Livraria da Folha

 
16/12/2009 - 12h57

Saiba o que os Beatles cantam em "Penny Lane"; livro está esgotado na editora

da Livraria da Folha

Os Beatles marcaram a mudança de comportamento e das convenções sociais de toda uma geração. As músicas de John, Paul, George e Ringo estão registradas na memória dos jovens da década de 1960 e de seus filhos. O lançamento "The Beatles: A História por Trás de Todas as Canções", da Cosac Naify, conta como cada uma das 208 canções gravadas pelo quarteto de Liverpool surgiu.

"Lucy in the Sky with Diamonds" não tem relação com LSD segundo livro; leia trecho

A fonte oficial do jornalista musical, biógrafo e poeta inglês Steve Turner foram as palavras dos próprios Beatles. Ele entrevistou John Lennon em 1971, que revelou que suas músicas eram sempre pessoais, e Paul McCartney em 1992, que apontou algumas discrepâncias nas histórias. O restante, Turner extraiu de entrevistas publicadas desde 1963.

Reprodução
A banda garantiu que Penny Lane se tornasse um dos nomes de rua mais famosos da Inglaterra
A banda garantiu que Penny Lane se tornasse uma das ruas mais famosos do Reino Unido

Entre todas as letras reunidas na obra, está "Penny Lane", lançada em 1967, no Reino Unido. A música representa a lembrança da infância dos garotos em Liverpool, como um álbum de fotos. Penny Lane é uma rua da cidade onde todos nasceram e viveram até a explosão do sucesso no mundo inteiro. Parte das histórias presentes da canção é fato, parte é nostalgia.

Por causa da canção, a rua é hoje uma atração turística da cidade, com um bistrô que se chama Sgt. Pepper's --em referência a outra música dos Beatles-- e um Wine Bar que tem a letra de "Penny Lane" pintada na parede.

Devido à grande procura das livrarias do país inteiro, a tiragem do livro já está esgotada nos estoques da Cosac Naify, mas ele pode ser encontrado na Livraria da Folha. De acordo com a assessoria de imprensa da editora, é provável que ele seja reimpresso no ano que vem, mas ainda não existe uma data definida.

A seguir, leia um trecho de "The Beatles" que explica cada história por trás dos versos da canção:

*

Divulgação

PENNY LANE
Autoria: Lennon/McCartney
Duração: 3' 03"
Lanç. do single no Reino Unido: 17 de fevereiro de 1967, com lado A duplo com "Strawberry Fields Forever"
Posição na parada britânica: 2
Lanç. do single nos EUA: 13 de fevereiro de 1967, como lado A duplo com "Strawberry Fields Forever"
Posição na parada americana: 1

Penny Lane é uma rua de Liverpool, mas é também o nome dado à área que cerca seu cruzamento com a Smithdown Road. Nenhum dos lugares mencionados em "Penny Lane" existe de fato. Qualquer um que não tenha crescido nessa região de Liverpool pode considerá-la, como o músico e crítico de arte George Melly disse certa vez, "um tedioso centro comercial típico dos subúrbios ingleses". Mas para Paul e John, que haviam passado a infância lá, representava um tempo de suas vidas em todos pareciam ser amigáveis e o sol brilhava sem parar em um céu claro e azul. A vida dentro da bolha da fama dourou um pouco mais as memórias de infância dos dois. Como John observou em "She Said, She Said", "When I was a boy, everything was right".

John incorporara Penny Lane a um antigo esboço de "In My Life", mas foi Paul quem fez dar certo. Ele criou uma cena de rua em Liverpool que poderia ter sido tirada de um álbum de fotos de infância, com uma bela babá, um barbeiro feliz, um banqueiro excêntrico, um bombeiro patriota e alguns passantes simpáticos. "Parte é fato. E parte, nostalgia", ele admitiu. De primeira, parece que se trata de uma cena de verão ("blue suburban skies"), mas depois a chuva é mencionada, assim como alguém vendendo papoulas (flor usada como adereço nas festas de 11 de novembro, data em que, em muitos países, se relembra o fim da Primeira Guerra Mundial). O fato é que a música é como uma série de fotos, não necessariamente tiradas no mesmo dia.

Havia uma barbearia em Penny Lane, tocada pelo senhor Bioletti, que afirmava ter cortado o cabelo de John, Paul e George quando crianças. Havia dois bancos (Barclays e Lloyds), um posto de bombeiros na Allerton Road e, no meio da rotatória, um abrigo. Alguns personagens, como o bombeiro com um retrato da rainha no bolso, eram licenças poéticas de Paul. Ele conta: "Eu escrevi que o barbeiro tinha fotos de todas as cabeças que tivera o prazer de conhecer. Na verdade, ele tinha apenas fotos de diferentes cortes de cabelos. Mas todas as pessoas que iam e vinham de fato paravam e diziam 'olá'".

"Finger pie" era uma gíria sexual de Liverpool incluída na canção para divertir um pouco os locais. "Era só uma piadinha para o pessoal de Liverpool que gostava de um pouco de sacanagem", diz Paul. "Durante muitos meses após o lançamento do disco garçonetes tiveram de aguentar pedidos de 'fish and finger pie'".

O poeta de Liverpool Roger McGough, que fazia parte de um grupo de música e humor com Mike, irmão de Paul, acredita que "Penny Lane" e "Strawberry Fields" eram significativas porque, pela primeira vez, marcos britânicos, e não americanos, estavam sendo celebrados no rock'n'roll.

"Os Beatles estavam começando a escrever canções sobre nossa casa", diz McGough. "Eles começaram a usar elementos como a sonoridade de nossa fala de rua e canções antigas que nossos pais ouviam nos tempos do teatro de variedades. Liverpool não tinha mitologia até que eles a criaram."

Hoje, por causa da música, Penny Lane é uma atração turística de Liverpool, o que acabou modificando a área. As placas originais da rua foram roubadas anos atrás e suas substitutas tiveram de ser pregadas aos muros. A barbearia se tornou um salão unissex com uma foto dos Beatles exposta na vitrine. O abrigo da rotatória foi renovado e abriu como bistrô Sgt Pepper's. O Wine Bar de Penny Lane tem a letra da música pintada acima de suas janelas.

*

"The Beatles: A História por Trás de Todas as Canções"
Autor: Steve Turner
Editora: Cosac Naify
Páginas: 384
Quanto: R$ 49,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página