Livraria da Folha

 
01/12/2009 - 17h30

Biografias dominam lista de mais vendidos da Livraria da Folha na categoria não ficção

da Livraria da Folha

Com muitas novidades, a lista de livros mais vendidos de novembro da Livraria da Folha, na categoria não ficção, traz quatro obras biográficas sobre famílias e personalidades importantes no Brasil. Pelo segundo mês consecutivo, "Honoráveis Bandidos" encabeça o ranking com denúncias sobre o clã Sarney.

Em segundo lugar, "Os Wessel" conta a trajetória da família cujo sobrenome se tornou referência no mercado de carnes do país. A vida do conde Francesco Matarazzo, patriarca de um dos maiores impérios empresariais latino-americanos do século 20, é analisada em "Matarazzo (2 Vols.)". "Padre Cícero", por sua vez, relata a controversa história do "padim Ciço", um dos mais importantes líderes religiosos brasileiros.

"Futebol Sem Fronteiras", o único livro da lista de mais vendidos em não ficção que não possui caráter biográfico, traz retratos do fotógrafo Caio Vilela que registram como o esporte é praticado nos quatro cantos do mundo.

Veja mais detalhes sobre as obras:

*

NÃO FICÇÃO

Divulgação
Os bastidores do enriquecimento e tomada do poder pela família Sarney
Os bastidores do enriquecimento e tomada do poder pela família Sarney

1. "Honoráveis Bandidos"
Quanto mais polêmico melhor. Neste livro, que traz Sarney estampado na capa, revela toda a história do surgimento, enriquecimento e tomada do poder regional pela família Sarney no Maranhão. Sem papas na língua, a obra fala também do controle que o patriarca exerce no Senado, com suas alianças e indicações, além de citar nomes e histórias de vários políticos envolvidos, de forma ou de outra, com o senador. O que o Sarney acha de tudo isso? Segundo suas próprias palavras: "Não vi. Não li. Não me interessa". Saiba mais sobre o livro

2. "Os Wessel: Uma História Sem Cortes"
Uma comovente narrativa de 150 anos da trajetória da família Wessel, expulsa da Hungria, onde possuíam profundas raízes, após duas guerras e dois regimes genocidas. O destino os levou a fugir para um longínquo e desconhecido país chamado Brasil. Em terras tupiniquins, revolucionaram o comércio de carnes em pouco tempo e ainda redimensionam seu ofício, o de açougueiro, ao qual dedicaram o talento de cinco gerações.

3. "Matarazzo (2 Vols.)"
Para quem quer saber tudo sobre a vida do conde Francesco Matarazzo, esta edição é composta por dois volumes, "A Travessia" e "Colosso Brasileiro", que mostram a biografia de um dos mais importantes e instigantes personagens da história do desenvolvimento brasileiro. O leitor conhecerá o patriarca de uma família de 13 filhos --nove brasileiros e quatro italianos--, que construiu o maior e mais diversificado império empresarial da América Latina em sua época.

Divulgação
O mais famoso padre do nordeste foi acusado de forjar milagre
O mais famoso padre do nordeste foi acusado de forjar milagre

4. "Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão"
Dono da maior estátua do Brasil em homenagem a um brasileiro, padre Cícero Romão Batista (1844-1934) é considerado santo em Juazeiro do Norte (sul do Ceará) por uma legião de romeiros. Ele foi um influente líder religioso e político, mas a Igreja Católica o expulsou devido a seus relatos de milagres.

A história de "padim Ciço", como falam os romeiros, começa em março de 1889, quando a hóstia dada por ele transforma-se em sangue na boca da beata Maria de Araújo. Para os fiéis, era um milagre. Para a cúpula da Igreja Católica, era uma farsa do padre. Depois de tudo isso, agora há um movimento no Vaticano para reabilitar sua imagem, tendo em vista o crescente avanço dos evangélicos no Brasil, o maior país católico do mundo.

Leia outras notícias sobre a obra aqui.

5. "Futebol sem Fronteiras: Retratos da Bola ao Redor do Mundo"
Durante cinco anos, o fotógrafo brasileiro Caio Vilela viajou pelos cinco continentes do planeta e registrou partidas de futebol nas ruas, nos campos ou em lugares tão inusitados quanto o campo base do Everest. Qualquer objeto pode servir de bola e, das descompromissadas peladas, surgiram as surpreendentes histórias retratadas neste livro.

Resultado desse trabalho, este álbum vem recheado de imagens inusitadas: cambojanos batendo bola ao lado de "elefantes-táxi", meninos do Tibete jogando uma pelada literalmente sem roupa, um grupo de pescadores brincando nas areias de Fiji, crianças budistas disputando a redonda em Mianmar e até vietnamitas exibindo com orgulho a camisa da seleção brasileira.

 
Voltar ao topo da página