Livraria da Folha

 
03/12/2009 - 09h51

Intrínseca irá lançar sátira "Orgulho e Preconceito e Zumbis" em 2010

da Livraria da Folha

O livro de Jane Austen "Orgulho e Preconceito", de 1813, é considerado um dos grandes romances da língua inglesa, um exemplo primoroso da utilização literária do discurso indireto que revela os costumes ingleses da época ao narrar a epopéia de moças em busca de amor e casamentos vantajosos. Já "Orgulho e Preconceito e Zumbis" tem como objetivo "transformar este clássico da literatura mundial em algo que você gostaria de ler".

Divulgação
Sátira modifica pouco do texto original para incluir zumbis no clássico de Jane Austen
Sátira modifica pouco do texto original para incluir zumbis no clássico de Jane Austen

A editora Intrínseca anunciou que irá lançar em 2010 essa sátira que mantém cerca de 85% do texto original da autora britânica, modificado apenas o bastante para que a história se passe em meio a uma violenta praga de mortos-vivos pela Inglaterra. O livro chegou a figurar na terceira posição da lista de mais vendidos do NY Times no primeiro semestre deste ano e ficou entre as melhores capas do ano escolhidas pelos leitores da livraria virtual Amazon.

Na história, o Sr. Bennet insistiu que todas as suas filhas fossem treinadas nas artes marciais por monges Shaolin, o que causa certo atrito com a família do Sr. Darcy, que prefere a tradição japonesa de combate às forças do mal. A obra se utiliza do original a todo o momento. Se na história original Lady Catherine esnoba a falta de criados da família de Elizabeth durante o jantar, nesta versão a nobre diz a Elizabeth, retratada como uma espécie de Buffy do século 19, que acha estranha as meninas serem criadas sem um contingente de ninjas para ajudar nas batalhas.

O "co-autor" da obra, junto de Jane Austen, é o norte-americano Seth Grahame-Smith, que já adaptou outro livro da autora para o universo trash, "Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos", além de "Abraham Lincoln: O Caçador de Vampiros", obra de humor que diz provar, através de documentos e fotos históricas, que Abraham Lincoln lutou contra vampiros em sua época. A editora Intrínseca afirmou que eles também serão lançados no Brasil, na mesma coleção de "Orgulho e Preconceito e Zumbis".

 
Voltar ao topo da página