Livraria da Folha

 
11/11/2009 - 18h20

Entenda o apagão com livros sobre crises energéticas

da Folha Online

O blecaute que ocorreu na última terça-feira (10) atingiu 18 Estados brasileiros e deixou o Paraguai sem luz. Foi um dos maiores da história, mas não foi o primeiro caso no Brasil. Em 2002, um parafuso frouxo causou blecaute em dez Estados. Já em 2003, um curto circuito deixou Florianópolis no escuro.

Veja abaixo uma seleção de livros que explicam essas crises energéticas:

-

Divulgação
Autor critica o setor energético no Brasil e propõe soluções
Autor critica o setor energético no Brasil e propõe soluções

"O Apagão"

Este livro reúne textos que Luiz Pinguelli Rosa publicou especificamente sobre a questão da energia elétrica, desde 1992, para alertar sobre a crise que ameaçava o setor e explodiu em 2001, no episódio que a mídia batizou de "apagão".

No início do governo Itamar Franco, Pinguelli já advertia sobre a ameaça que representava para os interesses nacionais e para a oferta de energia no país o processo que então principiava de privatização das empresas geradoras e distribuidoras de energia elétrica.

Com coragem e fundamento técnico, ele apontou desde o início o processo de rebaixamento do nível das represas nas usinas geradoras, quando a diminuição dos investimentos em geração e distribuição, a par com o aumento do consumo de eletricidade no país, provocava déficit continuado no nível de reservas de água e, consequentemente, tornava inevitável a crise que arrebentou. Mas Pinguelli não criticava apenas, mostrava sempre alternativas para a superação do problema.

-

Divulgação
Jornalista faz relato sobre o apagão em Florianópolis, em 2003
Jornalista faz relato sobre o apagão em Florianópolis, em 2003

"CBN Diário"

O dia 29 de outubro de 2003 entrou para a história de Florianópolis e de Santa Catarina, repercutindo em todo o país, como o Dia do Apagão. No início da tarde, numa das galerias da ponte Colombo Salles, que liga a ilha de Santa Catarina ao continente, uma explosão provocou o rompimento de um cabo de transmissão de energia elétrica e a parte insular da capital catarinense ficou sem eletricidade.

A rádio "CBN Diário", mesmo sem saber da gravidade do acidente, entrou em ação imediatamente e nas horas e dias seguintes se consagrou como emissora jornalística, atingindo o mais alto índice de audiência entre as AMs e FMs. Este livro conta como foi a cobertura da rádio durante o caos que se instalou na região e fez a população parar todas as suas atividades.

-

Divulgação
Jornalista investiga o fantasma do apagão que ronda o Brasil
Jornalista investiga o fantasma do apagão que ronda o Brasil

"Guerra do Apagão"

Com um texto característico de jornalista, atento à informação que leva em conta o leitor não familiarizado com o assunto, abrindo "janelas" para entrevistas que contemplam os dois lados de toda controvérsia, Alex Solnik faz uma reportagem bem-humorada, ágil e polêmica sobre o fantasma do apagão que ronda o Brasil.

-

Divulgação
Livro mostra como a eletrificação se tornou um movimento político
Livro mostra como a eletrificação se tornou um movimento político

"Da Privatização ao Apagão"

Ao retratar várias épocas do Brasil, este livro mostra como a eletrificação se transformou em um movimento político, no início do século 20, e as influências da propriedade privada internacional.

 
Voltar ao topo da página