Livraria da Folha

 
22/10/2009 - 21h44

Feira literária no sertão pernambucano recebe prêmio de R$ 30 mil

da Livraria da Folha

Um projeto de valorização da literatura local em uma escola pública no sertão pernambucano é o segundo vencedor do prêmio VivaLeitura, entregue na noite desta quinta-feira (22) no Museu da Língua Portuguesa, na Luz (região central de São Paulo), com a presença do ministro Juca Ferreira (Cultura).

No valor de R$ 30 mil, o prêmio é uma iniciativa do governo federal (ministérios da Educação e Cultura), da Organização dos Estados Ibero-Americanos e Fundação Santillana.

Na categoria "Escolas públicas e privadas", venceu o projeto Flis (Festival Literário do Sertão), de Sertânia (PE), que foi desenvolvido na escola pública Olavo Bilac, no sertão de Moxotó, uma das regiões pernambucanas de baixíssimo IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano).

O professor Josessandro Batista de Andrade, responsável pelo projeto, recebeu o prêmio. O projeto incentiva a valorização de manifestações culturais locais no ensino médio, promovendo seminários, palestras, oficinas e saraus. A divulgação de autores locais permite que os alunos conheçam mais de sua realidade e se identifiquem com as histórias.

Eram concorrentes os projetos Esse eu Recomendo, de Juiz de Fora (MG), Alice no País dos Números, de Atalanta (SC), Me descobrindo, descubro também o mundo e a leitura: Literatura, arte e identidade em creches de São Carlos, de São Carlos (SP), e Biblioteca Ambulante: "A Cor da Cultura Formando Leitores e Jovens Griots", de Barra das Garças (MT).

O primeiro prêmio da noite foi dado a um projeto de biblioteca indígena de Mato Grosso, criado por caciques e professores para combater o analfabetismo.

 
Voltar ao topo da página