Livraria da Folha

 
17/11/2009 - 19h45

Drogas e sexo dominam "O que os pais do século XXI precisam saber"

da Livraria da Folha

É mais fácil saber se seu filho está bebendo do que se ele anda se drogando, escreve a autora do livro "O que os pais do século XXI precisam saber".

Debra W. Haffner é mestre em saúde pública pela Universidade de Yale e em teologia pelo Seminário da União Teológica. Atualmente é diretora do Instituto de Religião. Há mais de 25 anos ela se dedica à orientação de pais, trabalhando com centenas de grupos ao redor dos Estados Unidos. Casada, mãe de dois filhos (uma jovem e um pré-adolescente), Haffner escreve ainda artigos para o The Huffington Post e dar consultoria para veículos da mídia norte-americana, como "Newsweek" e "USA Today".

Divulgação
Norte-americana Debra Haffner orienta pais há mais de 25 anos
Norte-americana Debra Haffner orienta pais há mais de 25 anos

O consumo de álcool e drogas é umas das principais preocupações dos pais. "Os sinais de que esteja usando drogas podem ser confundidos com oscilações emocionais normais na adolescência, e até com certos distúrbios mentais e físicos", comenta.

Ela diz que os pais devem ficar atentos aos seguintes sintomas:

1- Crianças mais quietas, recolhidas, cansadas, hostis e pouco cooperativas do que o normal
2- Crianças que ignoram os pais mais do que o normal
3- Problemas de relacionamento com membros da família e velhos amigos. Um novo grupo de amigos que usa drogas é sinal de que seu filho também está usando.
4- Súbita queda nas notas e interesse em hobbies, esportes e outras atividades antes apreciadas. Se seu filho estiver matando aula e perdendo atividades, pergunte com quem ele está andando e o que está fazendo.

A especialista cita indícios fortes de consumo de drogas pelos jovens: seu filho está roubando dinheiro em casa, não está resfriado, mas tem sempre o nariz escorrendo e os olhos vermelhos, não consegue manter uma conversa coerente, os vidros de tranquilizantes e sedativos da caixa de remédios da casa estão esvaziando rápido, você encontra apetrechos típicos de quem se droga (papel de enrolar, cachimbos e outros).

Em um outro capítulo, ela aborda os dois grandes medos dos pais atualmente: rapto e abuso sexual. Segundo a autora, os filhos estão mais expostos a sequestros e abusos do que nas décadas de 60, 70 e início dos anos 80. A especialista menciona dados de pesquisas mostrando que 17 a 25% das meninas e 10 a 15% dos meninos sofreram abuso sexual antes dos 8 anos.

"As repercussões do abuso sexual na infância costumam durar a vida toda: os adultos têm mais probabilidade de ter depressão e apresentar problemas de intimidade e sexualidade em seus relacionamentos. Proteger as crianças do abuso sexual deve ser a preocupação prioritária do Estado e dos pais", escreve Haffner.

*

"O que os pais do século XXI precisam saber"
Autora: Debra W. Haffner
Editora: Prumo
Páginas: 248
Quanto: R$ 32,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página