Livraria da Folha

 
10/11/2009 - 13h58

Monte sua biblioteca com os livros de Anne Rice, precursora dos vampiros românticos

da Folha Online

Nascida em 4 de outubro de 1941, Anne Rice escolheu seu próprio nome quando entrou para a escola em sua cidade natal Nova Orleans. Aos 17 anos, mudou-se para Richardson, no Texas, onde conheceu seu marido Stan Rice. Anos mais tarde, eles voltaram para Nova Orleans, cenário da maioria de seus livros.

Bill Haber/AP
Anne Rice reacendeu o interesse do público para a literatura de vampiros e abriu o caminho para as novas séries de sucesso
Anne Rice reacendeu o interesse do público para a literatura de vampiros e abriu o caminho para as novas séries de sucesso

Seu primeiro livro, "Entrevista com o Vampiro", foi escrito logo após o nascimento de seu filho Christopher, em 1976. Atualmente, ele também é escritor e já publicou quatro romances. "Entrevista" é o seu trabalho mais conhecido e deu origem às chamadas "Crônicas Vampirescas", composta por dez volumes.

Apesar de algumas histórias não se cruzarem diretamente, seus personagens vivem no mesmo universo e acabam dialogando uns com os outros algumas vezes. Lestat é a criatura que mais se apresenta nos diferentes volumes e costura as tramas, ele é a grande estrela das crônicas, e Rice era absolutamente encantada por ele. Apresentadas em formas de relatos, quase sempre como entrevistas ou diários, conhecemos a vida e não vida dos narradores.

A história de Louis, trama principal "Entrevista com o Vampiro", tornou-se famosa em 1994, quando Brad Pitt deu vida ao personagem na versão cinematográfica dirigida por Neil Jordan. O trio de vampiros sedutores era completado por Antonio Banderas (Armand) e Tom Cruise (Lestat), além da adorável e aterrorizante Claudia, interpretada pela estreiante Kirsten Dunst ("Homem Aranha").

No filme, conhecemos a história do vampiro que foi transformado em 1791 e conta sua experiência para um jovem repórter ( interpretado por Christian Slater) que o encontrou por acaso nas ruas de Nova Orleans. Rice teve participação direta na produção do longa, deixando claro seu descontentamento com a escolha de Tom Cruise para o papel de Lestat. A autora voltaria atrás em sua opinião após ver o filme concluído.

A segunda adaptação veio em 2002 com "A Rainha dos Condenados". Desta vez sem qualquer intervenção de sua criadora. Por conta disso, o resultado não foi tão fiel ao livro, chegando a misturar elementos e situações do livro "Vampiro Lestat". Não houve tanta repercussão quanto houve com o primeiro.

Fora das "Crônicas Vampirescas", a autora produziu outras duas séries de livros. São eles: "Novos Contos de Vampiros" (dois volumes que retratam vampiros fora das histórias presentes nas "Crônicas") e "Bruxas Mayfar" (quatro volumes que retratam um clã de bruxos malignos).

Com a morte de seu marido em 2002, Anne Rice anunciou que deixaria de escrever sobre temas sobrenaturais e seres fantásticos, passando a dedicar-se a outros gêneros literários. Em confronto com a fé católica, a autora reassumiu a religião e passou a escrever sobre temas ligados à religião. Em 2005, ela iniciou um curioso retrato de Jesus com seus livros "Cristo Senhor".

Rice deu uma nova imagem aos sugadores de sangue, seres que também podiam ser atormentados pela sua própria natureza, que sofriam por serem obrigados a tirar a vida de seres humanos. Mas, apesar do tom mais romântico, os livros mantêm a sensualidade, a fascinação e o terror que esses seres infringem. E assim, abriu caminho para a nova safra de vampiros heroicos e apaixonantes.

Monte sua biblioteca com os livros de Anne Rice.

Crônicas Vampirescas

Entrevista com o vampiro (1976)
O Vampiro Lestat (1985)
A Rainha dos Condenados (1988)
A História do Ladrão de Corpos (1992)
Memnoch (1995)
O Vampiro Armand (1998)
Merrick (2000)
Sangue e Ouro (2001)
Fazenda Blackwood (2002)
Cânticos de Sangue (2003)

Novos Contos de Vampiros

Pandora (1997)
Vittorio, o Vampiro (1998)

Bruxas Mayfair

A Hora das Bruxas I e II (1990)
Lasher (1993)
Taltos (1994)

Outras Obras

Chore para o Céu (1982)
A Múmia ou Ramsés, o Maldito (1989)
O Servo dos Ossos (1996)
Violino (1997)
Cristo Senhor: a Saída do Egito (2005)
Cristo Senhor: o Caminho para Cana (2008)

 
Voltar ao topo da página