Livraria da Folha

 
12/11/2009 - 18h04

Há 80 anos nascia Grace Kelly; conheça sua trajetória

da Livraria da Folha

Divulgação
Grace Kelly, em "Janela Indiscreta"; cineasta foi apaixonado pela atriz
Grace Kelly, em "Janela Indiscreta"; cineasta foi apaixonado pela atriz

Nascida em 12 de novembro de 1929, Grace Kelly foi uma grande atriz norte-americana, que se tornou princesa após seu casamento com Rainier 3°, príncipe-soberano de Mônaco. Eterna diva do cinema, Grace Kelly viveu o que pode ser definido como um conto de fadas. Na sétima arte, teve vários filmes de sucesso, sendo uma das atrizes preferidas de Alfred Hitchcok. Mesmo quando virou princesa de Mônaco, manteve-se no centro das atenções até sua trágica morte, em 1982, num acidente de carro.

Filha do milionário John Brendan Kelly e de Margaret Katherine Major, desde criança o sonho de Grace era de se tornar uma atriz. Ela estreou nas telas em 1951, com o filme "Horas Intermináveis", de Henry Hathaway. Em 1952, tornou-se conhecida ao fazer par romântico com Gary Cooper em "Matar ou Morrer". Em 1954, trabalhando com Clark Gable e Ava Gardner em "Mogambo", recebeu sua primeira indicação ao Oscar, como atriz coadjuvante. Em 1955, foi a vencedora do Oscar de Melhor Atriz, por sua atuação em "Amar é Sofrer", de George Seaton.

Sempre cercada pela imprensa, a atriz teve uma vida amorosa bastante movimentada, entre os seus romances figuram atores Gary Cooper, Clark Gable, William Holden, Cary Grant, Jean-Pierre Aumont, Ray Milland e David Niven. Fala-se também de um romance com o estilista ítalo-russo Oleg Cassini, que foi rejeitado pela família Kelly por sua origem irlandesa, por ser divorciado e cristão-ortodoxo.

Em 1955, convidada pelo governo da França para participar do Festival de Cannes, conheceu o príncipe Rainier 3°, de Mônaco, com quem viria a se casar no ano seguinte. Com ele, Kelly teve três filhos: a princesa Caroline, em 1957, o príncipe Albert 2°, em 1958, e a princesa Stephanie, em 1966. Em 14 de setembro de 1982, Grace Kelly sofreu um derrame cerebral em Mônaco, aos 52 anos, após um acidente de carro.

Veja abaixo uma seleção de livros sobre a atriz.

-

Divulgação
Volume examina a vida, a carreira e os filmes de Alfred Hitchcock
Volume examina a vida, a carreira e os filmes de Alfred Hitchcock

O livro "Fascinado pela Beleza: Alfred Hitchcock e Suas Atrizes" (Larousse, 2009) examina a vida, a carreira e os filmes do cineasta por meio das relações complexas --e frequentemente chocantes-- com suas lendárias atrizes, entre elas Grace Kelly.

Para Hitchcock, ela interpretava o ideal feminino: a loira discreta, magra e de delicados gestos. Grace Kelly participou do seus filmes "Disque M para Matar", "Janela Indiscreta" e "Ladrão de casaca", este último filmado em Mônaco.

-

Divulgação
Uma filmografia visual contendo toda a trajetória de Grace Kelly
Uma filmografia visual contendo toda a trajetória de Grace Kelly

Para quem quiser saber mais dos filmes e sua carreira de atriz, o livro "Grace Kelly" traz uma filmografia visual contendo os melhores momentos da trajetória de Grace Kelly.

Com legendas em italiano, português e espanhol, a obra mostra imagens dos principais sucessos de Grace Kelly, assim como capas de revistas e matérias de jornais da atriz que conquistou Hollywood.

-

"Fascinado pela Beleza: Alfred Hitchcock e Suas Atrizes"
Autor: Donald Spoto
Editora: Larousse
Páginas: 336
Quanto: R$ 59,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 e no site da Livraria da Folha.

"Grace Kelly"
Autor: Paul Duncan
Editora: Taschen
Páginas: 194
Quanto: R$ 40,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 e no site da Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página