Livraria da Folha

 
03/11/2009 - 09h37

"Lygia por Lygia" reproduz a vida da escritora na tela

da Livraria da Folha

Hoje, às 20h30, os leitores de Lygia Fagundes Telles se tornarão também telespectadores de sua obra. O CineSesc (r. Augusta, 2075, Cerqueira César; (11) 3087-0500) exibirá a pré-estreia do especial "Lygia por Lygia", com texto da escritora e dramaturga Maria Adelaide Amaral--, que abre a série "Autor por Autor", fruto da parceria entre a Fundação Padre Anchieta e o SescTV. A primeira exibição é reservada para jornalistas e convidados. A TV Cultura exibirá o vídeo no dia 11 de novembro, às 22h, e o SescTV em 7 de dezembro, às 23h. O programa terá duração de 52 minutos.

Divulgação
Cartaz do vídeo "Lygia por Lygia", da série "Autor por Autor", que aproximará o telespectador da literatura brasileira contemporânea
Cartaz do vídeo "Lygia por Lygia", da série "Autor por Autor", que aproximará o telespectador da literatura brasileira contemporânea

Com direções geral de Paulo Markun e artística de Ricardo Elias, o vídeo tem a participação das atrizes Eva Wilma e Regina Braga, e do ator Luciano Chirolli. Eva e Regina representam Lygia em fases distintas da vida. Chirolli representa dois personagens: o pai Durval e Alfredo Mesquita, fundador da Escola de Arte Dramática da USP da qual Lygia participou.

O especial foi produzido em HD, com cenário virtual. A série tem o intuito de aproximar o telespectador de grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, a partir da perspectiva do próprio autor.

Conheça outras obras de Lygia Fagundes Telles.

"As Meninas" (2009) : Lygia conduz o leitor pelos dramas e alegrias de três jovens --Ana Clara, Lorena e Lia. O texto é polifônico, ora na primeira pessoa, ora na terceira. A autora se dilui na trama de modo onisciente.

"Antes do Baile Verde" (2009) : O volume reúne 18 contos escritos por Lygia entre 1949 e 1969. As narrativas examinam os mais diversos destinos humanos sob o olhar crítico e solidário da autora.

"Invenção e Memória" (2009) : Lygia mescla experiências pessoais e até ficcionais para narrar com serenidade e inquietação parábolas de vidas animadas e inanimadas.

"A Noite Escura e Mais Eu" (2009) : Publicado originalmente em 1955, o volume reúne nove contos breves com alta carga e intensidade dramáticas.

"Ciranda de Pedra" (2009) : Loucura, traição e morte movimentam este romance, publicado em 1954.

"Seminário dos Ratos" (2009) : Lançado em 1977, o exemplar reúne 14 histórias que recontam o fantástico como modo privilegiado de acesso ao real.

"Capitu" (2008)" : A obra foi escrita em 1967 em parceria com Paulo Emílio Sales Gomes. Por meio de flashbacks, os autores contam como Capitulina Pádua, conhecida como Capitu, se envolve com seu vizinho Bentinho.

"Meus Contos Esquecidos" (2005) : Histórias maravilhosas, cujos personagens são seres humanos comuns. Suas almas são esquadrinhadas com beleza, profundidade e economia de palavras.

"Antologia: Meus Contos Preferidos" : Escritos entre as décadas de 1960 e 1990, os 31 contos que compõem este livro levam o leitor a narrativas detalhadas e textos fluidos.

 
Voltar ao topo da página