Livraria da Folha

 
11/11/2009 - 19h22

Livros ensinam brincadeiras para fazer com as crianças em casa

da Livraria da Folha

Em dias de caos no trânsito é preferível manter as crianças brincando dentro de casa para evitar maiores transtornos. Mas para que a diversão não seja prejudicada, é preciso ser criativo e descobrir brincadeiras que estimulem a criatividade e o desenvolvimento infantil. E, principalmente, que agradem aos pequenos. O assunto é tema de vários livros que trazem dicas para brincadeiras com crianças de todas as idades. Confira alguns:

Divulgação
A obra mostra uma forma lúdica de ajudar no desenvolvimento infantil
A obra mostra uma forma lúdica de ajudar no desenvolvimento infantil

Os escritores Janni Nicol e Christopher Clouder escreveram dois livros nos quais aplicam a filosofia educacional Waldorf / Rudolf Steiner, que propicia o desenvolvimento do bebê e da criança de forma natural e holística, valorizando tanto a mente quanto o corpo. A abordagem é ideal para os pais que querem mais para seus filhos do que a oferta constante da programação televisiva e de brinquedos industriais, sendo também uma ótima proposta para reforçar os laços afetivos da família.

Em "Brincadeiras Criativas para o Seu Bebê", eles detalham técnicas para ajudar bebês de 3 meses a 2 anos a se desenvolverem com brincadeiras divertidas e imaginativas, além de trazer explicações passo a passo para fazer manualmente mais de 20 brinquedos. Já o livro " Brincadeiras Criativas para o Seu Filho", traz técnicas que ensinam como crianças de 2 a 4 anos podem se desenvolver com brincadeiras divertidas e imaginativas, além de explicações para se fazer mais de 20 brinquedos manuais. As duas obras têm a proposta de oferecer uma forma lúdica de aumentar a concentração e melhorar o desenvolvimento dos pequenos proporcionando à criança o desenvolvimento harmonioso de todas as suas capacidades, interligando as esferas física, emocional e espiritual.

Divulgação
O livro apresenta brincadeiras que usam a criatividade e o raciocínio
O livro apresenta brincadeiras que usam a criatividade e o raciocínio

Da TV para os livros, a turminha do Hi-5 também pode ajudar os pais a distrair a garotada, com atividades que divertem e ao mesmo tempo estimulam o desenvolvimento. Em "Vamos Brincar com Hi-5", Os persornagens da série de Tv, --Shaun, Jenn, Curtis, Karla e Kimee, convidam as crianças a embarcar em uma aventura pelo mundo dos jogos, das brincadeiras, usando criatividade, raciocínio lógico e desenvolvendo a coordenação. O livro oferece uma maneira divertida para as crianças aprenderem, desenvolverem habilidades e vencerem desafios. Com o livro de atividades "Fazendo Arte com Hi-5", a criança aprenderá a fazer trabalhos manuais e será levada a conhecer o mundo da arte. Desta forma, o leitor vai aprender a criar brinquedos, enfeites e fazer colagens de um jeito fácil e divertido.

Um boa atividades para pais e filhos fazerem junto é cozinhar! O livro "O Pequeno Chef", reúne mais de cem receitas feitas com ingredientes naturais e saudáveis para o café da manhã, almoço, jantar e sobremesa. Todas as receitas são ilustradas passo a passo e trazem informações e curiosidades sobres os alimentos. Um glossário especial apresenta o significado dos termos específicos usados no livro.

"O Livro de Receitas das Garotas" ensina, de maneira divertida, a preparar mais de 50 pratos deliciosos e fáceis de fazer! As meninas vão aprender a cozinhar bolos, doces, sobremesas, petiscos e pratos principais. Ricamente ilustrado e cheio de detalhes, o livro mostra, passo a passo, como fazer cheesecake de framboesa, biscoito de caramelo, bolo de chocolate, trufas de chocolate, hambúrguer recheado, pizza quadrada, nachos, rolinho primavera, milk-shake, chocolate quente e limonada rosa.

Divulgação
O livro desperta o interesse em fazer várias atividades manuais
O livro desperta o interesse em fazer várias atividades manuais

Para as meninas que gostam de atividades manuais, o livro "Coisas Maravilhosas para Aprender, Fazer e se Divertir" revela às garotas o prazer de fazer coisas simples com as próprias mãos, experimentando as próprias habilidades. Com ilustrações explicativas, a autora mostra o passo a passo de coisas como tirar as primeiras notas do violão, costurar uma saia, dobrar origamis ou fazer biscoitos caseiros. O livro também estimula o desenvolvimento de competências que acompanharão as meninas para o resto da vida, como pintar em vidro, fazer patchwork, assar pão integral ou até mesmo escrever e trocar cartas com amigas, resgatando o charme da comunicação tradicional em plena era da web 2.0.

Em "Eu que Fiz" as irmãs gêmeas Ellen e Julia Lupton apresentam um manual para as crianças desenvolverem projetos caseiros, com 102 atividades, ilustradas e explicadas passo a passo. A maior parte delas foi criada por crianças de 6 a 12 anos e, por isso, elas não são tão bem acabadas e perfeitas quanto aquelas que encontramos em revistas especializadas em trabalhos manuais. Dividido em quatro grandes áreas (Grafismos, Brinquedos, Casa e Moda), as autoras ensinam o bê-a-bá do design em projetos que utilizam desde um saquinho de catchup à confecção de padronagens com a ajuda de computador.

 
Voltar ao topo da página