Livraria da Folha

 
19/10/2009 - 02h30

De Marx a Freud, entenda a obra de pensadores e filósofos

da Folha Online

A Livraria da Folha oferece títulos sobre a filosofia e a obra de grandes pensadores. Veja uma seleção de sugestões.

*

Reprodução
Livro explica a obra de Marx, seus principais conceitos e suas "profecias"

Para Jorge Grespan, o professor de Teoria da História da USP, o alemão Karl Marx (1818-1883) foi mais que um pensador. Sua obra, vista a partir da realidade atual, tem caráter profético. "O poder de previsão de Marx foi tão grande que o mundo em que vivemos acabou se tornando demasiado semelhante ao das tendências descritas por sua obra", diz Grespan. Ele é autor de "Karl Marx", volume da série Folha Explica que apresenta e analisa de forma sintética as principais idéias da obra do autor, incluindo suas "profecias", como a irradiação da forma de mercadoria a quase todos os produtos e relações sociais. Ao explicar Marx e seus conceitos --de alienação, mercadoria, capital, a perspectiva dialética do capitalismo, o fetichismo, a ideologia, a crise e a revolução-- Grespan faz entender o dinheiro, o capitalismo e as relações sociais. Leia a introdução do livro.

Divulgação
"Folha Explica Freud" traz conceitos fundamentais da psicanálise

O austríaco Sigmund Freud (1856-1939) foi um dos autores que mais influenciaram a cultura do século 20. Os conceitos originais que elaborou, como "inconsciente", "narcisismo" e "complexo de Édipo", tornaram-se fundamentais não apenas para a psicanálise, mas para disciplinas como a pedagogia, a comunicação, as ciências sociais, a filosofia e a literatura, entre outras. No volume "Freud", da coleção Folha Explica, o psicanalista Luiz Tenório Oliveira Lima analisa a vida, a obra e os principais elementos da teoria do pai da psicanálise. Com linguagem clara, o livro descreve como Freud chegou ao conceito do "inconsciente" e à idéia de "mal-estar da civilização", e explica seus estudos da sexualidade infantil, da libido, neurose e perversão. E discute a evolução da psicanálise a partir dos seus discípulos. Leia resenha do livro e entenda como o tratamento de pacientes histéricas por hipnose revolucionou o pensamento de Freud.

Divulgação
Jung Tito R. de A. Cavalcanti

O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) passou muito tempo na obscuridade. No Brasil, sua obra tem pouca repercussão nas universidades, se comparado às obras de Freud e Lacan, por exemplo, e, não raro, seu nome aparece associado ao misticismo, ao nazismo e à bigamia. Tito R. de A. Cavalcanti, analista junguiano formado pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, joga luz sobre esse importante pensador no volume "Jung", da série Folha Explica. O livro explica de forma sintética como Jung buscava compreender o universo simbólico humano, sem defender a adesão a religiões ou atividades místicas. O livro também trata da união de Jung com Freud, que durou sete anos e foi interrompida pelo fato de os dois não concordarem a respeito da teoria do inconsciente. Isto fez com que Jung criasse uma escola própria, ampliada e praticada por muitos desde então, ao redor do mundo. Veja vídeo com o autor do livro.

Divulgação
Livro decifra de forma clara e sintética o pensamento de Lacan

Os principais temas da obra do psicanalista Jacques Lacan (1901-81) estão sintetizados em "Lacan", volume da coleção Folha Explica. Autor reconhecidamente difícil, de poucos textos, redigidos em estilo elíptico, Lacan tinha tudo para ser esquecido. No entanto, suas idéias tornaram-se ponto de passagem obrigatório não apenas para os interessados na clínica psicanalítica, mas também para quem quer compreender a filosofia, a teoria social, a estética e a crítica da cultura no início do século 21. De onde vem a força dessas idéias? Como se desenvolveram? Para onde querem nos levar? Vladimir Safatle, professor do Departamento de Filosofia da USP, coordenador do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP, responde estas e outras questões de forma clara e sintética no livro. Leia introdução do livro.

Reprodução
Livro os principais temas da obra da psicanalista Melanie Klein

Melanie Klein (1882-1960), psicanalista austríaca, é conhecida como a responsável por lançar as bases e desenvolver a técnica da análise de crianças. Sua experiência com crianças possibilitou ampliar o campo da clínica psicanalítica para áreas tidas, por Freud, como inacessíveis ao tratamento: pacientes psicóticos, autistas e "borderline". A austríaca inovou também no atendimento de pacientes neuróticos adultos. No livro "Melanie Klein", da coleção Folha Explica, os autores Luís Claudio Figueiredo e Elisa Maria de Ulhôa Cintra, psicanalistas e professores acadêmicos, expõem didaticamente as idéias kleinianas e sua importância para o movimento psicanalítico. Leia capítulo do livro que revela que Melanie Klein iniciou-se na psicanálise para curar sua própria depressão.

Divulgação
"Nietzsche", do professor de filosofia Oswaldo Giacoia Junior

Entre os pensadores modernos, Friedrich Nietzsche (1844-1900) talvez seja o mais incômodo e provocativo. Sua crítica cortante o levou ao submundo da civilização e sua inflexível honestidade intelectual denunciou a mesquinhez e a trapaça dissimuladas em nossos valores mais elevados e convicções mais firmes. Com essas palavras, o doutor em Filosofia Oswaldo Giacóia Junior abre o livro "Nietzsche", um campeão de vendas da série Folha Explica. O volume oferece uma introdução sintética ao pensamento do filósofo alemão, que permite ao leitor se familiarizar com seus conceitos, figuras e com a extraordinária clarividência de Nietzsche sobre os temas que afligem o homem moderno. Leia capítulo.

