Livraria da Folha

 
13/11/2009 - 15h27

Conheça as principais redes sociais para os amantes da literatura

GUILHERME SOLARI
colaboração para a Livraria da Folha

Melhor do que ler, só mesmo falar sobre literatura. E uma nova onda de redes sociais de livros torna cada vez mais fácil e divertido para os amantes da leitura se encontrarem, discutirem, trocarem livros e referências na internet. E fora dela também.

E está muito enganado quem pensa que essas redes são apenas estrangeiras, pois diversas iniciativas tupiniquins estão fazendo sucesso e desafiando o estereótipo de que não se lê no Brasil. Conheça abaixo algumas das principais redes nacionais e estrangeiras:

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Site permite que você discuta o livro conforme progride com a leitura
Site permite que você discuta o livro conforme progride com a leitura

"Skoob"

O "Skoob" foi criado no final de dezembro de 2008 pelo carioca Lindenberg Moreira como uma forma de trocar livros técnicos entre colegas. Em apenas dois dias, o site cresceu de zero a trezentos membros e quando o bate-boca chegou ao Orkut a entrada de novos membros explodiu. "É um negócio que eu não sei explicar. As pessoas vão achando por twitter, blogs e hoje nós estamos com cerca de 44 mil membros," contou Lindenberg.

No site é possível criar uma estante virtual com suas obras preferidas ou as que você pretende ler, que abandonou, que emprestou ou está relendo, além de escrever resenhas, comentar o livro conforme você o lê e é possível acompanhar o que seu amigos estão apreciando. No restante, o "Skoob" não difere muito de outras redes sociais comuns como Orkut ou Facebook, com a opção de adicionar amigos e conversar entre os usuários. Os próprios usuários fazem o cadastro dos volumes, de forma que se você não encontrou um livro que tenha, basta cadastrá-lo.

Lindenberg conta que o site renovou o seu próprio interesse pela literatura. "Eu mesmo era muito voltado para os livros técnicos, mas depois que eu comecei a utilizar o site, eu passei a ler Kafka, Nietzsche, Oscar Wilde, livros que eu comecei a descobrir a partir de outras pessoas", disse.

O "Skoob" ainda planeja implementar um sistema de sugestão automática de livros similares para que você encontre obras parecidas com as que aprecia, assim como comunidades, ou salas de debates em torno de livros, temas literários e séries, além de jogos de quiz.

O site também criou em torno de si uma comunidade que saiu do campo virtual para o mundo real. No Rio de Janeiro, já foram feitos mais de sete encontros entre usuários do site para discutir literatura e trocar livros e encontros em São Paulo também estão sendo planejados. "O bacana é que foram criadas amizades reais a partir do site", disse Lindenberg.

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"O Livreiro" aposta em conteúdo editorial, comunidades e listas
"O Livreiro" aposta em conteúdo editorial, comunidades e listas

O Livreiro

"O Livreiro" foi lançado durante a FLIP, no dia 01 de julho de 2009 e aposta em uma mistura de conteúdo editorial -- com matérias e entrevistas -- e rede social que hoje conta com mais de 20 mil usuários cadastrados.

"Percebemos, em apenas quatro meses de projeto, que os brasileiros se interessam bastante pelo assunto 'leitura' e estabelecem uma relação de carinho com os livros. Além disso, o brasileiro adora se comunicar, debater temas, participar", disse Verena Petitinga, do "O Livreiro".

O site utiliza tons e motivos de livros integrados no design do site, incluindo um belo fundo de madeira para as estantes virtuais. As comunidades são bastante ativas, com discussões sobre livros baratos, autores, gêneros ou qualquer outro assunto, como grupos de discussão sobre livros de vampiro ou sobre teatro. O site também é integrado com o Twitter, o que permite que as suas atualizações sejam enviadas automaticamente ao serviço de microblog. "O Livreiro" não permite o cadastro de livros por parte do usuários, mas seu banco de dados contém mais de 2 milhões de títulos.

"Nossa proposta é gerar inclusão através da leitura, fazendo com que jovens e pessoas que muitas vezes não sabem o que ler tivessem informações e fossem influenciadas por outras pessoas que gostam de livros", falou Verena.

"O Livreiro" também possui uma espécie de "super-comunidade" comandada pelo escritor Milton Hatoum, o "Clube do Livro", que apresenta obras que são discutidas em profundidade pelos usuários e pelo autor. Além dos quatro jornalistas e colaboradores que atualizam diariamente no blog da rede.

O site já possui busca integrada, inclusão de livros em listas pessoais, notificações de atividades por email e inserção de novos livros à nossa base, mas promete novidades para o próximo ano. "Para 2010, faremos o lançamento de novas funcionalidades ainda no primeiro semestre, o que dará uma cara diferente e ainda mais interessante ao site", promete Verena.

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Rede social que incentiva a troca de livros entre os brasileiros
Rede social que incentiva a troca de livros entre os brasileiros

Trocando Livros

O "Trocando Livros", que foi criado em outubro de 2008, parte de um princípio diferente das demais redes sociais. Ele funciona como um intermediário para o intercâmbio de obras pelo correio entre os usuários. "A ideia surgiu quando percebi que poderia "dar vida" aos meus livros que estavam estacionados há muito tempo na estante", falou o fundador do site, Arley Lobato. "Pensei que pessoas de todo o Brasil poderiam fazer o mesmo, criando um mega acervo de títulos disponíveis para troca".

O "Trocando Livros" funciona da seguinte maneira: Você se cadastra no site e adiciona um livro que tenha e queira disponibilizar para a troca, que aparecerá na lista de livros disponíveis no site. Depois que um usuário que possui um crédito solicitar um de seus livros você recebe o endereço e envia o livro pelo correio. Você ganha assim um crédito que pode ser usado para solicitar outra obra de alguém.

Para quem se pergunta se esse sistema é seguro, Lobato garante que é. "O "Trocando Livros" é muito seguro pois utiliza o número de registro dos Correios para rastrear as postagens e fornecer os créditos aos que enviaram corretamente. Por esse motivo, o site possui hoje cerca de 26 mil usuários e milhares de livros são trocados mensalmente", conta.

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Uma das redes mais antigas, conta com quase 1 milhão de usuários
Uma das redes mais antigas, conta com quase 1 milhão de usuários

No exterior

Apesar de ainda serem novidade no Brasil, as redes sociais de livros já fazem sucesso há alguns anos no exterior. O Librarything talvez seja o site mais antigo e popular. Criado em 2005, ele conta com nada menos do que 850 mil usuários e 44 milhões de livros cadastrados. A rede possui um sistema tão robusto de catalogação que é utilizado por muitas bibliotecas no exterior para organizar o seu acervo. Há uma comunidade brasileira pequena, mas ativa, no site, com diversas comunidades e o site foi traduzido para o português pelos próprios usuários.

Outras redes que valem ser mencionadas são o Shelfari, site comprado pela livraria virtual "Amazon" no ano passado; o britânico Book Army e o 5ft Shelf, que mistura sugestões de livros com DVDs e games.

Como se vê, não faltam opções para quem gosta de ler ou falar sobre livros.

 
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