Livraria da Folha

 
06/10/2009 - 11h35

Terapeuta mostra como babás e mamães devem definir suas funções

FABIANA SERAGUSA
colaboração para a Livraria da Folha

Nada melhor para uma mamãe atarefada do que ter uma babá sempre ao lado para ajudar a cuidar dos bebês e das crianças. Mas é preciso ter bastante cuidado para que esse auxílio não se transforme, pouco a pouco, em acomodação.

Divulgação
Roberta Palermo (foto) dá sugestões para que babás e mamães convivam harmoniosamente
Roberta Palermo (foto) dá sugestões para que babás e mamães convivam harmoniosamente

Para a terapeuta familiar Roberta Palermo, que acaba de lançar "Babá / Mãe - Manual de Instruções" (Mescla Editorial, 2009), delegar todas as atividades de cuidado à baba pode causar perda de vínculo entre a mãe e o bebê, até porque muitas delas, por causa disso, "raramente ou nunca trocam a fralda ou dão banho na criança".

Em entrevista à Livraria da Folha, a autora conta que desautorizar a babá na frente dos filhos, mesmo que ela fale um absurdo, também compromete a relação, e sugere uma alternativa: "Assim que a criança não estiver por perto, a mãe pode dizer, gentilmente, o que não gostou".

Acesse o site de Roberta Palermo e saiba mais

Já para as profissionais, muitas vezes é difícil definir o momento ideal de passar o bastão aos pais, e também de encontrar formas sutis de falar sobre assuntos delicados. Mas, de acordo com Roberta, elas devem seguir sempre as regras impostas pela mãe, mesmo que algumas não façam sentido. "Ela até pode, com muito jeito, sugerir alguma mudança, e quem sabe a mãe tope." Mas e se as coisas continuarem na mesma? "Tudo bem, mas nada de fazer cara feia."

Divulgação
Terapeuta mostra os direitos e deveres de mamães e babás
Terapeuta mostra os direitos e deveres de mamães e babás

Foi com a intenção de acabar com essas dúvidas e estabelecer um convívio harmonioso entre as duas que a terapeuta decidiu montar este manual completo com sugestões e orientações sobre diversos assuntos. Em "Babá / Mãe", de um lado as mamães encontram informações sobre como encontrar uma boa profissional, quais funções ela deve desempenhar e se devem ou não levá-la em viagens mais longas. Do outro, as babás saberão o que fazer se a mãe ficar grávida do segundo filho, como se comportar durante os almoços e jantares e como agir na presença do pai do bebê.

Com a experiência de quem coordena um curso de formação para babás, a autora afirma que um dos piores erros que a profissional pode cometer é contar detalhes íntimos da família para as colegas de prédio, de condomínio ou de clube. "Se precisarem desabafar, elas devem conversar com amigas ou familiares, e nunca para quem possa transformar o assunto em fofoca, que acaba chegando ao ouvido da mãe".

Neste livro "dois em um", todas as dicas e informações têm o objetivo primordial de fazer com que a educação da criança fique sempre em primeiro lugar. Além de oferecer sugestões de como melhorar o apetite dos pequenos e acabar com as tradicionais birras, também traz um capítulo inteiro sobre a legislação trabalhista do empregado doméstico, com os documentos necessários, os direitos e deveres de cada um.

Mesmo que o livro seja dividido em duas partes específicas, Roberta sugere que mamãe e babá leiam dos dois lados. "A mãe pode comprar um para ela e outro para presentear a babá, ou então pode comprar apenas um para as duas".

"Babá / Mãe - Manual de Instruções"
Autor: Roberta Palermo
Editora: Mescla Editorial
Páginas: 160
Quanto: R$ 33,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800 140090 e no site da Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página