Livraria da Folha

 
12/10/2009 - 21h40

Suíço vencedor de prêmio francês morre durante debate de sua obra

da Livraria da Folha

Durante um debate sobre sua obra, o escritor, poeta e ensaísta suíço Jacques Chessex passou mal e morreu, aos 75 anos, na noite da última sexta-feira. Ele foi o primeiro estrangeiro a levar o Goncourt, mais tradicional prêmio literário francês, pelo romance "O Ogro", em 1973.

Fabrice Coffrini/AP
Suíço Jacques Chessex ganhou em 1973 o prêmio literário mais tradicional da França
Suíço Jacques Chessex ganhou em 1973 o prêmio literário mais tradicional da França

O autor de "O Vampiro de Ropraz" falava para o público sobre a adaptação de uma obra sua para o teatro, quando perdeu a consciência e morreu logo em seguida, em uma livraria na cidade suíça de Yverdon-les-Bains.

No seu premiado "O Ogro", Chessex conta, em tom autobiográfico, as dificuldades no relacionamento entre pai e filho. Ele era filho de um diretor de uma faculdade, cujo suicídio em 1956 provocou traumas no escritor.

No dia anterior a sua morte, havia estreado a peça baseada no seu livro "The Confession of Father Burg", de 1967. Era sobre essa adaptação que ele falava na hora em que passou mal. O escritor foi casado três vezes e, desde os anos 70, morava em Ropraz, na fronteira da Suíça com a França. Sua editora era a francesa Grasset. Não foram divulgadas notícias sobre o funeral de Chessex.

Com agências internacionais

 
Voltar ao topo da página