Livraria da Folha

 
14/11/2009 - 15h30

"'Lua Nova' poderia ter tido um final completamente diferente", diz Stephenie Meyer

da Folha Online

Faltando poucos dias para a estreia de "Lua Nova", segunda parte da saga "Crepúsculo", Oprah Winfrey recebeu na noite de sexta-feira (13) a autora da série, Stephenie Meyer. Apesar de ter todas as atenções voltadas para a sua criação, esta foi a única entrevista que Meyer dará por conta da première.

Divulgação
Sonho com a cena da clareira levou a escritora a escrever por dias a fio
Sonho com a cena da clareira levou a escritora a escrever por dias a fio

Na entrevista, a escritora apresentou um pouco de sua casa e contou como surgiu o sucesso mundial. Mãe em tempo integral, foi um sonho que despertou a sua curiosidade. "Eram duas pessoas em uma espécie de clareira circular com uma brilhante luz solar, e uma delas era linda, um garoto que brilhava e apenas uma garota humana e normal, e eles estavam tendo essa conversa. Ele era um vampiro, sendo muito bizarro eu ter sonhos sobre vampiros, e ele estava tentando explicar a ela o quanto ele se importava com a garota e ainda assim queria matá-la," Stephenie disse. "Aquilo realmente capturou a minha imaginação."

Acabou que afastou-se de seu trabalho como mãe e deixou de ser ela mesma. Ela precisava se expressar. Com 15 anos de casada, não contou a princípio ao seu marido sobre sua nova paixão. "Meu marido pensou que eu estava ficando louca. Eu mal falava como ele porque eu tinha todas essas coisas na minha cabeça, e eu não queria contar a ele sobre esta estranha obsessão com vampires porque ele ia pensar que estava enlouquecendo e eu achava que tinha perdido a cabeça," contou à apresentadora.

A princípio, a escritora anotou o sonho apenas porque queria lembrar-se dele depois, nunca havia escrito antes. Seu interesse na história se dava porque era completamente diferente de seu dia a dia. "Parecia um tipo de presunção minha pensar que alguém poderia querer ler as coisas que estavam em minha cabeça," ela disse. "Não pensava nisso como um livro. Eu escrevi o sonho. E então eu queria ver o que acontecia com eles. Era apenas passar meu tempo neste mundo de fantasia, então quando ele estava pronto, era grande o bastante para ser um livro!"

Até então Meyer nunca havia se aventurado pelo gênero terror. "Era exatamente o gênero para o qual eu era covarde demais". Ela lia de tudo, mas jamais havia chego perto de um livro de horror.

Quem vê o sucesso atual pode não acreditar que o livro fora rejeitado, mas foram nove rejeições, cinco ausências de respostas e apenas um "preciso ler mais disso". Oprah brincou que esta deveria ser a pessoa mais feliz do mundo hoje em dia.

Quando sua agente sugeriu que ela aceitasse transformar seus livros em filmes ela não hesitou, pois tinha cada cena da história em sua mente, como um script. E o sucesso dos dois primeiros filmes catapultaram as jovens estrelas para o estrelato. Mas a escolha do elenco foi complicada. "Eu sabia que o problema seria Edward, porque ele é o vampire perfeito," comenta a autora. "Como encontrar alguém entre os atores humanos?" Quando os produtores encontraram Robert Pattinson, Stephenie Meyer disse que ele era perfeito para o papel. "Ele tinha algo nele. Ele não se parecia como todo mundo. Tem alguma coisa de incomum nele", ela disse. "Havia momentos em que ele se parecia exatamente como em minha mente."

A escolha de Bella, porém, foi um pouco mais fácil. "Há muitas pessoas que se parecem com a garota da vizinhança. Nós realmente tivemos sorte de escalar Kristen Stewart, que é uma atriz fenomenal. Eu não seu se conseguiríamos alguém de seu calibre."

Ao final, a escritora fez uma revelação aos fãs: "Lua Nova" poderia ter tido um final completamente diferente. "Era um livro muito mais quieto. Passava-se muito mais na cabeça de Bella."

Foi quando sua mãe leu que ela decidiu mudar o rumo da história. "Minha mãe disse: 'Você sabe, Stephenie, talvez um pouco mais de ação no final fosse uma boa ideia. Talvez você precise disso'. Ela estava certa, como sempre." Com isso, Meyer introduziu os Volturi, o clã superpoderoso que mantém a ordem no mundo dos vampires, mais cedo do que ela havia planejado inicialmente. "Esta é minha parte favorita agora, e tudo porque minha mãe disse que desse jeito era melhor."

 
Voltar ao topo da página