Livraria da Folha

 
03/12/2009 - 07h42

Roberto Marinho completaria 105 anos hoje; veja livros sobre ele e a TV Globo

da Livraria da Folha

Endeusado por alguns e demonizado por outros, Roberto Pisani Marinho (1904-2003) foi, ao mesmo tempo, testemunha e protagonista de diversos momentos decisivos da história brasileira. Comparado até com o barão da mídia "Cidadão Kane", do filme de Orson Welles, o jornalista foi um dos mais ricos e poderosos empresários que o Brasil já viu. Se estivesse vivo, completaria 105 anos nesta quinta (3).

Luiz Prado/Folha Imagem
O jornalista e empresário Roberto Marinho e sua mulher
O empresário e jornalista Roberto Marinho completaria 105 anos hoje

Ainda jovem, na década de 1920, herdou o jornal "O Globo" de seu pai, Irineu Marinho. Demonstrando um incomparável faro empresarial e capacidade administrativa, construiu o maior império de comunicações do país. Começou ampliando os negócios com emissoras de rádio --até hoje, a Rádio Globo e a Rádio CBN, exclusivamente de notícias, possuem grande influência.

Logo no início do regime militar, recebeu a concessão que lhe permitiu fundar, em abril de 1965, a Rede Globo de Televisão. A emissora logo se tornou a mais popular do Brasil, o que contribuiu para aumentar consideravelmente a influência social e política de Roberto Marinho na esfera nacional.

Atualmente, o império midiático das Organizações Globo é formado principalmente por dois canais de televisão abertos (Globo e Futura), empresas de TV a cabo, mais de 10 concessões para emissoras de rádio AM e FM, diversos jornais impressos, uma editora que publica livros e revistas, portais de internet, gravadoras (Som Livre e RGE) e a Globo Filmes, que atua na área de produção e distribuição cinematográfica.

Até hoje, muitos são os livros que retrataram a vida de Roberto Marinho e a trajetória de suas empresas. Se você quiser saber mais sobre este tema, confira a seguir algumas sugestões da Livraria da Folha.

*

Divulgação
Pedro Bial pesquisou mais de 4 mil documentospara escrever a obra
Pedro Bial pesquisou mais de 4 mil documentospara escrever a obra

"Roberto Marinho"
Para contar a vida deste que provavelmente foi o brasileiro que mais influenciou a cultura e a política do Brasil no século 20, o jornalista Pedro Bial mergulhou em mais de 4 mil documentos: relatórios e informes secretos do governo, correspondência pessoal e profissional do fundador das Organizações Globo, anotações em pequenos pedaços de papel já amarelado e mesmo os esboços que da autobiografia que Roberto Marinho nunca chegou a escrever.

"Rede Globo 40 Anos de Poder e Hegemonia"
Diante da carência de políticas públicas eficazes para o setor das telecomunicações e das infinitas perspectivas que se abrem com as novas tecnologias, se faz necessário um sério debate sobre as relações entre comunicação, democracia e dependência.

Reunindo conhecidos pesquisadores do campo acadêmico da comunicação, críticos das indústrias culturais, da radiodifusão e das estruturas de poder (econômico e político) a elas vinculadas, este livro propõe-se a iniciar as discussões sobre o tema ao tentar entender como, na ocasião dos 40 anos da Rede Globo, ela exerceu a sua influência sobre a sociedade e a política do Brasil.

Divulgação
Entenda como a TV Globo tornou-se a mais influente emissora do Brasil
Entenda como a TV Globo tornou-se a mais influente emissora do Brasil

"Quem e Como Fizemos a TV Globo"
O ex-diretor da TV Globo Luiz Eduardo Borgerth relata a trajetória de uma das maiores empresas de comunicação do mundo. O autor apresenta os protagonistas, coadjuvantes, atores especiais, figurantes, concorrentes e também a censura e os pessimistas de plantão durante o processo de desenvolvimento do canal de televisão que, desde o seu primeiro dia de funcionamento, já tinha um objetivo a ser alcançado --tornar-se a maior TV brasileira e uma das principais da América Latina.

