Livraria da Folha

 
15/12/2009 - 13h01

Conheça obras que fazem jornalismo em quadrinhos

da Livraria da Folha

"Quadrinho jornalismo" não é um termo muito difundido para este gênero, mas não deixa de ser a melhor maneira de classificar essas HQs que utilizam a arte sequencial para retratar lugares, conflitos, períodos históricos e biografias de grandes personalidades.

-

Divulgação
Clássico traz a história De um sobrevivente do Holocausto
Clássico traz a história De um sobrevivente do Holocausto

"Maus"

Sucesso estrondoso ao redor do mundo e inicialmente lançado em duas partes, esta edição de "Maus" traz a história completa em edição única. Construído a partir da narrativa do próprio pai do autor, Vladek Spiegelman, a obra registra em desenhos primorosos em preto&branco os absurdos nazistas.

Submetidos a destratos inenarráveis, os judeus encarcerados no campo de concentração de Auschwitz são representados na história como ratos, enquanto os nazistas são gatos. Poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros.

Os relatos são cruéis e não poupam detalhes. Em 1992, o livro ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura e desde então tem sido matéria de estudo de centenas de estudiosos ao redor do mundo. Um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto.

-

Divulgação
A luta pela individualidade em um ambiente onde tudo é controlado
A luta pela individualidade em um ambiente onde tudo é controlado

"Na Prisão"

Um relato autobiográfico no qual o autor Kazuichi Hanawa retrata o tempo em que passou na prisão por porte ilegal de armas. Mas o que ele encontra não é um Carandiru japonês, com detentos descamisados em celas superlotadas, mas um ambiente onde tudo é regrado.

A opressão no presídio japonês se dá justamente pelo excesso de regras, que vão desde a forma de andar aos minutos contados do banho e a maneira de dobrar as roupas. Tudo capturado com maestria pelo traço de Hanawa a partir de suas memórias, uma vez que era proibido desenhar na prisão.

Um dos trabalhos mais fortes do novo mangá do autor e vai impressionar até aqueles que insistem em ignorar os quadrinhos japoneses.

-

Divulgação
Homem solitário faz um passeio gastronômico pelas ruas japonesas
Homem solitário faz um passeio gastronômico pelas ruas japonesas

"Gourmet"

Narra a história de um misterioso e solitário importador que passeia pelas ruas do Japão enquanto frequenta restaurantes e saboreia pratos típicos. Não se sabe muito a respeito do personagem, exceto que é comerciante e adora boa comida, mas ele se revela um observador atento dos costumes locais, hábitos alimentares de diferentes cidades e províncias japonesas, de comidas de rua a restaurantes estrangeiros.

Os premiados autores Jiro Taniguchi e Masayuki Kusumi apresentam um precioso retrato da culinária japonesa, recheado de detalhes e sabores. Em cada um dos dezoito capítulos do livro, o protagonista visita um restaurante e experimenta pratos diferentes, ao mesmo tempo em que rememora suas lembranças.

-

Divulgação
O retrato da China moderna pelos olhos de um visitante ocidental
O retrato da China moderna pelos olhos de um visitante ocidental

"Shenzhen"

Um cativante relato de viagem em história em quadrinhos que traz as observações de Guy Delisle sobre a vida nessa fria cidade do sul da China, situada ao lado de Hong Kong, e isolada do resto do país por cercas elétricas e vigiada por guardas armados.

Trabalhando para uma empresa europeia de animação que terceiriza o trabalho para estúdios asiáticos, o autor nos narra sua experiência de vida no trabalho, na relação com as pessoas e também nos mostra os costumes do país.

Shenzhen foi a primeira região da China a ser declarada Zona Econômica Especial, e é um dos locais onde grande parte da população chinesa almeja morar e trabalhar: em poucas décadas, a pequena vila de pescadores se transformou em uma megalópole de 14 milhões de habitantes.

Este crescimento acelerado e dirigido, voltado exclusivamente para os negócios, tornou-a uma cidade fria e impessoal, o que é sentido na pele por Delisle. A solidão de expatriado é uma constante na vida do autor, que realiza experimentos e brincadeiras para tornar sua permanência de três meses na cidade um pouco mais suportável.

-

Divulgação
A realidade em um dos países mais herméticos de todo o mundo
A realidade em um dos países mais herméticos de todo o mundo

"Pyongyang"

Outro trabalho de Guy Delisle, onde ele traça um retrato irônico e crítico da Coréia do Norte, apresentando seu testemunho único do país, dos habitantes, dos costumes, da situação de expatriado e do regime totalitário de Kim Jong-Il, a única dinastia comunista do mundo.

Com a companhia constante e obrigatória de um guia e um tradutor, ele percorre a capital e arredores com seu olhar de artista, vendo além do que é cuidadosamente selecionado para ser apresentado aos raros visitantes estrangeiros.

Uma visão ao mesmo tempo pessoal e informativa sobre a Coréia do Norte, onde os jornalistas não são bem-vindos, e nem Guy Delisle, depois desta graphic novel.

-

Divulgação
Obra retrata as atrocidades da Guerra da Bósnia em quadrinhos
Obra retrata as atrocidades da Guerra da Bósnia em quadrinhos

"Área de Segurança Gorazde"

Durante a Guerra da Bósnia, a imprensa mundial realizou uma maciça cobertura da tragédia. Sarajevo tornou-se parte do grande espetáculo mundial. No entanto, na parte oriental do país, a população muçulmana era vítima de selvagerias impostas pelas forças sérvias, que atacavam com uma crueldade impressionante. A ONU decidiu agir, criando áreas de segurança nos territórios onde se confinavam os muçulmanos.

Esses locais se tornaram os mais perigosos do país, devido ao cerco dos sérvios da Bósnia, que realizavam ataques constantes. Numa dessas áreas, enquanto a comunidade internacional ignorava o assunto, a limpeza étnica atingiu seu auge sangrento.

Joe Sacco retratou tudo isso com um texto exato e desenhos detalhadíssimos, com um traço no estilo underground, hachuras usadas com mestria e um competente uso das técnicas de contraste de branco e preto. Foi eleita a HQ do ano de 2000 pela revista "Time".

-

Divulgação
Autor retorna a Sarajevo para mostrar o conflito no país dividido
Autor retorna a Sarajevo para mostrar o conflito no país dividido

"Uma História de Sarajevo"

Joe Sacco mais uma vez retorna a Sarajevo. Ao contrário de suas outras obras, onde o foco estava em várias pessoas, aqui o fio condutor é o guia da capital, Neven, um sujeito a beira da loucura e um tanto explorador, personificando muito daquela cidade destruída física e moralmente pela guerra.

Todas as nuances do conflito, fornecida pela multifacetada origem étnica e religiosa de Sarajevo, encontram um catalisador em Neven, que se juntara ao exército iugoslavo como francoatirador, adquirindo preconceitos e opiniões que colocam o leitor a par da complexidade que envolve aquela pequena região do planeta.

-

Divulgação
Biografia em quadrinhos que tenta separar o homem do mito
Biografia em quadrinhos que tenta separar o homem do mito

"Che"

História em quadrinhos que retrata a vida e a luta do polêmico revolucionário Che Guevara. Figura emblemática de diversas gerações a partir da década de 70, Che se tornou um ícone da cultura pop. Mas poucos conhecem a história por trás do mito.

Da infância na Argentina à captura e execução em La Higuera, na Bolívia, os eventos que levaram Che Guevara a se transformar no símbolo que é hoje são recontados nos quadrinhos de Kim Yong-Hwe, um dos grandes talentos coreanos da HQ.

 
Voltar ao topo da página