Livraria da Folha

 
30/10/2009 - 08h16

Novo livro sobre Cora Coralina traz receitas de seus famosos doces

da Folha Online

Matuiti Mayezo/Folha Imagem
Poeta goiana Cora Coralina (foto) é homenageada em festival gastronômico
Escritora e doceira goiana Cora Coralina (foto) é tema de novo livro

Cora Coralina (1889-1985), um dos maiores nomes da poesia brasileira, terá um espaço especial durante a sexta edição do Festival de Gastronomia da cidade de Goiás (GO), sua terra natal.

Durante o evento, que ocorre de sexta (30) a segunda-feira (2/11), haverá o lançamento oficial do livro "Cora Coralina: Doceira e Poeta" (Global Editora, 2009), que comemora os 120 anos de nascimento da escritora, doceira e tecelã.

Abaixo, saiba mais informações sobre este lançamento com receitas de Cora Coralina e conheça outras obras da poetisa goiana:

"Cora Coralina: Doceira e Poeta"

Conhecedores da doçura de seus versos, os leitores de Cora Coralina sempre se perguntaram como teriam sido os doces feitos por ela. Este livro tem o objetivo de matar essa curiosidade.

Divulgação
Livro com receitas de Cora Coralina marca 120 de seu nascimento
Livro com receitas de Cora Coralina marca 120 anos de seu nascimento

Uma obra planejada não só como um livro de receitas, mas também em comemoração aos 120 anos de nascimento da poeta e em homenagem a esta mulher aguerrida, que sempre esteve à frente de seu tempo.

Enquanto decidiam quais receitas (escolhidas a dedo em cadernos amarelecidos pelo tempo) integrariam o livro, a equipe percebeu que, mesmo tendo vivido mais de 40 anos no estado de São Paulo, as receitas tinham uma profunda relação com os costumes goianos. O livro traz prefácio do jornalista J. A. Dias Lopes, um dos nossos decanos do jornalismo gastronômico.

Entremeando as receitas com belíssimas fotografias, ilustrações e poemas, também selecionados criteriosamente, o leitor irá descobrir os segredos da doceira poeta, diversão e gosto bom em quitutes às vezes muito simples, mas sempre saborosos. Muito saborosos.

*

"As Cocadas"
Escrito por um das maiores nomes da literatura brasileira, o conto envolve as crianças e desafia a curiosidade delas, despertando o desejo de descobrir a resolução do conflito vivido pela personagem. Narrado em primeira pessoa, utiliza uma linguagem curta, direta e detalhista, quando necessário. Publicado pela primeira vez no livro "O Tesouro da Casa Velha", um dos últimos trabalhos de Cora Coralina, o conto ganha, nesta edição, cores e traços com as ilustrações tão sintonizadas com a infância do artista Alê Abreu.

Divulgação
Conheça os melhoes poemas da goiana Cora Coralina
Conheça os melhoes poemas da doceira goiana Cora Coralina

"Cora Coragem, Cora Poesia"
A autora presta homenagem ao centenário de sua mãe, a poeta, doceira e tecelã Cora Coralina. Cora teceu uma indumentária capaz de envolver a todos, com sensibilidade, simplicidade e beleza. Suas obras são marcadas pelas reminiscências de Goiás. A autora e filha retratou, de forma carinhosa, uma mulher comum, ligada aos afazeres domésticos e aos filhos, que evidenciava seu amor pelo cotidiano por meio da poesia.

"Melhores Poemas Cora Coralina"
O volume reúne os melhores poemas de um dos maiores nomes da poesia nacional. Cora Coralina escrevia versos belos e simples, muito próxima do gosto popular. "Entre pedras / cresceu a minha poesia./ Minha vida.../ Quebrando pedras / e plantando flores. / Entre pedras que me esmagavam / levantei a pedra rude / dos meus versos". O livro divide os poemas sob as seguintes temáticas: Nos reinos de Goiás, Canto de Aninha, Criança no meu tempo, Paraíso perdido, Entre pedras e flores, Canto solidário e Celebrações.

"A Menina, o Cofrinho e a Vovó"
Uma vovó, que não tinha emprego e passava por algumas dificuldades, resolveu trabalhar. Começou, então, a cozinhar doces diferentes, brigadeiros e bolos artísticos de impressionar. Logo, as guloseimas caseiras da avó conquistaram uma freguesia, indo até parar no estrangeiro. A senhora trabalhou muito para comparar vários tachos de bronze e dar conta de suas encomendas. Mas acabou precisando também de uma geladeira, e, desta vez, a ajuda veio de sua netinha, Célia, que lhe ofereceu seu cofrinho, com dinheirinho suficiente para pagar o resto das prestações da geladeira. Uma bela história que fala do relacionamento de uma avó e sua neta e mostra como a menina ajudou a avó a realizar seu sonho.

 
Voltar ao topo da página