Divulgação
Conheça detalhes e curiosidades dos programas exibidos pela Globo
Conheça detalhes e curiosidades dos programas exibidos pela Globo

"Dicionário da TV Globo (Vol. 1)"
Este primeiro volume do "Dicionário da TV Globo" reúne todos os programas de dramaturgia e entretenimento produzidos e exibidos pela TV Globo desde a sua inauguração, em 1965, até a data da publicação deste livro. Os verbetes foram organizados de modo a permitir que o leitor acompanhe a evolução da emissora brasileira e reconstitua as principais características dos programas ao longo do tempo.

A pesquisa para elaboração contou com a participação de profissionais das áreas de história, comunicação, antropologia e sociologia, que levantaram informações em jornais, revistas, livros, vídeos e fitas de áudio. Além disso, foram gravados mais de 200 depoimentos de profissionais --atores, diretores, produtores, jornalistas, técnicos e executivos-- que falaram sobre fatos, acontecimentos e os mais diversos aspectos de seu trabalho nas empresas das Organizações Globo.

"Jornal Nacional"
Quer saber por que sete em cada dez aparelhos de televisão sintonizam o Jornal Nacional? Das melhores às mais polêmicas reportagens, este livro mostra os momentos que marcaram a história do telejornal de maior audiência no país.

O leitor também saberá mais sobre quem faz o programa, com informações que englobam desde os primeiros idealizadores até os apresentadores atuais, como William Bonner e Fátima Bernardes. As histórias e os dados que fazem parte da obra foram obtidos a partir de mais de mil horas de entrevistas, centenas de scripts de programas antigos e todo o acervo de imagem do Centro de Documentação da TV Globo.

Divulgação
William Bonner explica a rotina do mais popular telejornal do Brasil
William Bonner explica a rotina do mais popular telejornal do Brasil

"Jornal Nacional: Modo de Fazer"
Em linguagem clara, o livro mostra como o telejornal de maior audiência do Brasil é construído dia a dia e explica quais são os critérios para selecionar os assuntos veiculados.

Indicado até para quem não é profissional do jornalismo, o volume traz um cronograma detalhado de um dia típico dentro da redação, explicando todas as etapas do trabalho, com exemplos que permitam ao leitor compreender sua importância.

Apresenta ainda as situações atípicas enfrentadas pela equipe do telejornal, em que as edições saíram completamente do formato habitual por força de alguma notícia ou de algum evento de magnitude, como: o barco que era para ter sido usado na Caravana JN e que não foi; os bastidores de um JN apresentado na laje de um prédio em construção; e o dia em que freiras salvaram o Jornal Nacional.

"Telenovelas da Globo, as Produção e Exportação"
Elaborado a pedido da Unesco (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), este estudo compõe um detalhado panorama comparativo da ficção televisual exibida mundialmente. Trata-se de um estudo de caso, restrito às produções da TV Globo, que mostra toda a trajetória da emissora, desde sua ascensão como produtora nacional de telenovelas até seu pioneirismo na abertura do mercado internacional da cultura aos produtos brasileiros.

Divulgação
Almanaque Tv Globo
Personagens, cenas e segredos dos bastidores da TV Globo

"Almanaque TV Globo"
Um painel divertido e emocionante das quatro décadas de história da emissora, desde a estreia, no dia 26 de abril de 1965, até os dias de hoje. Personagens inesquecíveis, cenas antológicas e curiosidades de bastidores pontuam as 512 páginas do livro escrito pelo jornalista Marcel Souto Maior a partir das informações e depoimentos coletados por uma equipe de pesquisadores

Organizado ano a ano, década a década, o "Almanaque TV Globo" é uma viagem no tempo, irreverente e despretensiosa, embalada por letras de músicas, fotografias (muitas delas inéditas), bordões que o Brasil inteiro repetiu, marcos do telejornalismo, testes de múltipla escolha e pílulas bem-humoradas.

Você sabia, por exemplo, que a primeira logomarca da emissora ainda em preto-e-branco era um singelo catavento? Ou que a notícia que William Bonner e Fátima Bernardes mais gostaram de dar até hoje foi a conquista do Penta? E,afinal,quem matou Odete Roitman? No Almanaque da TV Globo, o leitor reencontra histórias e personagens que fazem parte da sua vida e da memória afetiva de todos nós. Um verdadeiro retrato da nossa memória afetiva, um mergulho neste imenso inconsciente coletivo habitado por personagens de ficção e de carne e osso que fizeram e ainda fazem parte do nosso imaginário e do nosso dia-a-dia.

 
Voltar ao topo da página