Livraria da Folha

 
27/03/2010 - 18h59

Veja histórias de personalidades que contraíram o HIV como Renato Russo, 50

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Ninguém está imune ao HIV. Entre o final da década de 80 e 90, houve uma série de celebridades que se revelaram soropositivas, como Cazuza e Magic Johnson. Já Renato Russo preferiu não revelar a doença. Se não tivesse morrido em 1996, o líder do grupo Legião Urbana completaria 50 anos neste sábado.

Conheça um pouco sobre a história destas personalidades e livros que revelam suas vidas.

-

Otávio Dias de Oliveira/Folha Imagem
Vocalista do Legião Urbana nunca assumiu ser portador do vírus HIV
Vocalista do Legião Urbana nunca assumiu publicamente ser portador do vírus HIV

RENATO RUSSO

Apesar de nunca ter falado publicamente sobre sua doença, o cantor morreu em decorrência da Aids em 1996. Sua mãe só ficou sabendo pela TV qual era a doença do filho, pois ele nunca quis revelar a ela.

Leia

"Renato Russo"

"Renato Russo o Trovador Solitário"

"Renato Russo de a a Z as Idéias do Líder da Legião"

"Conversações com Renato Russo"

-

João Miguel Júnior/TV Globo
Cazuza entrou em um processo frenético de trabalho depois que descobriu a Aids
Cazuza entrou em um processo frenético de trabalho depois que descobriu a Aids

CAZUZA

O cantor foi a primeira personalidade brasileira a admitir que tinha Aids. Ele descobriu a doença em 1987 - embora em 1985, ele já tivesse suspeitas de estar doente - e somente em 1989 falou publicamente sobre o assunto. Tendo em vista o pouco tempo de saúde que lhe restava - ele estava com a saúde bastante debilitada e chegou a passar algumas temporadas em Boston para tratamento - o cantor passou boa parte desse tempo trabalhando. Foi neste período que ele gravou "Ideologia", recebeu o Prêmio Sharp de Música e viajou o Brasil de norte a sul. Seu último álbum, "Burguesia", foi gravado enquanto ele estava de cadeira de rodas.

Leia

"Cazuza: Preciso Dizer Que Te Amo"

"Songbook Cazuza Vol. 1"

"Songbook Cazuza Vol. 2"

-

Divulgação
Caio Fernando Abreu se dedicou à jardinagem nos anos que antecederam sua morte
Caio Fernando Abreu se dedicou à jardinagem nos anos que antecederam sua morte

CAIO FERNANDO ABREU

Homossexual assumido, o jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro Caio Fernando Abreu descobriu que era portador do vírus HIV em 1994. Nos dois anos que se seguiram até a sua morte, ele passou a morar novamente com os pais, em Porto Alegre, e se dedicou principalmente à jardinagem.

Leia

"Para Sempre Teu, Caio F."

"Melhores Contos de Caio Fernando Abreu"

"Caio 3d"

"O Ovo Apunhalado"

"Teatro Completo"

"Onde Andará Dulce Veiga?"

"Triângulo das Águas"

"Pedras de Calcutá"

"Limite Branco"

-

MAGIC JOHNSON

Em 1991, o jogador de basquete chocou o mundo ao revelar que era portador do vírus HIV. Ele passou algum tempo afastado das quadras mas, no ano seguinte, participou das Olimpíadas de Barcelona, ajudando seu time a garantir a medalha de ouro. Com a ajuda de remédios e exercícios, ele tem levado uma vida normal e não desenvolveu nenhum sintoma da doença. No mesmo ano em que anunciou a sua doença, ele fundou um instituto Magic Johnson Foundation (MJF), que se destina à prevenção, tratamento e educação sobre a Aids.

Leia:

"Minha Vida"

"O Que Você Pode Fazer para Evitar a Aids"

-

VALÉRIA PIASSA POLIZZI

Valéria tinha 16 anos quando contraiu o vírus da Aids. Em uma viagem de cruzeiro, ela conheceu seu primeiro namoradinho, de quem acabou pegando o vírus HIV. Por muito tempo, ela ficou sem perspectiva na vida - achava que iria morrer logo e, portanto, não conseguia traçar planos a longo prazo. Em 1996, quando começou a tomar os coquetéis, sua vida mudou. No ano seguinte, ela publicou sua biografia, "Depois daquela Viagem", na qual conta em linguagem fácil, a sua história.

Leia:

"Depois daquela Viagem"

 
Voltar ao topo da página