Livraria da Folha

 
10/12/2009 - 20h41

Companhia das Letras faz 1ª reimpressão da biografia de padre Cícero

da Livraria da Folha

Com o objetivo de evitar a falta de exemplares nas livrarias do país durante o mês do Natal, a Companhia das Letras já fez a primeira reimpressão da biografia de padre Cícero, escrita pelo jornalista Lira Neto. A tiragem inicial (20 mil cópias) foi reforçada com mais outros 10 mil.

Divulgação
Capa da biografia de padre acusado de forjar milagre
Capa da biografia de padre acusado de forjar milagre

Parece um detalhe burocrático, mas a falta de exemplares pode azedar as relações de um autor com sua editora. Foi o que aconteceu com Lira e a editora Globo, que deixou de repor o estoque das livrarias com "Maysa: só numa multidão de amores" (2007), biografia de Maysa (1936-1977), no auge do sucesso da minissérie sobre a cantora na Globo, no início do ano.

Primeiro livro de Lira para a Companhia das Letras, "Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão" foi lançado há cerca de um mês. O livro subiu três posições na lista estendida de best-sellers da revista "Veja", na categoria não-ficção, da 15ª para 12ª posição.

Monte sua biblioteca sobre padre Cícero

Divulgação
Padre Cícero em imagem sem data, na pose célebre, com a mão esquerda sobre o peito
Padre Cícero Romão Batista na pose célebre, com mão sobre peito

O livro é resultado de um trabalho de pesquisas nos arquivos da Igreja Católica e mostra que o Vaticano deu o sinal verde para perdoar o padre cearense, excomugando por relatos de supostos milagres (transformação de hóstia dada a uma beata em sangue).

Além disso, a obra detalha a vida do líder religioso e sua atuação política no Nordeste, retratando um momento histórico do catolicismo repleto de preconceitos. Agora o papa Bento 16 quer colocar Cícero na fila para virar santo, a fim de conter o avanço dos evangélicos no maior país católico do mundo.

Para 2011, está prevista a adaptação para o cinema, com direção de Sérgio Machado ("Cidade Baixa"). Lira é autor também de "O inimigo do rei: uma biografia de José de Alencar", vencedor do prêmio Jabuti de biografia em 2007, sobre o lado político do romancista José de Alencar (1829-1877). Ele também lançou pela Contexto "Castello - A Marcha para a Ditadura", biografia do ex-presidente Castello Branco (1897-1967).

O jornalista estreou como biógrafo em 1999 com o lançamento de "O Poder e a Peste - A Vida de Rodolfo Teófilo" (Edições Fundação Demócrito Rocha) sobre a vida do farmacêutico baiano Rodolfo Teófilo (1853-1932), autor do romance "A Fome" (1890).

*

"Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão"
Autor: Lira Neto
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 544
Quanto: R$ 49
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página