Livraria da Folha

 
19/11/2009 - 14h44

Colum McCann e Dave Eggers vencem o National Book Awards 2009 nos EUA

da Livraria da Folha

A Fundação Nacional de Livros dos Estados Unidos anunciou os ganhadores do National Book Awards 2009 e o escritor Colum McCann, autor de "O Outro Lado da Luz", venceu por sua obra "Let the Great World Spin", uma história alegórica inspirada nos ataques de 11 de setembro de 2001 e na travessia do equilibrista Philippe Petit entre as duas torres em 1974, livro ainda sem tradução no Brasil. O evento também marcou o aniversário de 60 anos da entidade.

A lista de finalistas, divulgada há um mês, é dividida nas categorias ficção, não-ficção, poesia e literatura para jovens. Entre os 20 nomes internacionais indicados, havia tanto escritores estreantes e outros que já disputaram o prêmio em edições anteriores. O escritor Dave Eggers, criador da versão para o cinema do clássico infantil "Onde Vivem os Monstros", recebeu um prêmio pelo "extraordinário serviço para a comunidade literária norte-americana".

A cerimônia foi apresentada pelo humorista Andy Borowitz, autor de "Quem Mexeu no Meu Sabonete?", no restaurante Cipriani Wall Street, em Nova York. Segundo os juízes, acompanhando a vida de apenas dez pessoas, a obra de McCann cria um retrato alucinante de uma Nova York decadente, mostrando a coragem necessária para não se corromper.

O prêmio de não-ficção ficou com a biografia do magnata da construção Cornelius Vanderbilt, que levantou a estação central de trens de Nova York, escrita por TJ Stiles e a obra "Transcendental Studies: A Trilogy", de Keith Waldrop, ganhou na categoria Poesia. O autor infantil Philip Hoose venceu na categoria de jovens leitores por "Twice Toward Justice, an in-depth account of the life of the early civil rights champion", sobre a garota de 15 anos que primeiro se negou a ceder um lugar no ônibus a um branco no período de segregação racial do sul dos Estados Unidos.

 
Voltar ao topo da página