Livraria da Folha

 
14/12/2009 - 11h49

Site reúne centenas de ilustrações profissionais sobre "Onde Vivem os Monstros"

GUILHERME SOLARI
colaboração para a Livraria da Folha

C. G. Young
Interpretação do ilustrador C. G. Young do encontro de Max com um dos monstros
Interpretação do ilustrador C. G. Young do encontro de Max com um dos monstros
Divulgação
Olhar mágico de um menino e monstros sensitivos
Olhar mágico de um menino e monstros sensitivos

O livro "Onde Vivem os Monstros" marcou toda uma geração de crianças após o seu lançamento na década de 60 nos EUA. Poucos, no entanto, foram tão influenciados pela obra quanto o ilustrador norte-americano Cory Godbey que transformou sua obsessão pelo livro de Maurice Sendak em um projeto artístico na internet que mobilizou mais de 150 ilustradores.

O site "Terrible Yellow Eyes" (terríveis olhos amarelos) começou como uma forma de Godbey expressar o seu amor pelo livro mostrando suas interpretações pessoais dos monstros encontrados pelo garoto Max ao fugir de casa e se tornando o rei das criaturas em uma ilha misteriosa. Depois de um ano, no entanto, mais de uma centena de outros artistas também enviaram as suas versões para o site e as imagens foram até transferidas para uma exposição em setembro, na Califórnia.

Leia abaixo a entrevista que o ilustrador concedeu à Livraria da Folha, veja nossa galeria com diversas das ilustrações do site ou visite diretamente o "Terrible Yellow Eyes" para a coleção completa de desenhos.

*

Divulgação
Cory Godbey, idealizador do projeto. "Uma carta de amor visual"
Cory Godbey, idealizador do projeto. "Uma carta de amor visual"

Livraria da Folha - Fale um pouco sobre o projeto e como surgiu a ideia de criá-lo.

O meu objetivo foi homenagear "Onde Vivem os Monstros" e expressar o meu amor pelo livro em imagens, porque eu simplesmente não conseguiria fazer isso com palavras, não importa o quanto eu tentasse. Depois de certo tempo, eu achei que seria divertido convidar amigos para contribuir. Montar esse projeto foi a realização de um desejo de muito anos de fazer algo além de apenas apreciar a obra.

Livraria da Folha - O que você deseja que ele transmita aos frequentadores?

Eu quero que eles o vejam como uma carta de amor visual a "Onde Vivem os Monstros".

Livraria da Folha - Como você conseguiu atrair a colaboração de tantos artistas para o projeto?

Eu comecei a fazer imagens de tributo e depois convidei outros artistas para ver como seria a interpretação deles. Eu comecei a chamar amigos e depois qualquer pessoa que estivesse online que eu achasse interessante.

Livraria da Folha - Qual é o motivo do livro de Maurice Sendak ter um impacto tão profundo em milhares de pessoas?

É uma história muito real. Pode parecer contraditório considerando que se trata de um livro sobre monstros, mas na realidade os monstros existem. Eles podem não existir no sentido material, mas representam emoções muito verdadeiras como medo, amor, raiva.

Christian Rebecchi
Christian Rebecchi imaginou a turma se divertindo com seu próprio livro
Christian Rebecchi imaginou a turma se divertindo com seu próprio livro

Livraria da Folha - O livro de fato trata com questões poucas vezes abordados em livros infantis, como a dificuldade em conter a raiva.

E isso representa um período quando as histórias infantis não eram "adocicadas". Existe uma dimensão real da vida que não é bonita como nos contos de fada e alguns livros para crianças não tocam nisso. Claro que nem todas as histórias infantis precisam ser sobre raiva e ansiedade, mas um livro que aborda de forma tão sucinta essas emoções e sentimentos muito presentes em determinados momentos da infância vai certamente marcar diversas pessoas.

Livraria da Folha - Qual foi a influência do livro em você pessoal e profissionalmente?

Depois que eu entrei em contato com "Onde Vivem os Monstros" eu mudei a forma de olhar a histórias, desenhos, livros... tudo. Descobrir o trabalho de Maurice Sendak foi, para mim, um momento divisor de águas. Ele me ajudou a definir o que eu gostaria de fazer como artista e cristalizou os tipos de histórias que eu amo.

Livraria da Folha - Os desenhos feitos para o "Terrible Yellow Eyes" foram exibidos em uma galeria da Califórnia em setembro. Como foi esse processo?

Foi ótimo, a galeria Nucleus nos recebeu muito bem e ajudou em todos os aspectos de transferir a coleção do formato digital para as molduras.

Livraria da Folha - Você assistiu à adaptação para o cinema?

Claro. Achei uma obra-prima. Capturou os sentimentos da infância de uma forma real e assombrosa. E fico muito feliz que mais pessoas de todas as idades estejam entrando em contato com o livro através do filme.

Livraria da Folha - Quais são os planos do site para o futuro?

Eu decidi finalizar o projeto no dia 1 de janeiro de 2010. Não foi uma decisão fácil para mim, uma vez que eu utilizei o equivalente a um ano inteiro de tempo livre no "Terrible Yellow Eyes" e me tornei muito apegado a ele. Mas eu estou pronto a me direcionar a trabalhos pessoais e projetos. As imagens ainda estarão online para qualquer um que quiser vê-las, no entanto.

Livraria da Folha - Qual é o seu monstro favorito?

Aquele com o cabelo comprido, que chamam de K. W. no filme.

 
Voltar ao topo da página