Livraria da Folha

 
28/11/2009 - 12h07

Philip Roth trata do fim como começo em seu novo romance

da Livraria da Folha

Divulgação
Roth inclui pênis verde de borracha em cena de sexo
Philip Roth inclui pênis verde de borracha em cena de sexo a três

"The Humbling" ("A Humilhação"), de Philip Roth, que será lançado no Brasil em março de 2010 pela Companhia das Letras, é polêmico. Tanto que é um dos dez finalistas do Prêmio de Ficção de Sexo Ruim, promovido pela revista "Literary Review", que escolhe livros com descrições ridículas, constrangedoras e de mau gosto. O resultado está marcado para o próximo dia 30, em Londres.

Monte sua biblioteca sobre Philip Roth

Na obra, o escritor norte-americano conta a história do ator Simon Axler, de 65 anos. Axler sofre um colapso enquanto está encenando "Macbeth", de William Shakespeare. Ele é invadido pelo temor, para de comer e consulta um psicanalista de um hospital porque tenta o suicídio. O colapso dá-se de forma repentina e inexplicável. Roth alcança um ponto paupável na trama para mostrar que Axler encontra-se em estado de terror. A razão não é aparente.

A esposa o abandona, seu amigo mais próximo morre e a plateia o deixa. Entra em sua vida uma mulher chamada Pegeen, filha de dois atores com quem ele encenou a peça "Playboy of the Western World" em sua juventude. Ela é 25 anos mais nova do que Axler, e antes de encontrá-lo percebe que é lésbica. Eles começam a se envolver. A indiferença nos diálogos marca a escrita de Roth e promove os conflitos. O sexo é obsceno e contundente, a tal ponto de a cena que envolve Axler, Pegeen, uma garota e um pênis de borracha verde ser a responsável pela indicação ao prêmio. É um romance sobre o fim que não é contemplado nem alcançado.

 
Voltar ao topo da página