Divulgação

A obra inovadora de Gilberto Freyre insere-se numa tradição da qual fazem parte brilhantes ensaístas brasileiros como Joaquim Nabuco, Euclides da Cunha e Sérgio Buarque de Holanda, e é leitura obrigatória para todos que pretendem entender a produção cultural brasileira contemporânea. Sua obra inspiradora e polêmica projeta-se como uma sombra sobre a vida intelectual do Brasil moderno. Desde a publicação de "Casa-grande & Senzala", no final de 1933, até o presente, Freyre não deixou de ser celebrado ou duramente criticado. Em "Gilberto Freyre: Uma Biografia Cultural" (Record), Enrique Rodríguez Larreta e Guillermo Gucci analisam a obra de Freyre no período de 1900 a 1936 e traçam a genealogia intelectual de suas principais idéias, mantendo constante diálogo com os diferentes contextos culturais e as obras produzidas.

Divulgação
Volume contextualiza a produção e a formação crítica de Adorno

Influente filósofo do século 20, o alemão Theodor Adorno (1903-1969) produziu uma obra que faz contribuições enormes à filosofia, à sociologia, à crítica de artes, à psicologia, à educação e a todo o espectro das ciências humanas. Seu pensamento pode ser melhor compreendido com o volume "Adorno", da coleção Folha Explica. O livro contextualiza a formação e a produção crítica de Adorno, joga luz sobre as "constelações" do seu trabalho, como seus estudos sobre os mecanismos da indústria cultural, e indica pistas para os leitores interessados em iniciar sua própria caminhada pela obra do pensador. O livro é escrito por Márcio Seligmann-Silva, doutor pela Universidade Livre de Berlim e professor da Unicamp. Para o autor, "a obra de Adorno é daquele tipo raro que, com o passar dos anos, torna-se cada vez mais atual". Leia capítulo.

Reprodução
Livro apresenta a vida e a obra do pensador francês Montaigne

Marcelo Coelho, colunista da Folha, oferece caminhos para conhecer e entender o pensamento de Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) no livro "Montaigne", da série Folha Explica. De forma clara e didática, e com olhar de ensaísta, Coelho comenta temas instigantes da obra do escritor francês, identifica Montaigne como um precursor da antropologia contemporânea e faz uma "interpretação saborosa das astúcias de sua obra", segundo comenta, nesta resenha, o mestre em teoria literária Manuel da Costa Pinto. O título apresenta ainda uma relação comentada das edições dos "Ensaios" (principal obra de Montaigne) e os estudos sobre o autor em português e outras línguas. Leia a introdução do livro.

Divulgação
Livro discute questões de religião, filosofia e ciência em "Matrix"

O filme "Matrix" está no topo de diversas listas que reúnem os melhores filmes de ficção científica dos últimos anos. A visão de mundo sombria apresentada pelo filme levantou discussões acaloradas sobre pós-modernismo, realidade, inteligência artificial e ficção científica. Estaria a humanidade ameaçada pelo avanço da tecnologia? O livro "A Pílula Vermelha", da Publifolha, oferece uma coleção de ensaios de pensadores sobre as questões lançadas pelo filme, envolvendo conceitos de ciência, filosofia, cultura digital, psicanálise e religião. Destinado ao público geral, a obra é também uma ferramenta interessante para despertar os jovens para a filosofia. Saiba mais sobre o livro.

Reprodução
Marcia Tiburi fala sobre filosofia para quem não tem intimidade com o assunto

Escrito pela filósofa Márcia Tiburi, participante do programa "Saia Justa", "Filosofia Em Comum", da editora Record, é um livro para quem gosta de filosofia e quer se aventurar um pouco mais em suas possibilidades. Fugindo do lugar-comum dos manuais de introdução à filosofia e dos livros de história da filosofia, Márcia Tiburi propõe um caminho diferente ao leitor iniciante. Para ela, filosofar é assumir a própria ignorância --no melhor estilo "só sei que nada sei"-- e combatê-la incessantemente com questionamentos. A proposta da autora é instigar a discussão, a discórdia e provocar a troca de idéias para chegar ao livre pensamento e à compreensão do outro e do mundo em que vivemos. A mensagem é clara: o leitor pode filosofar mesmo que não seja um filósofo e não acumule conhecimento teórico sobre a filosofia.

Divulgação
Livro explica o que é a democracia moderna e como ela funciona

Ainda pode haver democracia? Essa é uma das questões levantadas e debatidas pelo filósofo e professor titular de Ética e Filosofia Política da USP Renato Janine Ribeiro no livro Democracia", da série Folha Explica. A partir de um revisão histórica, o autor constrói um panorama da história e da evolução do regime, discute o que é a democracia moderna e analisa a sua organização como sistema representativo. O volume faz par com "A República", também da coleção Folha Explica. Renato Janine Ribeiro contrapõe os ideais republicanos originais a seus "inimigos" --a monarquia, a corrupção e o patrimonialismo-- e questiona qual república é possível de ser vivida e experimentada no mundo de hoje. Leia capítulo do livro "República" e capítulo de "Democracia".

Divulgação
Dicionário é dirigido ao público não necessariamente especializado

O "Pequeno Dicionário de Filosofia Contemporânea", da Publifolha, é uma obra compacta de referência que apresenta os temas fundamentais da filosofia e ajuda os iniciantes no tema a dar os primeiros passos sem susto ou medo. De "Abdução" a "Wittgenstein", os verbetes do volume definem e comentam os autores, as correntes de pensamento e os temas fundamentais para a compreensão do nosso tempo. O autor é Oswaldo Giacóia Júnior, professor de filosofia na Unicamp e doutor em Filosofia pela Freie Uinversität Berlin (Alemanha), também autor de "Nietzsche" (veja acima). Leia mais sobre o "Pequeno Dicionário".

 
Voltar ao topo da página