Livraria da Folha

 
14/12/2009 - 10h50

Veja seleção de livros sobre o jornalismo

da Livraria da Folha

A Livraria da Folha preparou uma seleção especial com os melhores livros sobre jornalismo, trazendo de clássicos do new journalism a manuais e obras sobre a história de grandes veículos e personalidades.

-

Divulgação
A história de veículos de sucesso e conceitos para a edição no formato
A história de veículos de sucesso e conceitos para a edição no formato

"A Arte de Editar Revistas"

O destaque é este lançamento, um guia completo que apresenta de forma direta o passo a passo para o desenvolvimento do conceito e do design, a edição de matérias e do texto e até a administração da redação de uma revista. Abrange desde detalhes sobre como fazer uma boa entrevista até como foram criados os modelos seguidos até hoje; as maiores e mais bem-sucedidas revistas do mundo que se destacaram em meio a milhares de outras e conseguiram permanecer no topo, e os porquês desse sucesso; a história destas publicações desde seu surgimento no século 17, fartamente ilustrada e inédita no Brasil.

A autora apresenta aos leitores alguns dos profissionais que atingiram os mais altos níveis de excelência em todo o mundo. O livro reúne ainda um vasto material iconográfico, com cerca de 500 imagens impressas com altíssima qualidade gráfica. Bem organizado e fácil de ler, esta obra é uma fonte preciosa para todos os que querem aprender ou aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a edição de revistas, seja um profissional experiente ou um estudante que pretende futuramente atuar como redator, repórter, designer ou diretor de redação.

-

Divulgação
Saiba como pensa um dos maiores magnatas da comunicação mundial
Saiba como pensa um dos maiores magnatas da comunicação mundial

"A Cabeça de Rupert Murdoch"

O livro lança um olhar sério e imparcial sobre os negócios controversos de Rupert Murdoch, presidente e diretor executivo da News Corp, um dos maiores conglomerados midiáticos do mundo. O autor investigou os sucessos e fracassos de Murdoch, para revelar como ele chegou ao topo da indústria da mídia - e como se mantém lá. O livro apresenta uma análise abrangente da filosofia de negócios desse australiano engenhoso e impulsivo, a partir de depoimentos das pessoas que trabalharam perto dele.

Incluímos também livros sobre grandes impérios nacionais, como "Os Irmãos Karamabloch", que narra as intrigas dos criadores da revista e da TV Manchete, "Chatô", biografia de Assis Chateaubriand assinada por Fernando Morais e "A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira", com a história do empresário e Publisher da Folha de S.Paulo.

-

Divulgação
Obra mostra como é montado o mais famoso telejornal do país
Obra mostra como é montado o mais famoso telejornal do país

"Jornal Nacional: Modo de Fazer"

Em linguagem clara, o livro mostra como o telejornal de maior audiência do Brasil é construído dia a dia e explica quais são os critérios para selecionar os assuntos veiculados. Indicado até para quem não é profissional do jornalismo, o volume traz um cronograma detalhado de um dia típico dentro da redação, explicando todas as etapas do trabalho, com exemplos que permitam ao leitor compreender sua importância. Apresenta ainda as situações atípicas enfrentadas pela equipe do telejornal, em que as edições saíram completamente do formato habitual por força de alguma notícia ou de algum evento de magnitude, como: o barco que era para ter sido usado na Caravana JN e que não foi; os bastidores de um JN apresentado na laje de um prédio em construção; e o dia em que freiras salvaram o Jornal Nacional.

Outros livros de grande utilidade tanto para estudantes quanto profissionais são "Jornalismo Diário", que traz técnicas essenciais e procura responder às dúvidas comuns. Sem a pretensão de ser um "manual completo", a obra, de uso prático e diário, apresenta os fundamentos da profissão e dá dicas e sugestões de exercícios. Com grande detalhamento e didatismo, os capítulos explicam os principais conceitos e desafios que fazem parte do cotidiano destes profissionais. Leia mais sobre o livro aqui e assista a algumas das orientações de Ana Estela de Sousa Pinto para jovens jornalistas aqui.

Também incluímos Introdução ao Jornalismo Diário", breve histórico das transformações na imprensa, desde o tempo das máquinas de escrever até a informatização do processo de produção da notícia e A Arte de Entrevistar Bem", que descreve os encantos e conta os segredos para escapar das ciladas daquilo que é a base da reportagem.

-

Divulgação
Ao citar autoridades suspeitas em emboscada, livro provocou crise
Ao citar autoridades suspeitas em emboscada, livro provocou crise

"Espírito Santo"

Os autores narram a luta travada contra o crime organizado capixaba, desde a descoberta de seu modus operandi à prisão dos carrascos do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, assassinado numa emboscada em 2003. Com trama e personagens cinematográficos, o livro mostra como a criminalidade colocou um estado de joelhos, revelando sua fragilidade diante de uma rede criminosa que chega a se confundir com as instituições públicas, tamanha a proximidade entre bandidos e autoridades.

As outras grandes reportagens que selecionamos são "Rota 66", livro no qual o jornalista Caco Barcellos mostra a intricada rede que forma o "esquadrão da morte" montado por policiais militares em São Paulo, o clássico "Hiroshima", que revela a repercussão do ataque nuclear à cidade japonesa na vida de quatro moradores e "Gomorra", obra na qual o jornalista italiano Roberto Saviano expõe como a máfia forma um Estado paralelo na Itália.

-

Divulgação
Best-seller sobre crime é precursor do chamado jornalismo literário
Best-seller sobre crime é precursor do chamado jornalismo literário

"A Sangue Frio"

O livro que popularizou o gênero do "new journalism", que utiliza artifícios literários aliados a um relato jornalístico. Este clássico mostra os fatos que levaram ao trágico fim da família Clutter, em 1959, vítima de uma chacina ocorrida na cidade de Holcomb, localizada no interior do Estado norte-americano do Kansas. O relacionamento que Capote estabeleceu com suas fontes foi determinante para o êxito da obra. Além de passar mais de um ano na região de Holcomb, investigando e conversando com moradores, ele se aproximou dos criminosos e conquistou a sua confiança.

"Fama e Anonimato", de Gay Talese, é outra grande referência do jornalismo literário, que traça um panorama da cidade de Nova York e de seus habitantes, famosos ou anônimos. Já "Elogiemos os Homens Ilustres" desnuda os Estados Unidos nos anos após a Grande Depressão na década de 30. "Filme", por sua vez, é um marco na história da comunicação e precursor do jornalismo literário que acompanhou por dois anos a produção de um filme hollywoodiano.

 
Voltar ao topo da página