Livraria da Folha

 
20/10/2009 - 19h58

Saramago tem de renunciar à cidadania portuguesa, diz deputado

da Livraria da Folha

Um dia após a crítica da Igreja Católica contra "Caim", novo livro de José Saramago, agora é a vez do Parlamento Europeu atacar a obra do Nobel de Literatura de 1998. O deputado da bancada social-democrata Mário David, médico de formação, disse ter vergonha de Saramago e pediu a renúncia pelo escritor de sua cidadania portuguesa.

Divulgação
Capa de "Caim", a ser lançado no Brasil pela Companhia das Letras
Capa de "Caim", a ser lançado no Brasil pela Companhia das Letras
Divulgação
Capa da edição portuguesa de "Caim", de José Saramago
Capa da edição portuguesa de "Caim", de José Saramago

"José Saramago, há uns anos, fez a ameaça de renunciar à cidadania portuguesa. Na altura, pensei quão ignóbil era esta atitude. Hoje, peço-lhe que a concretize... E depressa! Tenho vergonha de o ter como compatriota! Ou julga que, a coberto da liberdade de expressão, se lhe aceitam todas as imbecilidades e impropérios?", escreveu o político em seu blog.

Ele disse ainda que Saramago se deslumbrou com o Nobel e que o prêmio "não lhe confere a autoridade para vilipendiar povos e confissões religiosas, valores que certamente desconhece mas que definem as pessoas de bom carácter."

"Caim" teve lançamento mundial no último domingo, no museu da cidade de Penafiel (norte de Portugal), durante a feira literária Escritaria. Sobre sua nova obra, Saramago deu a seguinte declaração: "A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele."

Se em "O Evangelho Segundo Cristo", ele aborda o Novo Testamento, em "Caim" o foco se volta para os primeiros livros da Bíblia. No livro, Saramago retrata, com humor, cidades decadentes, palácios de tiranos e campos de batalha na visão dos principais protagonistas do Antigo Testamento.

"Caim"
Autor: José Saramago
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 176
Quanto: R$ 36
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 e no site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página