Livraria da Folha

 
07/12/2009 - 18h02

Polêmica sobre "paternidade" da aviação já dura mais de um século

da Livraria da Folha

Há cerca de um século os primeiros aviões cruzavam o ar, deslumbrando passageiros, observadores e inaugurando uma nova era dos transportes. Polêmicas sobre a autoria da invenção e da realização do primeiro voo tripulado, no entanto, ainda persistem.

Há quem atribua esta façanha aos americanos irmãos Wright, em 1903, enquanto outra corrente considera o brasileiro Santos Dumont, em 1906, como o verdadeiro pioneiro. Para complicar um pouco a questão, diversas outras pessoas e nações reclamaram para si os méritos, entre franceses, neozelandeses, escoceses e romenos.

Apesar disso, duas coisas fazem com que, até hoje, pouca atenção se dê a estas reivindicações: a falta de uma documentação confiável e a ausência de parâmetros para se definir, de fato, qual pode ser considerado o primeiro voo de um avião. Há quem argumente que um avião preciso decolar por meios próprios --não pode depender de impulso externo, como catapultas-- ou que é preciso que ele disponha de controles para manobras longitudinais e verticais.

Discussões à parte, fato é que os aviões se tornaram um grande símbolo da modernidade e do século 20, provendo aos transportes e ao comércio uma agilidade que em pouco tempo traria reflexos a praticamente toda a sociedade.

Para celebrar o Dia Internacional da Aviação Civil, comemorado neste dia 7, a Livraria da Folha selecionou alguns livros sobre Aviões e a polêmica em torno dos pioneiros da área. Confira:

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Conexão Wright Santos-Dumont a Verdadeira História da Invenção do Avião
Entenda os detalhes da polêmica entre Santos Dumotn e os Wright

"Conexão Wright Santos-Dumont a Verdadeira História da Invenção do Avião"
Entenda a diferença de meios e de maquinários utilizados pelos irmãos americanos e por Santo Dumont até a conquista da façanha de voar pelos homens e a obtenção dos primeiros recordes de permanência nos ares.

Após uma extensa pesquisa histórica, o autor desfaz a polêmica sobre a paternidade do avião e distribui os louros da conquista para os diversos cientistas, pesquisadores, aviadores e loucos amantes dos ares que em diferentes momentos e formas trouxeram a sua contribuição para o feito.

"Santô e os Pais da Aviação"
Quem teria tido o privilégio de ser o dono do voo pioneiro de um equipamento mais pesado que o ar? Seria o brasileiro Alberto Santos Dumont ou os Wright, dois irmãos norte-americanos? Após mais de um século da façanha, o título honorífico pela paternidade da aviação continua sem um dono definido.

O cartunista Spacca resolve colocar sua colher nessa polêmica e conta, nestes quadrinhos, a evolução da tecnologia aeroespacial a partir da biografia romanceada de Santos Dumont e dos irmãos Wright, desde seus primeiros pendores e esboços até a efetiva invenção (e sucesso) do avião, em 23 de outubro de 1906.

Durante o tortuoso percurso que levou ao voo inaugural, há espaço para inúmeras peripécias, realizações e infortúnios vividos paralelamente pelos três e por diversos outros inventores envolvidos com o sonho de voar.

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O Brasileiro Voador
Conheça melhor a curiosa figura considerada o "pai da aviação"

"O Brasileiro Voador"
Com esta obra, o leitor terá em mãos um livro que não pretende ser a biografia final e indiscutível de Santos Dumont, longe disso. O autor Márcio Souza dá asas à imaginação, mas sempre respeitando a história, e recria, com um senso de humor elegante e inteligente, cenas da vida do pai da aviação.

Entre outras passagens da vida da histórica figura brasileira, a obra trata de obsessão por conseguir voar, de sua vida na França e das diversas crises que ele teve por anos a fio.

"Voar: Histórias da Aviação e do Pára-Quedismo Civil Brasileiro"
O jornalista João Ricardo Penteado relata a história da aviação civil no Brasil e seu surgimento anterior à aviação militar. O volume conta histórias vividas por pilotos, paraquedistas e pelo próprio autor, mostrando que voar, atualmente, está ao alcance de todos.

O livro mostra a evolução da aviação civil brasileira no século 20, incluindo os pilotos acrobáticos Coaracy e Bertelli, o piloto de garimpo Joãozinho e do ex-comandante Renato, da PanAir, que passou pela terrível experiência de cair com um DC-8 tendo mais de cem passageiros a bordo.

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Choque De Gestão
Entenda os fatores que levaram ao "apagão aéreo" e outras crises

"Choque De Gestão: Do Vôo 1907 ao Apagão Aéreo no Brasil"
Com linguagem direta e clara, o autor apresenta um diagnóstico do passado e do presente da aviação brasileira, sugerindo saídas técnicas focadas no choque de gestão profissional para o sistema brasileiro de aviação civil como um todo.

São analisados os principais pontos das crises: Transbrasil, Vasp, Varig, acidentes no Brasil (Gol 1907), problemas DAC, início da ANAC, controladores de voo e o contingenciamento de verbas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo pelo Comando da Aeronáutica. Ingredientes picantes que reforçam o quadro de caos vivido nas últimas crises do sistema aéreo do país e que resultaram no famoso "apagão aéreo".

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Voar sem Medo
Verdadeira cartilha que ajuda as pessoas a perder o medo de voar

"Voar sem Medo"
Se você faz parte do grande contingente de pessoas cujas sensações a bordo de um avião vão desde um simples desconforto ao mais puro e simples medo de voar, vai achar este livro muito apropriado. Esta verdadeira cartilha sobre aviação foi escrita pelo comandante britânico Keith Godfrey, que possui quase 30 anos no comando de jatos da British Airways e ainda está na ativa como instrutor de voo.

O autor faz algumas considerações sobre voos em geral e sobre a experiência de ser passageiro, com informações sobre quão segura uma aeronave pode ser e sua capacidade de voar e fazer pousos de emergência, além de responder às perguntas mais frequentes dos leitores que tem receio de voar, esclarecer dúvidas e derrubar preconceitos, tratando com igual atenção da mais ingênua a mais cética das questões.

"Avião: Viaje Sem Medo"
No Brasil, 40 mil pessoas morrem por ano no trânsito. De doenças ligadas ao cigarro, 20 mil. Só na cidade de São Paulo, morrem por dia quatro pessoas por atropelamento. O risco de andar de avião é 29 vezes menor que o de andar de carro e oito vezes menor que o de simplesmente caminhar. Ainda assim, 42% dos brasileiros têm medo de avião, mas acabam voando por necessidades profissionais e particulares.

Neste livro, Elvira Gross diferencia o medo racional do medo infundado, e apresenta informações e estatísticas que comprovam a segurança do transporte aéreo. A autora explica como conter os vários tipos de medo, do normal ao patológico, e ainda descreve técnicas de relaxamento e respiração para que se possa controlar a ansiedade durante o voo.

 
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