Livraria da Folha

 
14/11/2009 - 09h40

No Dia Nacional da Alfabetização, conheça livros que discutem e promovem a educação

da Livraria da Folha

Neste sábado, dia 14 de novembro, o Brasil comemora o Dia Nacional da Alfabetização. A data foi escolhida por ser o aniversário de fundação do Ministério da Educação.

Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2008, divulgada este ano pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 14 milhões de brasileiros ainda não sabem ler e escrever ou não conseguem compreender textos.

Para ajudar no desafio de erradicar o analfabetismo e estimular o gosto pela leitura, a Livraria da Folha selecionou alguns livros sobre educação e títulos para leitores iniciantes. Confira!

*

Divulgação
Especialista brasileira em alfabetização aborda o assunto
Especialista brasileira em alfabetização aborda o assunto

"Alfabetização e Letramento" - O analfabetismo no Brasil permanece um tema de dolorosa atualidade. Mas quais as verdadeiras causas do fracasso do processo de alfabetização no Brasil? Por que nossas estatísticas sobre o analfabetismo - e sobre o baixo desempenho escolar nos primeiros ciclos do ensino fundamental - insistem em nos revelar números tão incômodos? Qual a verdadeira responsabilidade que cabe ao educador, aos métodos, aos materiais didáticos, à escola e à própria sociedade em relação a isso?

Magda Soares, uma das maiores especialistas brasileiras em alfabetização, propõe algumas respostas para tais perguntas e nos impõe novas provocações. Na primeira parte deste livro, ela apresenta e discute concepções de alfabetização e letramento, mostrando a necessidade de que um problema tão complexo seja enfrentado por um esforço multidisciplinar.

*

"Construindo o Leitor Competente" - A obra é um somatório de experiências de ações pedagógicas e de estudo de vasto material teórico a respeito da compreensão da leitura. É o resultado de uma prática de ensino pensada e repensada, sobretudo, a partir do compromisso com as palavras.

Contribui, assim, para um melhor entendimento da dificuldade que muitos encontram para lidar com a leitura, entendida neste livro como um percurso para erguer um significativo saber.

*

Divulgação
Crianças não alfabetizadas são muito beneficiadas pelo sistema
Crianças não alfabetizadas são muito beneficiadas pelo sistema

"Alfabeto Corporal" - O alfabeto corporal é uma atividade que proporciona a seus praticantes uma melhor qualidade de vida. Sua prática estimula o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos bio-psico-social-emocional, pois pela oportunidade de nos expressarmos corporalmente vamos aliviar tensões e relaxar.

Para formar cidadãos atuantes e conscientes não basta apenas ensinar as letras com seus usos distintos na sociedade. É preciso "alfabetizá-lo" também na linguagem corporal para que ele possa interagir de maneira plena no seu grupo social.

Crianças não alfabetizadas são muito beneficiadas, pois é uma excelente atividade de prontidão, visto que ela interioriza corporalmente o alfabeto antes de conhecer os símbolos.

*

"O Batalhão das Letras" - Escrito por Mario Quintana, este é um livro infantil para adulto nenhum botar defeito. Nele, o poeta gaúcho usa todos os recursos disponíveis para desenvolver versos que alfabetizem enquanto encantam e já aproveita para apresentar a linguagem da poesia ao jovem leitor.

As ilustrações merecem um comentário à parte, pois se por um lado são claras e infantis, por outro lado não são meras simplificações. O texto já está adaptado às novas normas da reforma ortográfica.

*

Divulgação
Os Backyardigans apresentam o universo do alfabeto sem mistérios
Os Backyardigans apresentam o universo do alfabeto sem mistérios

"Aprendendo as Letras com os Backyardigans" - Neste volume, brincar e aprender fazem parte de uma única tarefa de casa: a diversão. Com a ajuda dos personagens Backyardigans, o livro apresenta o universo do alfabeto sem mistérios. A cada página, os cinco amiguinhos que compõem a turminha apresentam uma nova letra à criança, com uma proposta de atividade para fixar o aprendizado e auxiliar a apreensão do conteúdo.

*

"ABC Curumim Já Sabe Ler" - Fiel ao seu objetivo de estimular e fixar o processo de alfabetização, esse abecedário traz vocábulos que já fazem parte do universo infantil e também outros novos, que enriquecerão o vocabulário dos jovens leitores.

A escolha cuidadosa das palavras equilibra aquelas de leitura mais simples com as de média e maior dificuldade. Os desenhos grandes, coloridos e alegres de Mariana Massarani acompanham uma preocupação das escritoras de selecionar temas genuinamente brasileiros, como o Saci para o "S" e o pássaro Quero-quero para o "Q".

*

 
Voltar ao topo da página