Livraria da Folha

 
01/07/2009 - 15h02

Flipinha começa nesta quarta-feira; veja programação

da Livraria da Folha

A Flipinha é uma versão da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) destinada ao público infantil e aos profissionais de educação que começa nesta quarta-feira (1º) e termina no próximo domingo (5) em Paraty, no Rio de Janeiro. Este é um movimento que visa transformar a educação das crianças através da leitura, tornando-as mais críticas e reflexivas, capazes de lutar em prol de um futuro melhor.

O evento também tem como objetivo despertar os interesses dos profissionais de educação, já que são programadas atividades para incentivar a leitura e valorizar o patrimônio cultural. A Flipinha é um projeto que ocorre no decorrer de todo ano nas escolas públicas e privadas de Paraty.

Veja a cobertura completa sobre a Flip

A festa literária infantil deste ano contará com a presença de 24 autores, entre escritores e ilustradores, que participarão das mesas de debates com crianças e professores. Além disso, o evento terá oficinas, peças teatrais, leitura de livros e 300 apresentações para os visitantes.

Neste ano, o homenageado será o poeta Manuel Bandeira. Um dos maiores destaques da programação é a presença de Ruth Rocha, autora de livros infanto-juvenis que completa 40 anos de carreira. Um de seus livros mais populares é "Marcelo, Marmelo, Martelo" (Salamandra, 1999), que fez uma representação teatral às 8h deste primeiro dia de feira.

Nas árvores da praça da Matriz haverá livros pendurados com barbantes, como se estivessem caindo das árvores, e cerca de 70 mediadores convidando o público para a leitura. No espaço "Ciranda dos Autores", 22 autores ao redor de 13 mesas temáticas divertem as crianças.

Também na praça, serão instaladas oficinas com crianças e jovens para a produção de bonecos de papel machê de personagens da literatura, além de 30 oficinas simultâneas dos saberes e fazeres de Paraty que celebram o patrimônio local.

Acompanhe a programação do evento dia a dia. Clique e veja atividades desta quarta-feira, quinta-feira (2), sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (5).

Na sede da Casa Azul localiza-se a biblioteca da Flipinha, direcionada ao público jovem. Nos últimos três anos, 12 mil livros foram adquiridos e metade compõe o acervo. Com os outros 6 mil exemplares, a equipe da Flipinha montou acervos com 300 livros que foram instalados em vinte escolas. Durante os dias da Festa Literária Internacional de Paraty, a biblioteca é montada na Tenda da Flipinha.

Paraty recebe desde 2003 a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), o evento de literatura mais importante da América do Sul. O programa educativo do evento recebeu o nome de Flipinha.

 
Voltar ao topo da página