Livraria da Folha

 
06/11/2009 - 09h52

Snoopy e sua turma fazem 60 anos e ganham coleção de obra completa

da Livraria da Folha

"Peanuts" é o nome da série de Snoopy, e um dos quadrinhos mais famosos e influentes do planeta. As tirinhas chegaram a ser publicadas em 2.600 jornais por todo o mundo, atingindo 355 milhões de leitores em 75 países, e foi traduzida para 21 idiomas. E agora, que Snoopy, Charlie Brown e o resto da turma estão comemorando 60 anos, está sendo lançado no Brasil o primeiro volume de uma coleção que reunirá praticamente todos os quadrinhos criados pelo desenhista Charles M. Schulz até sua morte em fevereiro de 2000. Trata-se de "Peanuts Completo"

Divulgação
Coletânea de tirinhas mostra evolução de Snoopy, Charlie Brown e seus amigos
Coletânea de tirinhas mostra evolução de Snoopy, Charlie Brown e seus amigos

É uma coleção monumental que já está em seu 12º volume no exterior, sendo que cada um reúne três anos dos trabalhos publicados, totalizando quase 18 mil tirinhas que foram criadas por Schulz no seu meio século de dedicação aos personagens. O primeiro volume, que está sendo lançado no Brasil pela editora L&PM, traz as tiras de 1950 a 1952, e permite ao leitor acompanhar a evolução dos personagens e do estilo de desenho e do argumento do quadrinista.

A cara redonda de Charlie Brown era mais achatada, lembrando o formato de um limão, ao passo que Snoopy era um cachorro normal de início e aos poucos foi ganhando características humanas, como andar em duas patas, jogar beisebol e brincar de aviador da Primeira Guerra Mundial enfrentando o imaginário Barão Vermelho, além de suas frustradas pretensões literárias, digitando folha após folha em sua máquina de escrever. De fato, uma cena que se tornaria icônica em "Peanuts" é justamente o cão passar a dormir em cima da casinha ao invés de dentro dela.

Outro personagem inesquecível é o pobre Charlie Brown, cuja profunda melancolia o torna ao mesmo tempo cômico e triste. Ele é o completo oposto do sonho de sucesso tão arraigado nos Estados Unidos. É nervoso, não possui autoconfiança, não consegue levantar uma pipa, jogar beisebol ou chutar uma bola de futebol americano (sempre trapaceado pela perversa Lucy). Essa teimosia e frustração dão ao personagem a dimensão humana que o tornou um dos favoritos da série.

Umberto Eco afirmou que "Peanuts" apela tanto para o leitor inocente quanto ao sofisticado. Tratas-se de uma obra prima dos quadrinhos e do desenho que une, com simplicidade e delicadeza, humor e melancolia para todas as idades.

"Peanuts Completo"
Autor: Charles M. Schultz
Editora: L&PM Editores
Páginas: 360
Quanto: R$ 68,00
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página