Livraria da Folha

 
18/08/2009 - 15h17

"Lei antifumo vai incentivar pessoas a largar o vício", diz especialista

GABRIELA ALBUQUERQUE
Colaração para a Livraria da Folha

De acordo com dados recentes divulgados pela Organização Mundial de Saúde, o fumo integra a lista das principais causas de morte evitável no mundo. E, embora os males causados pela inalação da fumaça de cigarro sejam amplamente divulgados, um terço da população mundial adulta --cerca de 1,3 bilhão de pessoas-- é fumante.

Considerado um dos maiores especialistas em antitabagismo da atualidade, o psicólogo britânico Martin Raw é um dos profissionais engajados na luta para que esse número diminua no decorrer dos anos. Desde o início da década de 70, ele tem ajudado fumantes a abandonar o cigarro e a experiência que conquistou com o trabalho de 35 anos na área está registrada no livro "Parar de Fumar É Possível" (Publifolha, 2009).

Na obra, o autor oferece um programa de quatro etapas para quem deseja parar de fumar, além de sugestões de tratamentos com medicamentos apropriados e diversos alertas sobre os prejuízos à saúde que podem ser causados pelas substâncias presentes no cigarro. Um fumante, por exemplo, tem 25 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão do que quem não fuma.

Fotomontagem Folha Online
Psicólogo britânico defenda a lei que proíbe o fumo em locais fechados em São Paulo.
Psicólogo britânico defenda a lei que proíbe o fumo em locais fechados em São Paulo.
  • Etapa 1 - Quando se pensa em largar o cigarro
  • Etapa 2 - Como se preparar para deixar de fumar
  • Etapa 3 - Parar de fumar
  • Etapa 4 - Como se manter sem fumar

Segundo Raw, o livro não traz uma fórmula mágica, mas um instrumento que vai ajudar o fumante a planejar o caminho para a superação da dependência. "É possível parar e é válido tentar. A principal mensagem que tento passar ao leitores é que se eles querem deixar o vício, precisam tentar, pois vão conseguir", disse em entrevista à Livraria da Folha.

Medicamentos

A combinação entre dependência química e psicológica faz com que o número de pessoas que conseguem parar de fumar sem nenhuma ajuda seja muito baixo. "Se pegarmos uma amostra de 100 fumantes e voltarmos a ela depois de um ano, apenas 5% terão parado de fumar sem nenhuma ajuda. O motivo? A nicotina é uma droga que vicia muito, é muito forte", diz Raw.

Para ajudar essas pessoas a superar o vício, no Brasil há três tipos de medicamentos disponíveis que podem ser receitados pelos médicos: a terapia de reposição de nicotina ou TRN (chiclete, os adesivos e as pastilhas); um antidepressivo, liberado no país em 2007 e ainda pouco receitado por causar efeitos colaterais.

"O tratamento pelo menos dobra a chance de sucesso na tantativa de largar o vício. Ela evita as sensações ruins causadas pela abstinência da nicotina", explica o psicólogo.

Lei Antifumo em São Paulo

Raw se diz satisfeito com o estabelecimento da lei que proíbe o fumo em ambientes fechados, em vigor desde a meia-noite do dia 7 de agosto, e critica o uso do termo "liberdade" quando se discute a proibição.

"Não é uma questão de liberdade, é uma questão de saúde", argumenta. "Se aproximadamente 80% do povo brasileiro não fuma, a iniciativa protege essa maioria, o que é um ponto muito importante". No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).

Segundo o especialista, além de proteger essa maioria --uma vez que o ar poluído contém o triplo de impurezas e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que passa pelo filtro do cigarro-- a lei pode ter resultados ainda mais abrangentes e incentivar o abandono do vício.

Para esclarecer dúvidas sobre o tema, a Livraria da Folha selecionou as cinco melhores perguntas enviadas por leitores para serem respondidas pelo especialista Martin Raw. Veja as respostas do especialista, com o nome dos participantes que foram premiados com um exemplar do livro "Parar de Fumar É Possível"

*

"Parar de Fumar É Possível"
Autor: Martin Raw
Editora: Publifolha
Páginas: 128
Quanto: Pré-venda
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página