Livraria da Folha

 
23/11/2009 - 09h01

Quadrinistas falam da influência da série Asterix em seus trabalhos

GUILHERME SOLARI
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
"Livro de Ouro" traz 12 histórias inéditas do gaulês e seus amigos
"Livro de Ouro" traz 12 histórias inéditas do gaulês e seus amigos

O gaulês mais famoso do mundo fez 50 anos recentemente, e o "O Aniversário de Asterix e Obelix: O Livro de Ouro" foi lançado para comemorar a ocasião em grande estilo. Nada mais justo para essa série que marcou a história dos quadrinhos tanto para os fãs quanto os profissionais.

Rodney Suguita/Folha Imagem
O quadrinista Adão Iturrusgarai, criador da personagem das tirinhas "Aline"
O quadrinista Adão Iturrusgarai, "devorava" todas as aventuras do gaulês que encontrava

"Quando criança que eu e minha mãe íamos visitar um casal de amigos dela e eles tinham toda a coleção do Asterix", disse o disse o quadrinista Adão Iturrusgarai, criador de "Aline". "Eu fiquei viciado nesses quadrinhos e cada vez que minha mãe ia visitá-los eu devorava um álbum inteiro. Com certeza influenciou no meu trabalho".

Julia Moraes/Folha Imagem
A série apresentou a Fábio Yabu o refinamento do traço dos quadrinistas europeus
A série apresentou a Fábio Yabu o refinamento do traço dos quadrinistas europeus

Já para Fábio Yabu, autor da série "Princesas do Mar", a série foi fundamental para reconhecer o refinamento do traço europeu, que raramente chegava aqui. "O meu primeiro contato com Asterix foi através da animação. Naquela época, eu já havia aprendido a distinguir os traços dos desenhistas, sabia quais eram americanos, quais eram japoneses. Ao ver "Asterix e os Bretões" levei um choque. Aquilo era algo completamente diferente abriu as portas do mundo dos quadrinhos e animações européias", conta Yabu.

Patricia Stavis/Folha Imagem
A série ensinou à dupla Fábio Moon e Gabriel Bá como a pesquisa visual enriquece uma HQ
A série ensinou à dupla Fábio Moon e Gabriel Bá como a pesquisa visual enriquece uma HQ

Além do desenho apurado, os roteiros afiados com bom-humor e dados históricos foram outro motivo do sucesso da série. "Lendo Asterix, nosso interesse por história cresceu muito", disse Fábio Moon, que junto de seu irmão, o também quadrinista Gabriel Bá, criou o fanzine "10 Pãezinhos" e a adaptação do clássico de Machado de Assis "O Alienista" para os quadrinhos. "Vimos que podemos aprender, mesmo com uma distorcida e bem-humorada visão da história, com uma HQ. E vimos como a pesquisa para a criação visual, para o desenvolvimento do roteiro e para a construção da HQ enriquece a mesma", completou.

*

"O Aniversário de Asterix e Obelix: O Livro de Ouro"
Autores: A. Uderzo, R. Goscinny
Editora: Record
Quanto: R$ 25,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página