Livraria da Folha

 
31/10/2009 - 11h02

Aproveite a Bienal de Arquitetura e conheça livros sobre os principais projetos mundiais

da Livraria da Folha

A partir deste sábado (31), a cidade de São Paulo recebe a oitava edição da Bienal Internacional de Arquitetura, que ocorre até 6 de dezembro no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera. Considerada uma das maiores mostras mundiais, terá como tema, neste ano, o Ecos Urbanos, com a realização de uma série de debates sobre a qualificação da cidade contemporânea e sua infraestrutura.

Ao todo, foram 106 os trabalhos selecionados para fazer parte da Bienal, que reúne obras dos arquitetos Rodrigo Marcondes Ferraz, Rosa Grena Kliass, Sérgio Kipnis, Thiago Bernardes e Paulo Jacobsen, entre outros. Para mostrar a evolução da arquitetura e os mais importantes projetos mundiais, a Livraria da Folha selecionou alguns livros dedicados exclusivamente ao assunto, que também contam detalhes sobre a vida dos grandes artistas arquitetônicos.

*

"Estado Crítico" - O arquiteto, crítico e ensaísta Guilherme Wisnik discute a arquitetura que se pratica no Brasil e a urbanidade contemporânea. O volume reúne 54 artigos do autor, a maior parte publicada no caderno "Ilustrada" da Folha de S.Paulo, entre 2006 e 2007. Há também uma grande entrevista e quatro ensaios maiores. Wisnik discute a cidade e a experiência urbana em seu sentido mais amplo: a habitação coletiva marcada por formas arquitetônicas e urbanísticas e o conjunto de modos de vida e de produção cultural de sua população.

"Inquietação Teórica e Estratégia Projetual" - O premiado arquiteto, professor e ensaísta espanhol Rafael Moneo, ganhador do prêmio Pritzker em 1996, analisa o trabalho de oito arquitetos-chave da cena contemporânea. Ilustrado com fotografias, maquetes e desenhos das obras analisadas, Moneo descreve e analisa minuciosamente o "cinema" dos arranha-céus de Rem Koolhaas em Nova York, a "arquitetura poética" de Álvaro Siza, assim como os trabalhos de Peter Eisenman e Venturi & Scott Brown, entre outros.

Divulgação

"GUIAS WALLPAPER" - Mostram o que há de mais sofisticado em cada cidade, com destaque para o design e a arquitetura local. Cada guia apresenta uma relação de tudo o que você precisa saber sobre os lugares mais interessantes do mundo. Quer sua viagem dure 48 horas, quer cinco dias, a trabalho ou em férias, os guias oferecem uma seleção exclusiva e cuidadosa dos melhores restaurantes, bares, hotéis, museus, academias e lojas extraordinárias. Os 20 volumes vêm com roteiros mais descolados para que o viajante fique sintonizado com as novidades, além de sugerir opções de passeios em locais próximos às cidades. Estão disponíveis os volumes: "Amsterdã", "Barcelona", "Berlim", "Buenos Aires", "Havana", "Paris", "Istambul", "Lisboa", "Londres", "Madri", "Miami", "Milão", "Nova York", "Pequim", "Praga", "Rio de Janeiro", "Roma", "São Francisco", "São Paulo" e "Tóquio".

"Urbanismo" - Objeto do debate urbanístico do período entre guerras, este livro, de Le Corbusier, vem desencadeando violentas polêmicas desde sua publicação em 1925. Nele, o arquiteto mais famoso da escola modernista afirma que é necessário adaptar a cidade à sua época, reconstituindo-lhe sua nobreza e desenvolvendo sua eficácia. Para isso, no entanto, é preciso transformá-la fundamentalmente.

"100 Grandes Maravilhas do Mundo" - Este livro apresenta 100 estruturas artificiais feitas pelo homem e fenômenos naturais do mundo todo, descritos e ilustrados. Divididas por continente, mostra ruínas de antigas civilizações e paisagens criadas pela natureza, além de tópicos ilustrados com as grandes civilizações e paisagens, que iluminam a riqueza e a variedade do mundo. Todos os locais são indicados em mapas.

"Burle Marx" - O grande artista plástico e paisagista brasileiro Burle Marx, criador do projeto paisagístico do Aterro do Flamengo, tem sua trajetória revista pela historiadora Vera Beatriz Siqueira. Seus principais trabalhos são passados em revista em 16 capítulos fartamente ilustrados, que captam todos os detalhes dessas criações. Além dos jardins monumentais da baía da Guanabara, o livro destaca seu trabalho em Brasília e em fazendas do interior do país.

"60 Artistas e Arquitetos" - Abusando de estilos, texturas, pedras, decorações, vidros, os arquitetos são as estrelas deste livro, que tem como objetivo humanizar a arquitetura ao misturar os diversos ambientes com personalidades e histórias clássicas que acontecem no banheiro. Em cada um dos 60 projetos, uma mescla entre a inspiração do arquiteto integrada à imagens do ambiente, descrição da obra e curiosidades sobre o perfil do profissional pretende proporcionar ao leitor um momento de apreciação e contemplação da arte por meio da arquitetura.

"Roberto Burle Marx 100 anos" - Depois da exposição "Roberto Burle Marx 100 Anos - A Permanência do Instável", que levou mais de 185 mil pessoas ao Museu do Paço Imperial em apenas quatro meses, o legado do paisagista com alma de ambientalista transforma-se agora em um livro homônimo, com textos do próprio artista e de autores nacionais e internacionais, alguns ainda inéditos. O livro foi concebido a partir da mostra, mas é, na verdade, muito mais do que um catálogo.

"A Construção do Sentido na Arquitetura" - A arquitetura contemporânea tem deixado escapar um sentido fundamental para a edificação: além de uma dimensão funcional e outra estética, possui, por impulso inconsciente ou projeto ideológico, uma dimensão poética e social, um valor de troca e não somente de uso. É em busca dessa "linguagem da arquitetura" que J. Teixeira Coelho Netto se insurge contra os arquitetos que "apenas balbuciam coisas sem sentido", e propõe que o arquiteto deixe de ser meramente um técnico.

"Detalhes Construtivos da Arquitetura Residencial Contemporânea" - Apresenta um estudo dos detalhes de construção de mais de 50 casas executadas e projetadas nos últimos dez anos. Organizado de acordo com o principal material utilizado (como concreto, madeira, vidro, alvenaria, aço e materiais alternativos), o livro é ricamente ilustrado por fotografias, plantas baixas, cortes, elevações e axonométricas, além de diversos detalhes construtivos. Acompanha CD-ROM que inclui todos os desenhos do livro.

"Em Busca de uma Arquitetura Sustentável para os Trópicos" - Antigamente, a arquitetura estruturada através da experiência de sucessivas gerações; hoje em dia, em cidades caóticas onde todos moram de maneira inadequada, busca-se insistentemente a diferenciação qualitativa e soluções imaginativas para o problema. Neste livro, os autores trazem princípios em prol de uma arquitetura sustentável nas regiões tropicais, descrevendo e analisando exemplos práticos e mostrando como usar os conceitos naturais na área e empregar determinadas estratégias para conseguir um projeto com conforto ambiental.

 
Voltar ao topo da página