Livraria da Folha

 
21/10/2009 - 19h44

Um país sem xerox não dura muito, diz torturado da ditadura; leia trecho

da Livraria da Folha

O professor Luiz Roque, 73, escreveu um livro para mostrar o contexto histórico de citações famosas. Em "Não Basta Citar, Tem que Explicar!", ele dá uma aula de história sobre os autores de 265 frases e o momento em que foram proferidas.

Divulgação
"Não Basta Citar, Tem Que Explicar!" dá aula de história sobre citações
"Não Basta Citar, Tem que Explicar!" dá aula de história sobre citações

Ouça o autor comentando trechos da sua obra

Há espaço para tiradas de brasileiros, como de Ricardo Zarattini Filho, antigo militante dos grupos de esquerda que combateram o regime militar de 1964 e chegou a ser torturado.

É dele a frase "Um país sem xerox não dura muito", dita quando precisou fazer uma fotocópia, em Moscou. Ao destacar o enunciado, o livro lembra o processo que resultou no fim da União Soviética.

Roque é engenheiro químico, licenciado em química, bacharel em história, além de professor em vários cursinhos e nos colégios em São Paulo, como São Luís Magno, Santo Américo e Pueri Domums. Já publicou sete livros de poesia, quatro de contos e um de ciência grega.

Confira abaixo trecho do seu novo livro.

*

"O desmoronamento da União Soviética começou com um grande susto. Em fins da década de 1970, a KGB, conduzida por Yuri Andropov, orientou que o PIB soviético fosse calculado segundo os critérios ocidentais. Resultado: A URSS estava superada por Alemanha Oriental e Japão. E os Estados Unidos iam na frente de todos. Era o produto de longos anos de ditadura não competitiva e não comparativa. A URSS tinha, pois, de mudar seu rumo de navegação. Mas os gastos com armamentos não o permitiam. Então, era preciso uma détente de guerra fria, mas antes, deveria haver uma persuasão interna.

Em 1985, Gorbachev tornou-se secretário-geral do PCUS. Ele escreve a Glasnost ("Transparência") e a Perestroika ("Reestruturação"). Em 15 de março de 1990, torna-se presidente da URSS. Seguem-se um acordo com Reagan de redução de 50% das armas nucleares e, em 1989, a queda do Muro de Berlim. Em 1990, Gorbachev recebeu o Nobel da Paz. Em 1991, estando em férias na Criméia, esteve detido pelos radicais durante dois dias, numa tentativa de golpe. Mas Boris Yeltsin, a essa altura presidente da República Federativa da Rússia, os deteve. As Repúblicas da URSS vão-se tornando independentes. Da mesma forma, os governos-satélites vão adotando, sem disparar um tiro, a democracia burguesa (com exceção da Romênia). Finalmente, o Parlamento dissolveu a própria URSS, criando a CEI: Comunidade de Estados Independentes. Então, Gorbachev tornou-se um presidente sem país. A 25 de dezembro de 1991, ele renuncia. E Yeltsin é o chefe de governo. Depois disso, Gorbachev funda a Cruz Verde (pela Ecologia) e o Partido Socialdemocrata da Rússia."

"Não Basta Citar, Tem Que Explicar! Frases Importantes e Poderosas e Seu Contexto Histórico"
Autor: Luiz Roque
Editora: Saraiva
Páginas: 224
Quanto: R$ 44
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página