Livraria da Folha

 
18/05/2010 - 20h26

"100 Gatos que Mudaram a Civilização" traz símbolo de boa sorte; leia trecho

da Livraria da Folha

O livro "100 Gatos que Mudaram a Civilização - Os Gatos Mais Influentes da Historia", conta a história do Maneki Neko, famoso para quem frequenta o comércio de produtos orientais. É aquele gatinho que se tornou o símbolo japonês da boa sorte.

Leia um trecho do livro sobre a origem desse amuleto.

*

Divulgação
Símbolo japonês de boa sorte é citado em livro
Gato símbolo japonês de boa sorte entra em lista de "mais influentes"

Em quase todas as lojas, restaurantes ou bares japoneses o visitante provavelmente encontrará, agachada perto da entrada, uma pequena estátua de porcelana de um gato. A criatura, que parece personagem de desenho animado, pode ostentar um pequeno sorriso e segurar uma moeda de ouro em uma pata. A outra pata (direita ou esquerda) estará erguida em um gesto de aceno.

Esse é o famoso Maneki Neko, ou o gato que acena, um amuleto que supostamente atrai riqueza e boa sorte para qualquer um que o exponha. Mas a figura pode não ser inteiramente mitológica. De acordo com a lenda japonesa, é inspirada em um gato malhado que fez um oportuno convite a um nobre que, então, elevou um humilde santuário budista à fama e à riqueza.

Existem muitas versões da história, mas a mais contada é a seguinte: em algum momento durante o período Edo do Japão (16031867), um nobre avistou um templo arruinado nos arredores de Tóquio. Enquanto passava, reparou no gato do dono do templo, que parecia acenar para ele. Intrigado e talvez um pouco nervoso, aproximou-se. Nesse momento um relâmpago atingiu o lugar onde ele estava.

Divulgação
Entre os heróis, está Snowball, gato que ajudou a condenar criminosos
Entre os heróis, está Snowball, gato que ajudou a condenar criminosos
Itsuo Inouye/AP
Hello Kitty comemora 35 anos em xadrez tartã escocês, em Tóquio
Hello Kitty comemora 35 anos em xadrez tartã escocês, em Tóquio

O nobre, que acreditava que o humilde felino havia evitado sua destruição, deu ao templo dinheiro e terras. Anos mais tarde, quando o gato morreu, ele mandou fazer a primeira imagem de Maneki Neko em sua homenagem. De acordo com algumas versões do conto, o lugar em questão era o famoso templo Gotoku-ji, perto de Tóquio. Não se sabe se a história é verdadeira. Entretanto, a popularidade da estátua do gato entre os japoneses é indiscutível. Elas são produzidas aos milhões versões que variam de cofrinhos a enfeites de carro, todas com o objetivo de atrair dinheiro e sorte a seus donos, como fez o felino original.

A cultura pop espalhou a influência do talismã pelo mundo todo, às vezes de maneira inesperada. Um dos personagens mais famosos do desenho animado Pokémon, Meowth, é uma personificação do Maneki Neko. E a popularmente conhecida Hello Kitty carrega mais do que uma ligeira semelhança com o famoso felino. Até mesmo seu nome (Hello = olá; Kitty = gatinho, ou seja, gatinho que cumprimenta) é considerado por alguns uma tradução livre do gato que acena.

*

"100 Gatos que Mudaram a Civilização - Os Gatos Mais Influentes da Historia"
Editora: Prumo
Páginas: 248
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página