Livraria da Folha

 
30/11/2009 - 21h50

Qual a origem da palavra "cueca"? "A Casa da Mãe Joana" sabe

da Livraria da Folha

A cueca voltou a ser notícia na capital federal do país.

O mundo das letras fica acompanhando mais um escândalo político. Primeiro, vamos saber qual a origem da palavra "cueca".

Divulgação
Livro traz coleção de origens curiosas de palavras
Livro traz coleção de origens curiosas de palavras
Reprodução
Empresário Alcir Collaço põe dinheiro recebido por ex-secretário do DF na cueca
Empresário Alcir Collaço põe dinheiro recebido por ex-secretário do DF na cueca

Salta da estante: "A Casa da Mãe Joana", de Reinaldo Pimenta. Não é um livro sobre o sistema político do Brasil, mas sobre curiosidades nas origens de palavras, frases e marcas.

Página 69 (sim, 69):

Cueca

- Eco (a) é um elemento que veio do grego e significa domicílio, habitat, como em ecologia. Assim, cueca é o domicílio, a casa...de quê? Acertou, isso mesmo. Sim, outras coisas também lá habitam, mas cueca veio mesmo de cu + -eca.

Do mesmo --digamos assim-- lugar, temos cueiro (o pano que envolve a criança da cintura para baixo), com a terminação -eiro, que significa lugar para guardar algo (como em açucareiro e tinteiro).

Também daí vieram (a) recuar, de re- (para trás) + cu + -ar; (b) acuar, de a- (direção) + cu + -ar; (c) culatra, do italiano culatta, a parte de trás da arma de fogo.

E o novo escândalo da cueca pode precisar de muito sabão. Sabe o que quer dizer OMO?

Divulgação
"Não Basta Citar, Tem Que Explicar!" dá aula de história sobre citações
"Não Basta Citar, Tem que Explicar!" dá aula de história sobre citações
Divulgação
Livro decifra expressões e ajuda a entender o que diz o brasileiro
Livro decifra expressões e ajuda a entender o que diz o brasileiro

Teletransportando-se para a página 164: "é o acrônimo de Old Mother Owl (velha mãe coruja, símbolo do desvelo e da dedicação materna). A primeira embalagem do Omo, feita na Inglaterra, na década de 1940, trazia o desenho de uma coruja, no qual os dois "os" formavam os olhos; o "m", o bico."

E propina, o que significa? Olha só na página 190: "Do latim propina, dádiva. Em grego, propino significava beber à saúde de outro (entre os gregos, havia o costume de brindar a alguém deixando no copo um resto, que seria bebido pelo homenageado). Propina, em francês, é pourboire, "para beber", e, em alemão, é Trinkgeld, "dinheiro para beber". Em português, gorjeta também é, etimologicamente, uma gratificação para beber, porque veio de gorja, garganta (daí gorjear), mais a terminação -eta."

*

"A Casa da Mãe Joana"
Autor: Reinaldo Pimenta
Editora: Campus-Elsevier
Páginas: 264
Quanto: R$ 62
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página