiosos tem dois livros dedicados ao mundo dos esportes. Veja os títulos.

Divulgação
Guia apresenta o melhor e o pior dos Jogos Olímpicos de forma ágil e divertida

Do amadorismo à era dos superatletas, dos grandes heróis aos vilões descarados, "O Guia dos Curiosos - Jogos Olímpicos" (Panda Books, 2004) passa a limpo 28 edições das Olimpíadas da Era Moderna. Com informações 100% reais, o livro traz tabelas com todos os resultados, medalhas e pódios, os heróis olímpicos e os brasileiros que fizeram história. Isso sem falar nos piores momentos: os juízes ladrões e trapalhões, as espertezas, as burrices, os subornos e os casos de doping.

Divulgação
"Guia dos Curiosos - Esportes" traz seleção de fatos reais e inusitados

Quem gosta de informações inusitadas vai gostar de ler "O Guia dos Curiosos - Esportes" (Panda Books, 3a edição, 2006). Esse almanaque informativo traz muitas histórias e dados curiosos sobre futebol, basquete, vôlei, tênis, automobilismo, natação e todos os outros esportes que você puder imaginar. Sucesso de vendas, o livro está com nova edição, reformulada e atualizada, que inclui as principais curiosidades da Copa da Alemanha de 2006.

Divulgação

"Maratonando" - Este livro é um relato de superação e auto-conhecimento, em que o jornalista Rodolfo Lucena conta como abandonou a vida sedentária e passou se dedicar a horas de treinamento diário para participar de maratonas e ultramaratonas. Aqui ele conta suas aventuras ao redor do mundo, da Muralha da China às montanhas sul-africanas, tudo para seguir o desafio de "maratonar". Conheça a história do maratonista Rodolfo Lucena.

*

F-1 E AUTOMOBILISMO

Divulgação

A Livraria da Folha oferece volumes sobre grandes pilotos como Ayrton Senna, Michael Schumacher e Emerson Fittipaldi. Os livros relatam a vida e a carreira destes pilotos e trazem informações e revelações dos bastidores da F-1. Veja os títulos disponíveis.

Divulgação
Livro acompanha toda a trajetória vitoriosa de Ayrton Senna na F-1

A reveladora biografia "Uma Estrela Chamada Senna" (Panda Books, 2001)acompanha toda a trajetória de Ayrton Senna na F-1. Traz o relato completo, um a um, dos 163 GPs que Senna disputou na categoria, de 1984 a 1994, com os detalhes de suas maiores disputas com Alain Prost, Nelson Piquet e Nigel Mansell. Depoimentos de sua família, de amigos mais chegados e de adversários nas pistas abrem detalhes insuspeitos da intimidade do piloto e dos bastidores das corridas. Ao final, o livro traz um retrospecto com todos os títulos e vitórias de Senna desde os tempos de kart, números e curiosidades de sua carreira e uma ficha técnica de todos os carros que Senna pilotou da Fórmula Ford até a F-1. Leia trecho: Piloto brasileiro revela como quase impediu Senna de ser campeão da F-1

Divulgação
Conheça a história do maior vencedor de todos os tempos na F-1

A biografia "A Máquina - Michael Schumacher, o Melhor de Todos os Tempos" (Best Seller, 2008) conta a história do maior vencedor da história da F-1. De origem humilde e jeito introspectivo, o alemão Michael Schumacher tornou-se um fenômeno sem paralelos no automobilismo, conquistando sete títulos mundiais da F-1 e batendo todos os recordes relevantes da categoria, chegando onde nenhum outro piloto jamais chegou. O livro faz uma retrospectiva detalhada dos momentos mais importantes da trajetória de Schumacher, do nascimento à aposentadoria. Mostra como o alemão ajudou a reconstruir o mito da Ferrari e relembra suas vitórias mais polêmicas, quando foi acusado de jogar o carro em cima dos adversários para ser campeão na F-1.

Divulgação
Livro narra a saga dos Fittipaldi nas pistas de corrida de todo o mundo

Uma biografia "família", "A Saga dos Fittipaldi" (Panda Books, 2004) conta a história e traz mais de 100 fotos dos Fittipaldi, o clã brasileiro de pilotos apaixonados por velocidade, que protagonizaram vitórias marcantes no automobilismo mundial e abriram caminho para que pilotos como Nelson Piquet e Ayrton Senna fizessem sucesso no exterior. Tudo começa com o patriarca Wilsão, que acompanha o nascimento da F-1 e ajuda a organizar as primeiras corridas no autódromo de Interlagos, em São Paulo. A história prossegue com Emerson Fittipaldi, primeiro brasileiro campeão mundial de F-1, ainda na época romântica da categoria, quando os pilotos contavam mais que os carros; Emerson também faz história na Fórmula Indy, vencendo as 500 Milhas de Indianapolis; o livro narra também a história de Wilsinho, que viveu junto com Emerson o sonho e a decepção da Copersucar, primeira equipe brasileira na F-1; e de Christian e das mulheres do clã --a matriarca Juzy, Maria Helena, Suzy e Teresa.

Divulgação
Livro ilustrado conta história da infância de Senna para as crianças

"O Pequeno Grande Senna" (Panda Books, 2004) - Será que Ayrton Senna nasceu com rodinhas no lugar dos pés? Este livro ilustrado e colorido, para crianças de oito a 80 anos, conta como foi a infância do tricampeão mundial de F-1, quais eram suas notas na escola, como ele se comportava em casa, qual sua comida favorita, quem foi a primeira namoradinha, quando ele aprendeu a dirigir e as traquinagens e aventuras que ele viveu. Além das ilustrações coloridas que despertam o interesse das crianças, o livro traz fotos reais de Ayrton Senna ainda menino e tabelas com todos os resultados da carreira do piloto: os GPs disputados na F-1, as equipes em que correu, suas classificações e outras informações.

 
Voltar ao topo da página