Livraria da Folha

 
19/10/2009 - 09h06

Espião infiltrado na Al Qaeda revela em livro como viveu entre terroristas; leia trecho

da Folha Online

Vivendo no limite da tensão, lado a lado com os homens que desejavam matá-lo. Assim era a rotina de Omar Nasiri, agente secreto que trabalhou para os principais serviços de inteligência da Europa entre 1994 e 2000. Do submundo das células islâmicas na Bélgica até os campos de treinamento no Afeganistão e as mesquitas radicais de Londres, esse homem arriscou a vida com o objetivo de derrotar a emergente rede global que o Ocidente viria a conhecer como Al Qaeda.

Divulgação
Livro apresenta relato detalhado de como funcionam grupos terroristas.
Livro apresenta relato detalhado de como funcionam grupos terroristas.

No livro "Por Dentro do Jihad - Uma história de espionagem", Nasiri rompe o silêncio e descreve suas histórias e experiências. O agente conta como era a vida dupla, precária e perigosa, oscilando entre o mundo dos jihadistas islâmicos e o dos espiões que os perseguem.

Como árabe e muçulmano, o agente conseguiu se infiltrar nos campos de treinamento no Afeganistão, rigidamente controlados. A obra oferece um retrato assustadoramente detalhado de como funcionam estes locais. Uma perspectiva única, feita por alguém que está dentro, do funcionamento de grupos extremistas islâmicos.

Nasiri explica como jovens comuns se transformam em soldados de uma causa e descreve as conversas que teve com homens que mais tarde se tornariam os terroristas mais procurados do mundo.

Confira abaixo um trecho do livro "Por Dentro do Jihad -- Uma história de espionagem".

*

Eu estava ficando nervoso. Não tinha jeito de saber o que aqueles homens sabiam a meu respeito. As perguntas pareciam arbitrárias e eles não faziam comentários sobre minhas respostas. Nenhuma reação. O mesmo sorriso gentil, independente do que eu dissesse. Eu queria acabar logo com aquilo.

-- Qual é o seu nome, irmão? -- um deles perguntou.

-- Omar Nasiri.

E, então, silêncio. Silêncio total. Suas expressões mudaram completamente quando as palavras saíram da minha boca. Todos estavam em choque.

O tempo parou para mim. Foi como se uma bomba tivesse explodido ali. Eles tinham ouvido meu nome por alguém da Bélgica? Os homens entreolharam-se com expressões ansiosas, mas tudo e todos se moviam em câmera lenta. Eu estava paralisado.

Ocorreu-me que eu era um homem morto. Podia ver pelas expressões em seus rostos que estava acabado. Eles sabiam que eu era um espião. Eles iam me matar.

*

"Por Dentro do Jihad -- Uma história de espionagem"
Autor: Omar Nasiri
Editora: Record
Páginas: 434
Quanto: R$ 53,00
Onde encontrar: Pelo telefone 0800-140090 ou no site da Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página