Livraria da Folha

 
01/10/2009 - 18h40

Oscar Niemeyer fala de Lula e "O Código da Vinci" em seus livros; veja lista

da Folha Online

Oscar Niemeyer participou de projetos arquitetônicos singulares e grandiosos, como o conjunto da Pampulha e a criação de Brasília, que fizeram com que ele se tornasse símbolo da arquitetura moderna brasileira.

Rafael Andrade -25.mai.09/Folha Imagem
Clique aqui para ver a lista completa de livros relacionados ao ícone Oscar Niemeyer (foto)
Clique aqui para ver a lista completa de livros relacionados ao ícone Oscar Niemeyer (foto)

Mas sua carreira também teve amplo espaço para a literatura, já que Niemeyer é autor de diversos livros de contos, crônicas, biografias e romances, que falam desde a história de suas criações até assuntos relacionados a dinheiro, família, mulheres, amigos e política.

Em "Sem Rodeios" (Revan, 2006), por exemplo, os personagens criados por Niemeyer discutem temas como os tsunamis, a reeleição de Lula, Bush e "O Código da Vinci". Já em "Rio" (Revan, 2008), ele relembra o Rio de Janeiro na época de sua juventude e imagina projetos arquitetônicos capazes de melhorar a vida na cidade.

Para quem quer saber mais sobre a carreira e a trajetória deste ícone da arquitetura, a Livraria da Folha oferece livros ilustrados e completos, que mostram tudo sobre a vida de Niemeyer. Veja abaixo uma lista com os livros escritos pelo arquiteto e outra com as obras que explicam sua importância mundial.

*

LIVROS ESCRITOS POR NIEMEYER

"Oscar Niemeyer (1999-2009)"
Este livro reúne os principais trabalhos de Oscar Niemeyer durante esta última década, a mais prolífica de sua extensa carreira. O arquiteto discorre sobre seus projetos espalhados pela América Latina, Europa, Ásia e África, em uma edição ricamente ilustrada.

Divulgação
Niemeyer fala sobre seus principais trabalhos da última década
Niemeyer fala sobre seus principais trabalhos realizados durante a última década; saiba mais

"Sem Rodeios"
Com a mesma habilidade para criar projetos e croquis, Niemeyer escreve um conto que tem como pano de fundo a conversa de três amigos sobre assuntos cotidianos, livros, mulheres e principalmente política --o que inclui o tema reeleição de Lula. Em um tom coloquial, os três personagens induzem o leitor a refletir sobre os fatos do mundo e como a humanidade reage a tudo à sua volta. Antenados com todos os acontecimentos, seus personagens discutem fatos como os tsunamis, a política no Brasil, Bush, "O Código da Vinci", além de uma série de referências a personalidades brasileiras. Sem ofensas ou moralismos. O leitor certamente também vai querer participar desta conversa.

"Crônicas"
Primeiro livro de crônicas de Oscar Niemeyer contém uma seleção de textos publicados na "Folha de S.Paulo", "Jornal do Brasil", "Correio Braziliense" e outros órgãos da imprensa durante os últimos anos.Os textos refletem a opinião do arquiteto a respeito da política, do Rio de Janeiro antigo, dos amigos e das suas experiências de vida.

"O Ser e a Vida"
Oscar Niemeyer reflete acerca da importância da literatura na formação humana e na construção de um país mais justo. O arquiteto nos fala um pouco de como a leitura foi relevante em sua vida pessoal e profissional, uma vez que proporciona um alargamento de horizontes. Esta obra é bilíngue (português-espanhol) e traz uma carta especialmente enviada por Fidel Castro, citado pelo autor como exemplo heroico para a juventude.

"Universidade de Constantine"
Mais conhecido por suas obras no Brasil, Oscar Niemeyer também gravou seu nome em dezenas de grandes projetos no exterior, para onde levou suas formas leves e marcantes. Um deles é o da Universidade de Constantine, a que é dedicado este livro-álbum. O arquiteto descreve a idealização da obra, o projeto e a construção, e demonstra seu envolvimento efetivo e político com suas obras.

Divulgação
Neste conto, o arquiteto fala sobre Lula, Bush e sobre "O Código da Vinci"
Neste conto, o arquiteto fala sobre Lula, Bush e "O Código da Vinci"

"Rio"
O arquiteto nos leva a uma época em que a cidade do Rio de Janeiro parecia ser mais calma e acolhedora. O texto de 1980 é uma carta de Niemeyer em que ele relembra como era a capital na sua época de criança e juventude, mas o foco está em imaginar projetos arquitetônicos com intenção de melhorar a vida na cidade.

"Casas onde Morei"
A proposta do livro é contar os detalhes arquitetônicos e sentimentais de cada casa em que Oscar Niemeyer viveu com sua família. São lembranças da casa das Laranjeiras, onde passou a infância, da casa de avenida no Leblon, assim como projetos da casa das Canoas, sua obra mais conhecida e comentada. Vemos em cada casa a marca das curvas e a liberdade dos ambientes.

"Nosso Caminho (Vol. 1)"
Criada e editada por Oscar Niemeyer, esta revista é voltada para a arquitetura, a arte e a cultura. O primeiro número traz uma série de projetos e desenhos inéditos do arquiteto, além de artigos de diversos pensadores brasileiros e de uma homenagem a Chico Buarque.

