Livraria da Folha

 
08/10/2009 - 09h11

Livro ensina tudo sobre a manutenção de motocicletas; leia trecho

da Folha Online

Ideal para quem pretende fazer a manutenção de sua própria motocicleta, "Manual Completo da Moto" (Hemus, 2004), explica em detalhes e com didáticas ilustrações os principais aspectos da mecânica e do funcionamento deste veículo de duas rodas.

Tendo por base as marcas mais famosas e difundidas, como Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki, Harley-Davidson e BMW, entre outras, a obra constitui um guia de grande utilidade tanto para mecânicos profissionais quanto para proprietários de motos. Com um texto preciso e direto, são abordados tópicos sobre o chassi, rodas e suspensão, freios, motores de dois e quatro tempos, um ou vários cilindros, lubrificação, sistemas de combustível e de escape, embreagem, transmissão e sistemas elétricos, além de muitos outros.

O "Manual Completo da Moto" apresenta também um breve histórico com os primeiros modelos e as principais inovações, como a junção do motor com a caixa de engrenagem, e ainda dedica um capítulo especialmente para a segurança e o respeito na condução.

Leia abaixo um trecho da obra que fala sobre as primeiras motocicletas e sua evolução:

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

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CAPÍTULO 1

A Motocicleta

Divulgação
Livro é ideal para quem pretende fazer a manutenção da própria moto
Livro é ideal para quem pretende fazer a manutenção da própria moto

Desde que a roda foi inventada, começaram-se a fazer veículos com uma, duas, três, quatro e mais rodas como meio de locomoção e de transporte de carga. Antiqüíssimos modelos de veículos, já na época dos romanos, eram carruagens ou carroças de duas rodas ou carros e comboios de quatro rodas.

Bem mais tarde alguém teve a idéia de colocar uma das duas rodas adiante e uma manivela e pedal na roda dianteira, inventando assim a bicicleta. A bicicleta ganhou logo popularidade graças ao modelo prático, leve e pequeno que dispensava os cavalos e as próprias pessoas para os puxarem. Naturalmente, quando foram inventados os motores a combustão interna, alguém teve a idéia de colocar um desses motores na bicicleta, fazendo surgir a motocicleta. Isto, no entanto, não aconteceu logo porque mesmo os motores menores eram muito pesados.

As Primeiras Motocicletas

Algumas das primeiras máquinas de duas rodas foram motocicletas a vapor. A fabricação começou em 1885 com a bicicleta a motor de Gottlieb Daimler. Depois de 1900 os fabricantes americanos passaram a produzir as marcas "Indian" e "Thor". Harley e Davidson fabricaram a sua primeira moto em 1903.

Não tardaram a aparecer as máquinas multicillíndricas, inclusive a Henderson de dois e quatro cilindros. Inúmeras motocicletas foram utilizadas durante a Primeira Guerra Mundial, muitas vezes com o reboque lateral ou "sidecar". Durante esse período é que muitos americanos se foram familiarizando com a moto. Quase todas as máquinas eram, como hoje se diz, "de garupa dura" porque não tinham suspensão traseira e muitas vezes não possuíam suspensão dianteira.

O assento tinha grandes molas que ajudavam a melhorar o conforto do motorista. As suspensões dianteiras eram molas em espiral ou molas de folha sem amortecimento.

Durante os anos trinta e quarenta poucas foram as alterações do modelo. Nos anos cinqüenta as principais modificações introduzidas foram os garfos telescópicos dianteiros e os balancins traseiros, ambos com amortecimento hidráulico, ou seja, com amortecedores de choque. Foi ainda nos anos cinqüenta que se chegou à combinação do motor com caixa de engrenagem. Essas motos de motor e transmissão eram mais leves e aperfeiçoadas. Nos anos sessenta a popularidade da motocicleta aumentou ainda mais quando os japoneses introduziram o motor de dois e quatro tempos. As compras e os pedidos de motos subiram de menos de um milhão em 1960 para cinco milhões em 1970. Com o aumento do preço do combustível prevê-se que a motocicleta se tornará um meio de transporte de grande importância, devendo o seu uso aumentar bastante nos próximos cinco a dez anos.

A venda de motos tirará ainda benefício de duas outras áreas de transporte; é que o esporte de mini moto e "trail bike" estão entrando na moda. Tem aumentado o número de pessoas que descobrem o esporte de motociclismo como atividade recreativa em que não só o indivíduo mas grupo inteiros e famílias podem participar. As longas viagens de motocicleta têm sido também mais freqüentes devido à introdução de máquinas mais possantes, multicilíndricas. O camping em motocicleta está também tendo muita aceitação.

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"Manual Completo da Moto"
Autor: George Lear e Lynn S. Mosher
Editora: Hemus
Páginas: 428
Quanto: R$ 90,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
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