Livraria da Folha

 
10/11/2009 - 12h46

Prepare-se para "Lua Nova": conheça curiosidades e datalhes da saga

da Folha Online

Com uma legião de fãs pelo mundo todo, "Crepúsculo" é daquelas sagas que agregam pessoas apaixonadas. E elas sabem absolutamente tudo sobre os livros, os filmes e os atores. Quando acontece o primeiro beijo, em que a autora interferiu nas cenas, quais os filmes e séries dos quais o elenco participou.

Divulgação
Vampiros bons e "vegetarianos" tornaram-se febre mundial com a série filmes e livros
O triângulo amoroso nasce em "Lua Nova" e dá o tom para os próximos livros e filmes

Se você não é um fã ardoroso ou apenas começou a explorar este universo de vampiros vegetarianos e lobisomens que são espíritos protetores, existem algumas coisas que são interessantes saber antes de assistir ao filme "Lua Nova", a segunda parte da quadrilogia, que estreia mundialmente no próximo dia 20 de novembro.

A Livraria da Folha selecionou algumas curiosidades para que você não chegue perdido na próxima "lua nova" -- sim, o lançamento do longa ocorrerá durante o período lunar que empresta o nome à obra. Veja algumas curiosidades:

-

OS FILMES

Divulgação
O segundo filme da saga conquistou um orçamento do tamanho de seu sucesso
O segundo filme da saga conquistou um orçamento do tamanho de seu sucesso

- O primeiro filme teve um custo modesto para blockbusters, apenas US$ 37 milhões, e arrecadou nas bilheterias mundiais US$ 400 milhões.

- O lançamento do DVD colocou o filme como um dos cinco mais vendidos nos últimos dois anos.

- A trilha sonora do filme, após ser postada no site da autora, chegou ao terceiro lugar da Amazon. com em apenas um dia.

- David Slade, diretor do terceiro longa "Eclipse" já é conhecido do universo dos vampiros. Ele dirigiu a adaptação para o cinema de "30 Dias de Noite".

- Michael Sheen, o Aro de "Lua Nova", já esteve atrás das linhas inimigas. Ele interpretou um lobisomem na trilogia cinematográfia "Anjos da Noite"

- Para a autora a atriz ideal para interpretar Bella era Emily Browning, a Violet de "Desventuras em Série". Ela chegou a ser convidada para o papel, mas teve que recusá-lo por estar terminando de filmar outra produção.

- Henry Cavill, o Henrique 8 de "The Tudors", era a escolha de Meyer para o papel de Edward, mas o ator de 26 anos não se encaixou como um rapaz de 17.

- 5 mil atores fizeram o teste para o romântico vampiro. Robert Pattinson entre eles. O teste final foi feito com Kristen Stewart na cama de Catherine Hardwicke.

- Para criar o efeito de brilho na pele de Edward e caber no orçamento, Catherine Hardwicke contratou a Light and Magic, a empresa de efeitos especiais de George Lucas.

- Em 2004, a Paramount negociou os direitos de filmagem de "Crepúsculo". Não foi adiante pois Stephenie Meyer não concordou com as mudanças na história.

-

A AUTORA

Divulgação
Sonho com a cena da clareira levou a escritora a escrever por dias a fio
Sonho com a cena da clareira levou a escritora a escrever por dias sem parar

- Stephenie Meyer vive em Phoenix, Arizona, e nunca esteve em Forks. A escolha da cidade se deu após pesquisar no Google por um lugar frio e chuvoso nos EUA, onde seus vampiros pudessem sair à luz do dia.

- Alguns aspectos da vida de Bella foram inspiradas na vida da própria autora. Ela também teve que mudar de escola no Ensino Médio.

- A autora é membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como Mórmon.

- Os livros preferidos de Stephenie Meyer são "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen; "Romeu e Julieta", de Shakeaspere; "O Sol é para Todos", de Harper Lee; "Morte no Nilo", de Agatha Christie; e "As Crônicas de Nárnia", de C.S. Lewis.

- Edward foi batizado assim por conta de um personagem de Jane Austen. Já Isabella seria o nome da filha de Stephenie Meyer, se ela tivesse tido uma menina.

- Emily, Paul, Seth e Jacob são personagens que tiveram seus nomes emprestados de familiares da autora.

- A razão para os carros serem tão bem detalhados é a obcessão de seus irmãos por automóveis.

-

OS LIVROS

- O primeiro livro da saga iria se chamar "Forks" - local onde a história se passa -- mas os editores convenceram Stephenie Meyer de que o nome não era bom.

- Os quatro livros venderam mais de 50 milhões de cópias e foram distribuído em 43 países.

- Os livros japoneses são divididos em mais partes e trazem ilustrações no estilo mangá.

- "Eclipse" e "Amanhecer" seriam inicialmente um único livro: "Forever Dawn". Mas os editores acharam que era melhor desenvolver mais a história e não casar Bella e Edward tão cedo.

- Para a autora, a história de Edward e Bella terminou, os conflitos se resolveram. Se um dia ela voltar a este universo será contando a história de outro personagem.

- Os originais de "Crepúsculo" continham 130 mil palavras, algo em torno de 500 páginas.

- O título do último livro foi escolhido por um fã. Meyer estava cansada dos temas sombrios de seus outros volumes e entrou em fórum de discussão para fãs para se inspirar. Um fã acabou sugerindo "Breaking Dawn" ("Amanhecer").

- A autora só conseguia escrever com música, por isso em seu site há um playlist de cada obra e algumas das bandas estão presentes nas trilhas dos filmes.

- Em seu site há, também, trechos excluídos das edições finais de "Crepúsculo" e de "Lua Nova".

- Assim como a ideia pra criar a história surgiu de um sonho, Edward apareceu novamente para ela. Ele tinha os olhos vermelhos e dizia que ela tinha entendido a sua história "toda errada".

- Ela criou os Volturi porque precisava de um contraponto de peso aos Cullen, que estavam tornando-se poderosos demais e indestrutíveis.

- Os X-men foram uma das inspirações para os vampiros que possuíam poderes.

-

Divulgação

OS SIGNIFICADOS DAS CAPAS E DOS TÍTULOS:

- "Crepúsculo" : para Edward é o significado de sua vida, o fim de um dia; para Bella é o início de algo, ou da noite. Para a autora, mais do que o fruto proibido, a maçã que estampa a capa representa a escolha.

- "Lua Nova" : apesar dos lobos serem introduzidos neste volume, o título refere-se à fase mais escura da lua e, na história, à fase mais escura da vida de Bella. A imagem da capa remete à sangue escorrendo e a flor está machucada, como a protagonista.

- "Eclipse" : Bella trata Jacob como seu sol particular, mas nem mesmo o calor do sol resiste a um eclipse, ou no caso, à presença de Edward. A imagem representa a vida de Bella, que decide romper com seu mundo e tornar-se vampira, mas ela não pode desligar-se completamente, por isso a fita possui alguns fios não cortados.

- "Amanhecer" : Refere-se ao início da vida de Bella como vampira, que nunca foi mais do que comum enquanto era humana. A imagem possuiu dois significados. O primeiro é Bella, que ao mudar torna-se a peça mais importante do jogo, a rainha, e deve proteger quem ama. O segundo é uma referência à batalha final que é tratada como um jogo de xadrez, sem derramamento de sangue e vencida pela estratégia.

 
Voltar ao topo da página