"As Curvas do Tempo"
Este é o livro de memórias de Oscar Niemeyer, uma das maiores personalidades deste século, que vem com uma bela edição ilustrada em um caderno de fotos e com desenhos do autor feitos especialmente para o volume. O próprio Niemeyer fez a seleção dos textos de caráter afetivo, quando um dos temas é a família, ou a arquitetura e as artes que a integram.

"Minha Arquitetura"
Oscar Niemeyer examina sua obra, desde o conjunto da Pampulha até o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, passando pelos palácios de Brasília, pela sede Mondadori em Milão, a sede do Partido Comunista em Paris e outros grandes projetos que marcaram sua presença em todo o mundo. Em estilo despojado, ele fala sobre os diferenciais de suas obras e como elas se relacionam com os grandes mestres.

"Conversa de Amigos"
José Carlos Sussekind é há décadas o engenheiro calculista preferido de Oscar Niemeyer. É quem o acompanha no Brasil e no exterior e nesse período assinou os cálculos que permitiram pôr e manter em pé as principais obras do "Arquiteto do Século". Este livro contém 56 cartas trocadas entre os dois, que falam sobre literatura, filosofia e assuntos políticos atuais.

"?"
Este livro reúne pequenos textos nos quais o arquiteto se interroga e compartilha com o leitor reflexões sobre uma variedade de temas que o inquietam, como a solidão, a fragilidade do ser humano, a memória dos tempos idos, as premências de dinheiro, a família, as mulheres, os amigos, a política, a desigualdade social, a pobreza, a esperança, a revolução e a arquitetura.

*

LIVROS SOBRE NIEMEYER

"Folha Explica - Oscar Niemeyer"
Não há quem duvide que o arquiteto Oscar Niemeyer será um dos únicos, senão o único brasileiro ainda lembrado no século 30. Escrito por Ricardo Ohtake, este livro segue os cem anos de vida deste grande arquiteto e fala de trabalhos antigos, como o conjunto da Pampulha --projeto pioneiro de novas faces da arquitetura no mundo--, e dos mais recentes, como o Sambódromo.

"Perfis do Rio - Oscar Niemeyer"
Conhecido pelos prédios com forma e aura de escultura, Niemeyer foi o responsável pelo reconhecimento mundial da arquitetura do Brasil. Nas páginas desta obra, o leitor vai encontrar a biografia deste arquiteto que projetou o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, e o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, além da cidade de Brasília e grandes outras obras.

Divulgação
Conheça a trajetória do grande arquiteto brasileiro
Conheça a trajetória e as obras deste grande arquiteto brasileiro

"Oscar Niemeyer: Uma Arquitetura da Sedução (Edição em Caixa Especial)"
Apoiado em escritos de Niemeyer, na opinião de críticos e em esclarecimentos prestados pelo próprio arquiteto, André Corrêa do Lago conduz o leitor à compreensão de uma das mais importantes obras arquitetônicas do século 20, iluminando também questões relativas ao modernismo e à arquitetura em geral.

"Oscar Niemeyer: uma Arquitetura da Sedução"
Este livro acompanha a trajetória do mais famoso arquiteto brasileiro e traz imagens de fotógrafos de três gerações --Marcel Gautherot, Cristiano Mascaro e Nelson Kon--, que revelam, cada um a seu modo, a singular plasticidade das construções de Niemeyer. Da junção entre texto e fotografias emerge uma análise esclarecedora das ideias e do estilo de Niemeyer, focado no equilíbrio entre racionalismo e intuição.

"Niemeyer"
Escrito por Teixeira Coelho, narra a história de um biógrafo diletante que há 20 anos prepara-se para escrever sobre Niemeyer. E que, ao se separar de sua mulher Beatriz B., quase começou o livro --ou que, em todo caso, poderia tê-lo feito por ocasião da separação. Há, portanto, o narrador, o biógrafo, sua ex-mulher Beatriz B., Niemeyer e um livro a ser escrito.

"Niemeyer: Um Romance"
Nova edição do livro que fala sobre um biógrafo diletante que se prepara durante 20 anos para escrever sobre Niemeyer. A autora criou um romance arrasador sobre a insaciabilidade moderna de biografar e ser biografado e, ao mesmo tempo, promove uma verdadeira história urbana brasileiro.

"Arquitetura Contemporânea no Brasil"
Yves Bruand faz um estudo dos mais completos sobre os promotores do movimento arquitetônico no país, cuja profunda marca de originalidade pessoal e da expressão coletiva permitiu caracterizar o que se poderia chamar de arquitetura brasileira. Niemeyer, Artigas e outros são objeto de análises rigorosas quanto às suas realizações individuais e suas participações em projetos.

"Oscar Niemeyer"
O exemplar apresenta a marquise e o projeto original do Parque do Ibirapuera, com desenhos, fotos e outros croquis. Oscar Niemeyer, criativo arquiteto brasileiro, assina obras como o conjunto da Pampulha, o Edifício Copam, o Sambódromo, o Memorial da América Latina, o Museu de Niterói e nada menos que a cidade de Brasília.

"Brasília"
As imagens de Graça Seligman capturam cenários e pontos instigantes da cidade: as curvas de Niemeyer, a natureza exuberante do Lago Paranoá e as famosas e arborizadas superquadras. Os flagrantes surpreendem e ajudam a entender porque Brasília tem o título de patrimônio cultural da humanidade.

 
Voltar ao topo da página