Livraria da Folha

 
31/10/2008 - 13h45

LIVRARIA: História de "Mayada" é retrato dramático da condição feminina no Iraque

da Folha Online

Após jogar luz sobre a vida de uma mulher na Arábia Saudita no best-seller "A Princesa", a autora Jean P. Sasson mergulha novamente no drama da condição feminina no Oriente Médio em "Mayada - Filha do Iraque".

Divulgação
"Mayada" mostra a história de mulher presa pelo regime de Saddam
"Mayada" revela drama de mulher presa pelo regime de Saddam

No livro da editora Best Seller, disponível na Livraria da Folha, Sasson relata a história chocante da iraquiana Mayada Al-Askari, presa sem direito a julgamento pela polícia secreta do ditador iraquiano Saddam Hussein em 1999.

Filha de família rica e influente, Mayada teve uma juventude privilegiada e cresceu em meio à realeza, com acesso ao próprio Saddam Hussein. Adulta, com dois filhos e divorciada, ela gerenciava uma gráfica quando seu mundo desabou.

Certa manhã, agentes da polícia secreta de Saddam invadiram sua gráfica e a levaram, sem explicações, para a brutal prisão de Baladiyat, onde foi jogada em uma cela com outras 17 mulheres.

Para sobreviver à insanidade do aprisionamento, à angústia de não saber se voltaria a ver seus filhos, às constantes ameaças à sua vida e, sobretudo, à tortura e à humilhação, Mayada decide dividir as histórias de sua vida com suas companheiras de cela.

O relato de "Mayada - Filha do Iraque" é um testemunho poderoso contra as injustiças de um regime opressor, revelando horrores difíceis de serem imaginados e a verdade sobre a condição feminina no Iraque.

*

Jean P. Sasson é autora da trilogia best-seller "Princesa", "As Filhas da Princesa" e "Princesa Sultana", que mostraram ao Ocidente a realidade sobre a vida das mulheres na Arábia Saudita. Seu primeiro livro, o sucesso editorial "The Rape of Kwait", vendeu mais de um milhão de cópias e alcançou o segundo lugar na lista do jornal norte-americano "The New York Times". Sempre envolvida com temas ligados às mulheres, Jean Sasson é americana, viveu na Arábia Saudita e viajou por todo o Oriente Médio.

*

"Mayada - Filha do Iraque"
Autor: Jean P. Sasson
Editora: Best Seller
Páginas: 266
Quanto: R$ 34,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página